Todo jogador sabe que para se obter uma boa experiência em games é preciso ativar todos os recursos de vídeo, mas pouca gente sabe ao certo o que cada um deles faz. Um bom exemplo disso é o Motion Blur ou simplesmente Blur, um efeito bastante desfocado no conceito de boa parte dos jogadores. Ao invés de tentar adivinhar o que muda em seu monitor quando você ativa o Blur, que tal saber um pouco mais sobre o efeito?

Origem

Todo e qualquer vídeo, filme ou animação de movimento é composto por uma seqüência de imagens. Ao contrário do que muita gente pensa, para se registrar qualquer imagem é necessário um período de tempo muito pequeno, mas suficiente para que o mundo se movimente. Ao se tirar uma foto de um objeto parado não se percebe nada diferente, mas você já percebeu o que acontece quando se fotografa um objeto em grande velocidade?

Foto de um ônibus em movimento.A imagem registrada se torna borrada, desfocada ou destorcida devido ao fato que ela na verdade não registrou um instante, mas sim todas as posições que o objeto ocupou durante o tempo necessário para se registrar a fotografia. O efeito se torna mais nítido em imagens, no caso de filmes o resultado é uma sensação maior de velocidade. Acredite, isso ocorre até mesmo com o olho humano, a diferença é que estamos tão habituados que não percebemos o efeito.

Velocidade Máxima

Os grandes desenvolvedores de jogos começaram a aplicar o efeito em filmes de computação gráfica e obtiveram excelentes resultados. Não demorou para que o Motion Blur fosse aplicado à ação dos jogos a fim de tornar a experiência ainda mais realista e alucinante. O que até então se parecia com uma seqüência de polígonos se movendo, finalmente deu lugar às velocidades incomparáveis dos grandes games atuais.

Need For Speed, um dos pioneiros do Blur.

Os primeiros e mais importantes jogos a adotar a tecnologia foram os de corrida. Mas atualmente todos os principais games que utilizam cenas de ação adotaram o Blur, desde os de tiro em primeira pessoa até mesmo estratégia em tempo real.

É claro que para se obter uma boa experiência com o Motion Blur é necessário contar com um computador adequado, assim como em todos os demais efeitos gráficos. No entanto, quem vai continuar dirigindo uma caixa de papelão enquanto poderia estar viajando a velocidades alucinantes como na vida real?

 

 

Cupons de desconto TecMundo: