Estaria chegando ao fim a discriminação contra os jogos Free-To-Play?

1 min de leitura
Imagem de: Estaria chegando ao fim a discriminação contra os jogos Free-To-Play?

Se existe uma resistência por parte dos jogadores hardcore com jogos Free-To-Play, na indústria de games a coisa não é muito diferente. Os usuários “hardcore” costumam torcer o nariz para o gênero porque os jogos nunca são realmente grátis e vivem de microtransações que oferecem vantagens apenas para quem gasta pequenas fortunas com itens.

No caso dos desenvolvedores, a discriminação vem do fato de serem jogos — na maioria das vezes — de baixa qualidade. Projetos que são vistos praticamente como caça-níqueis descarados. Pelo menos essa era a visão do generalizada do gênero até um tempo atrás. Para Patrick Hudson, CEO da Robot Entertainment, essa imagem está mudando.

O estúdio é responsável pela série de tower defense Orcs Must Die!, que em suas duas primeiras edições estava na categoria arcade, mas que agora está migrando para o mercado dos Free-To-Play com seu terceiro título Orcs Must Die! Unchained.

As coisas estão mudando

Hudson está bastante otimista e acha que as coisas hoje são diferentes de cinco anos atrás, quando games grátis online eram sinônimo de “jogos sociais que ninguém sentia vontade de jogar”. Porém, ele reconhece que ainda existem barreiras.

“O estigma ainda existe e dentro da indústria vai demorar um tempo até que ele vá embora. Tem um monte de jogos vagabundos com modelos de Free-To-Play vagabundos”, comenta. O CEO da Robot acredita que justamente essa resistência por parte dos desenvolvedores pode trazer melhorias ao modelo, rendendo jogos gratuitos com sistemas preços justos.

Dedicação integral

Por outro lado, a desenvolvedora precisou desistir de outros projetos quando tomou a decisão de ir para esse mercado. “Nós não sabemos quando faremos nosso próximo jogo. Nós sabemos que em algum ponto teremos que começar algo novo, mas isso vai depender muito dos pedidos dos jogadores e do sucesso de nosso novo game”.

Jogos Free-To-Play exigem dedicação total de um estúdio, obrigando-o muitas vezes a passar anos apenas oferecendo suporte. A Riot Games, por exemplo, até hoje não lançou um segundo jogo desde a disponibilização de League of Legends em 2006 — quase uma década atrás.

“Nós não nos vemos apenas como uma desenvolvedora de jogos Free-To-Play”, afirma Hudson, que explica a mudança de gênero apenas como uma evolução natural que fez sentido para a franquia.

Orcs Must Die! Unchained atualmente está em processo de teste Beta fechado. Seu lançamento foi prometido para o final de 2015, tanto para ao PC e quanto para o PlayStation 4.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.