HDR é uma sigla para High Dynamic Range, Grande Alcance Dinâmico, em inglês. O processo diz respeito ao uso de uma gama de valores mais extensa para diferenciar as áreas claras e escuras de uma imagem. A técnica é utilizada para melhorar a qualidade visual de vários tipos de imagem, desde fotos até filmes e gráficos de jogos de computador.

A utilização em games é uma das tendências mais exploradas na técnica, devido à demanda crescente de detalhamento gráfico e beleza visual, em um mercado com títulos extremamente competitivos. Jogos que disponibilizam a utilização de HDR apresentam gráficos realistas, com cores vibrantes e diferenciação fortíssima entre áreas claras e escuras, com efeitos de iluminação complexos.

Uma comparação do visual do game Far Cry, com e sem HDR.O uso de HDR em processamento gráfico computadorizado é uma proposta antiga, com mais de vinte anos, mas que, devido aos seus requerimentos relativamente altos de hardware, só começou a se tornar utilizável por volta de 2004, ano no qual a empresa Valve, desenvolvedora de games famosa pela série Half-Life, demonstrou através do game Half-Life 2: Lost Coast que a utilização da técnica estava se tornando plausível devido a inovações tecnológicas que aumentaram a capacidade das placas de vídeo utilizadas na época.

A tecnologia HDR permite que sejam representadas, em jogos ou aplicativos 3D, fontes de luz com uma intensidade bastante grande. Antes existiam limites máximos para a luminosidade de um objeto qualquer, e as luzes refletidas tinham um valor análogo. Com a nova tecnologia, estas restrições ficaram para trás, e o desenvolvedor agora pode colocar em um jogo iluminação solar muito intensa, por exemplo, com um detalhamento alto e sombras produzidas de acordo.

Pode ser dito, basicamente, que a utilização de HDR em games é direcionada à otimização da representação realista de fontes de luz e das sombras que são geradas. Isso também implica na visualização melhorada de texturas, que refletem a iluminação de maneira dinâmica. O nível de detalhe aumentado traz requerimentos de hardware mais elevados, dependendo de como a técnica é utilizada no desenvolvimento de jogos específicos.

O trabalho que é dedicado à criação de novas possibilidades visuais para games modernos demonstra o quão exigente o público-alvo da indústria de jogos é. A aplicação de tecnologias como HDR trazem possibilidades que, há poucos anos, seriam julgadas impossíveis. As empresas de desenvolvimento de games, aliadas às produtoras de hardware, não deixam de impressionar jogadores ao redor do mundo com seus produtos cada vez mais realistas e atraentes. Confira abaixo um vídeo da tecnologia em ação:

 

 

Cupons de desconto TecMundo: