Flappy Bird: como voar longe e fazer muitos pontos neste game viciante

3 min de leitura
Imagem de: Flappy Bird: como voar longe e fazer muitos pontos neste game viciante

Você já deve ter ouvido alguém falar sobre Flappy Bird, afinal de contas não há game mais comentado nas últimas semanas. O jogo portátil para iPhone e Android vem conquistando fãs em todo o mundo, graças à simplicidade e à diversão garantida por cenários bonitos e uma jogabilidade — extremamente — viciante. Mas o título também tem gerado muita dor de cabeça em alguns jogadores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Isso acontece porque Flappy Bird não é um jogo comum, em que você possui várias chances para chegar ao seu objetivo. Basta um esbarrão nos canos ou no chão e você não tem mais como avançar, pois é “game over”. E chegar ao fim é algo muito comum a cada vez que você abre o game, uma vez que é praticamente impossível jogar apenas uma partida. Mas qual o segredo para ir mais longe?

Aqui na redação do Tecmundo os recordes variam bastante, pois há quem tenha parado nos 50 pontos e há quem já tenha ultrapassado a marca dos 150. Nós conversamos com diversos desses jogadores e chegamos a algumas dicas bem interessantes, que podem ajudar você a ultrapassar aquele recorde que ficou no seu celular e que parece inatingível.

Otimizando seu smartphone

Há alguns momentos em que Flappy Bird pode apresentar pequenos travamentos. Isso é motivo para que muitos jogadores percam a concentração ou o tempo dos toques, causando o fim prematuro das partidas em diversos casos. Um dos principais motivos para isso pode ser a execução de aplicativos e processos em segundo plano, que ocupam boa parte da memória RAM disponível.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play Store)

Por essa razão, é recomendado que você feche todos os aplicativos que estão rodando em segundo plano no seu smartphone. Outro modo de fazer com que o game não seja interrompido é acionando o modo de voo do celular. Com isso, Flappy Bird não sofrerá a influência de trocas de dados e nem de ligações ou mensagens que possam chegar ao aparelho.

Dicas de voo

Há alguns jogadores que preferem manter o pássaro no alto e cair para passar pelos canos, mas a maioria opta por mantê-lo mais baixo. Independente da sua preferência quanto ao item acima, é importante fazer com que o personagem “pule” em uma altura similar à do cano pouco antes de ultrapassá-lo.

Procure antecipar os canos seguintes, antes de passar pelo atual. Por exemplo: se o segundo for muito mais baixo, ultrapasse o primeiro em movimento descendente. Outra lição interessante: não aplique os comandos na parte central da tela. Utilize as regiões mais laterais para que os seus dedos não atrapalhem a percepção do cenário.

(Fonte da imagem: Reprodução/App Store)

Quanto ao áudio, também existem algumas questões de preferência pessoal. Se você se incomoda com sons repetitivos, é bom desligar o áudio durante as partidas — uma vez que isso fará você ter mais tranquilidade sonora. Por outro lado, caso você possua boas noções de ritmo, é bem recomendado manter o áudio ligado.

Esqueça que existe um recorde e só continue jogando, pois a dificuldade nunca muda — é algo parecido com a lição de “Como voar” do “Guia do Mochileiro das Galáxias”. Na obra, Douglas Adams diz que, para voar, você só precisa pular e errar o chão! Você só cai se lembrar que o chão existe.

Ergonomia e saúde 

Concentre-se e mantenha seu corpo em uma posição confortável. Braços suspensos podem cansar e causar movimentos involuntários e isso fará com que os toques na tela sejam aplicados de maneira equivocada. Lembre-se de respirar — isso é realmente importante — durante as partidas, pois isso pode evitar que o seu corpo sofra com tensões prolongadas. 

Com esse braço suspenso fica difícil passar dos 40 canos (Fonte da imagem: iStock)

Também é muito importante não jogar por longos períodos de tempo sem interrupções. Ao contrário de consoles ligados a televisores, os smartphones ficam muito próximos aos olhos e isso pode causar problemas depois de algum tempo. Isso vale tanto para ambientes escuros quanto para os mais iluminados.

O recorde do Tecmundo

O coordenador de conteúdo Igor Pankiewicz é o grande recordista de Flappy Bird aqui no Tecmundo. Ele já chegou à marca de 164 canos ultrapassados — deixando para trás não apenas os obstáculos, como também todos os competidores da empresa. Você já conseguiu fazer mais do que isso?

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.