OpenGL: nova versão da API tem desempenho de sete a 15 vezes melhor

1 min de leitura
Imagem de: OpenGL: nova versão da API tem desempenho de sete a 15 vezes melhor

NVIDIA, AMD e Intel se juntaram em um painel durante a última edição da feira GDC (Game Developers Conference). O objetivo: promover uma OpenGL capaz de oferecer um desempenho entre sete e 15 vezes maior. “Se você quer chamar a atenção dos desenvolvedores, tudo o que tem que fazer é lançar números inteiros”, afirmou Ashu Rege, em postagem oficial da NVIDIA.

Ele continua: “Trata-se de oferecer algo que não seja apenas 1,2 vez melhor — mas sim duas ou três vezes melhor; aí você os pega”. Com esse mote, o supergrupo formado pelas três gigantes ocupou o palco para explicar como, afinal, a renovação da API deve afetar consideravelmente o processamento de jogos.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

De acordo com os representantes, as novas implementações da OpenGL conseguem reduzir a sobrecarga de driver em mais de 10 vezes, o que deve representar uma melhora dramática de desempenho dentro de games. “Em sistemas desktop, a sobrecarga de drivers pode derrubar a taxa de quadros por segundo [fps].”

Dessa forma, “a OpenGL pode contornar a sobrecarga de driver que tem sido uma realidade frustrante para desenvolvedores desde o início da indústria de jogos para PC”. Rege afirma ainda que, no caso de plataformas mobile, o resultado da dita sobrecarga pode ser ainda mais insidioso, podendo não apenas fazer decrescer a taxa de atualizações como também ocasionar um consumo maior de bateria.

Melhorias multiplataforma

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Indo da contramão da tendência atual de APIs específicas de fabricantes — como o Mantle, da própria AMD —, o OpenGL traz consigo uma vantagem inegável: as técnicas e ferramentas utilizadas pelos desenvolvedores devem valer para todos os jogadores, independentemente da placa de vídeo que possuam.

O OpenGL é um conjunto com algumas centenas de funções capazes de interagir com todos os recursos do hardware de vídeo. Utilizando as funções da API, é possível, por exemplo, ligar ou desligar vários aspectos de uma máquina — tais como cor, tipo de transparência usada, iluminação, efeitos de neblina etc.

Via BJ

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.