Erro que fazia Mortal Kombat X para PC travar na tela inicial foi resolvido

6 min de leitura
Imagem de: Erro que fazia Mortal Kombat X para PC travar na tela inicial foi resolvido

Atualizado: Ufa, parece que finalmente todo mundo já pode abaixar as pedras, acordar do sono profundo ou parar de xingar muito no Twitter. Quem comprou a versão PC do Mortal Kombat X no Steam já pode curtir a pancadaria digital sem ficar dando de cara com o travamento do menu inicial. O cenário atual indica que todos os envolvidos correram para liberar o resto do download e, depois de baixar alguns pacotes de cerca de 400 MB, já é possível partir para as lutas.

Como é típico da plataforma da Valve, a taxa de transferência dos arquivos é alta – dependendo, claro, da potência da sua conexão – e o sistema de jogar enquanto o resto do conteúdo é recebido também está funcionando como deveria, garantindo que ninguém perca mais tempo e possa experimentar MKX. Ainda assim, confira na matéria original abaixo os momentos tensos passados por quem estava tentando jogar desde a madrugada e os comentários derivados desse pequeno desentendimento.

--

Recheada de magias mortais, golpes violentos, pedaços de corpos, ossos quebrados e muito, mas MUITO sangue, a série Mortal Kombat sempre esteve envolvida em controvérsias, desde seu início – em 1992. Com seu mais novo capítulo, Mortal Kombat X, a franquia adicionou a esse bolo críticas à dublagem nacional e até um pacote de DLC para facilitar os fatalities. Porém, nesta terça-feira (14), dia do lançamento do título, quem aguardava para jogar a versão PC acabou dando de cara com uma barreira: o game simplesmente não funciona.

Vamos recapitular a história para entender a situação. A décima edição de Mortal Kombat era bastante esperada pelos aficionados por jogos de luta que preferem uma pegada mais realista e sombria. Assim, não é de se estranhar que diversos deles tivessem comprado o título ainda na pré-venda, que sai por R$ 99,90 Steam para quem quer curtir a jogatina no computador. Como o espaço em disco que o jogo ocupa é grande, a Warner e a NetherRealm resolveram ajudar os consumidores ao propor um download antecipado um pouco diferente.

Essa tela será sua companheira por um tempo.

Geralmente, os arquivos de games são oferecidos pouco dias ou uma semana antes da data de lançamento, permitindo que os jogadores deixem tudo pronto para jogar desde o primeiro dia. Desta vez, porém, o estúdio e a distribuidora escolheram um sistema parecido com o que a Blizzard utiliza em jogos como Diablo 3 e World of Warcraft, disponibilizando um instalador inicial menor – de 3GB, no caso de Mortal Kombat X – garantindo que o usuário possa curtir as lutas enquanto todo o resto do conteúdo é baixado paralelamente – pouco menos de 40 GB.

Esse pre-load foi liberado na noite de segunda-feira (13) e na virada de ontem para hoje, depois do rápido download, o Steam liberou finalmente o acesso ao game, para felicidade de quem não aguentava esperar para aplicar alguns fatalities. O problema é que, todos que tentaram entrar na disputa sangrenta acabaram tomando um Fatality do próprio jogo, que fecha abruptamente assim que você tenta passar do menu inicial. Ao que parece, o download de 23 pacotes adicionais não é iniciado, o que está deixando os jogadores “levemente” irritados.

“Melhor simulador de menus da galáxia”

Por conta da complexidade dos títulos das gerações mais atuais de jogos, é até compreensível que haja alguns probleminhas durante o período inicial do lançamento de alguns deles. Porém, como hoje era a data em que efetivamente Mortal Kombat X seria lançado para todas as plataformas e o serviço criado por Gabe Newell deu o aval para que o público partisse para a jogatina, não é de se estranhar que os gamers ficassem chateados com o caso. Isso para dizer o mínimo, já que o erro causou uma avalanche de avaliações negativas do game.

Sejam brasileiros, norte-americanos ou europeus, diversos fãs da franquia fizeram questão de deixar seu registro sobre a impossibilidade de curtir MKX no Steam. Alguns não pouparam ninguém e desceram a lenha na seção de comentários da loja digital, enquanto outros se limitaram a fazer postagens sarcásticas mencionando como tinham pagado caro por um belo e envolvente menu. Separamos algumas das publicações mais divertidas – ou cabeludas – abaixo, confira:

1. Um novo gênero no mundo dos jogos?

Será que a NetherRealm está testando as águas de um novo simulador no mercado gamer? Depois de simuladores de bode, pedra, grama e pão, é um caso a se pensar. Porém, no caso de MKX, parece bug mesmo. Infelizmente.

2. O próprio game dá Fatality no seu PC

Nota 10 para a performance do jogo que demonstra o poder de fatalities e raios-x aplicando os golpes em si mesmo. Às vezes, vale a pena manter o bom humor, não é?

3. Se você gosta de jogos “quebrados”, esse é para você

Ai, ai! Alguns jogadores não acharam muita graça de terem gastado uma boa grana esperando um game completo e receberem apenas um programa que não funciona. Como não houve pronunciamento oficial por parte da desenvolvedora, os nervos estão à flor da pele para algumas pessoas.

4. A solução é simples: dormir

O camarada só passou 20 minutos com o jogo fechando na cara dele, mas parece já ter sido menus suficientes para deixá-lo com aquele soninho. Melhor dormir bastante, só para garantir que tudo vai estar arrumado quando acordar.

5. O despertar de uma nova alma

“Vim esperando pela luta e pela violência sangrenta, mas a serenidade e a quietude do inverno naquela tela inicial me fizeram compreender os erros no caminho que tomei. Eu compreendi que essa é uma estratégia deles para nos ajudar a entender que precisamos aceitar a nós mesmo e nossos defeitos para que possamos atingir a pureza da neve depositada em uma árvore do mesmo modo como estamos ligados a nossos instintos mais básicos. Essas duas horas meditativas de olhar para a tela e o dano permanente aos olhos resultado isso permitiram que eu pudesse ver mais claramente do que nunca. Meu olho da mente despertou! 10/10”. Poético, não é?

Tudo deve se acertar em breve

Claro que alguns consumidores foram mais comedidos e entenderam que esse fechamento forçado do jogo ao tentar prosseguir pelos menus é um erro temporário e que deve ser resolvido em pouco tempo pelo estúdio. Porém, alguns foram mais longe e procuraram uma explicação para o que está acontecendo. Na página dedicada ao Mortal Kombat X no Steam, o usuário Du Rock respondeu uma das críticas dizendo que, aparentemente, o erro foi da plataforma da Valve, ao liberar o acesso ao jogo antes da hora.

Segundo ele, o plano era que apenas download antecipado fosse oferecido aos jogadores, mas algum tipo de confusão abriu a porteira pelo Steam sem que os servidores da empresa criadora do título estivessem configurados para liberar o download adicional que organizaria os 3 GB baixados inicialmente e habilitaria o jogo em si. O usuário confirmou que há até um link para uma contagem regressiva online que indica que MKX deve estar disponível – de verdade – a partir das 14 horas no horário de Brasília.

A equipe do TecMundo e do Baixaki Jogos também está a postos, admirando o belo menu inicial do mais recente episódio da franquia Mortal Kombat. Assim, fique de olho nos nossos sites que em breve teremos mais informações sobre o assunto. E você, o que anda fazendo enquanto não pode aplicar uns fatalities por conta própria? Achou que faltou “equalizar” o download do jogo? Deixe sua tática para esperar o lançamento mais abaixo, na seção de comentários.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.