Mecânicas ou conteúdo: o que há nos games que deixa as pessoas violentas?

1 min de leitura
Imagem de: Mecânicas ou conteúdo: o que há nos games que deixa as pessoas violentas?

(Fonte da imagem: Reprodução/VView)

Quem acompanha notícias em geral já deve ter percebido que, em vários casos, é comum associar crimes violentos a jogos e seus conteúdos. O mais recente de que tivemos conhecimento no Brasil foi o da família Pesseghini, quando muitos passaram a fazer uma ponte entre o ocorrido e o game Assassin’s Creed. Porém, será que os jogos realmente podem provocar tais alterações nas pessoas?

Tentando responder a essa pergunta, o Instituto de Internet da faculdade de Oxford realizou um estudo para verificar se o conteúdo pode realmente modificar o comportamento dos jogadores. O resultado? Tal violência, quando demonstrada, tem mais relação com as mecânicas do que com o que é apresentado na tela.

(Fonte da imagem: Reprodução/BJ)

Entendendo o estudo

Durante o experimento, que foi feito em conjunto com estudiosos da Universidade de Rochester, algumas pessoas tiveram contato com uma versão modificada de Half-Life 2, enquanto outros jogaram a edição normal. Na primeira, em vez de apelar para a violência na hora de eliminar os oponentes, os adversários simplesmente sumiam da tela ao “atirar” neles.

O diferencial, neste caso, foi que apenas alguns deles tinham um tutorial explicando os controles e as mecânicas do jogo. Resultado: aqueles que jogaram a versão sem as explicações se sentiam menos competentes e mais agressivos, muito mais do que aqueles que estavam em contato com a edição violenta do game (a convencional).

“Focamos nas reações das pessoas que jogam e descobrimos que os jogadores têm uma necessidade psicológica de serem os melhores enquanto se divertem. Se eles se sentem traídos pelos controles ou o design do game, eles podem ficar mais agressivos. Essa necessidade de ter o domínio do jogo era bem mais significativa do que o conteúdo violento apresentado”, explicou o doutor Andrew Przybylski, um dos responsáveis pelo estudo.

Os estudiosos também deixam claro que a ideia da pesquisa não era dizer que o conteúdo violento não afeta os jogadores, mas sim que as pessoas não são atraídas para esses tipos de games para se sentirem agressivas.

Via BJ

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.