Pesquisadores brasileiros criam jogo que simula vestibular

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisadores brasileiros criam jogo que simula vestibular

Uma equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN) e do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) desenvolveu um jogo de perguntas para que alunos possam testar seus conhecimentos, criando uma espécie de simulação para o vestibular.

Batizado de Ludo Educativo, o game é totalmente online e traz um tabuleiro em que o estudante deve avançar pelas casas enquanto responde a questões sobre determinadas matérias. Até o momento, estão disponíveis perguntas de Química, Física, Biologia e História.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além de colocar em prática o conteúdo visto na escola, o objetivo do projeto é avaliar o nível dos alunos para criar uma espécie de banco de dados com o perfil dos jogadores, a fim de mapear o ensino particular e privado no Brasil.

Mascotes do Ludo Educativo representam cada uma das áreas do saber

Divulgação/Ludo Educativo

Para isso, o aluno deve realizar um pequeno cadastro antes de jogar e inserir informações básicas, como o nome e a instituição em que estuda. Dessa forma, os pesquisadores esperam conseguir criar um painel da educação brasileira, apontando quais as facilidades e dificuldades de aprendizagem em cada região.

Cada disciplina possui cerca de 500 questões, totalizando 2 mil perguntas. O conteúdo foi nivelado com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio instituído pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC). Os desenvolvedores esperam adicionar material de Geografia e História nos próximos meses.

Para o estudante, o Ludo Educativo serve como um preparo para o vestibular. Apesar de conter um número limitado de áreas do saber, o game estimula o aprendizado, principalmente por oferecer prêmios aos melhores colocados de instituições públicas e privadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.