Cientistas japoneses apresentam software capaz de criar modelos 3D de rostos a partir de uma única fotografia

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas japoneses apresentam software capaz de criar modelos 3D de rostos a partir de uma única fotografia

Estudantes e pesquisadores da Universidade Waseda, no Japão, apresentaram um software capaz de criar modelos 3D de qualquer rosto de forma rápida, utilizando apenas uma fotografia 2D, através da combinação de dados obtidos na imagem e modelos pré-existentes. A novidade poderá beneficiar a indústria de jogos no futuro, trazendo mais realismo para os personagens.

O software é inovador, pois permite que a experiência da modelagem 3D se torne acessível a praticamente qualquer pessoa com um computador e uma câmera básica. Por facilitar tanto o modo como é possível modelar um rosto em três dimensões, o programa desenvolvido poderá deixar muito mais barato e rápido o processo de desenvolvimento de jogos, permitindo inclusive que o usuário jogue usando um personagem com o seu próprio rosto.

Aparência do software

Fonte: Reprodução

Usando uma webcam, o operador do software pode tirar uma foto frontal e usá-la para criar um modelo 3D do rosto fotografado. O modelo é criado combinando pontos específicos da face da pessoa com modelos pré-existentes de formatos de rosto. É como se ele pudesse pegar a imagem e “vestir” a mesma em uma máscara 3D em branco.

Funcionamento principal do programa

Fonte: Reprodução

O vídeo abaixo, em inglês, traz a explicação de um dos desenvolvedores do programa sobre o funcionamento e as possibilidades de uso:

Apesar de poder ser utilizada qualquer fotografia, incluindo imagens obtidas com webcams, é recomendado que, para criar modelos com mais qualidade, o usuário utilize uma câmera SLR ou outra com qualidade profissional.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.