Pesquisador afirma que jogos violentos são prejudiciais ao corpo humano

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisador afirma que jogos violentos são prejudiciais ao corpo humano

Manhunt: game utilizado para confrontar teoria (Fonte da imagem: Divulgação/Rockstar Games)

Pode parecer piada, mas um pesquisador sul-coreano diz ter descoberto uma relação entre a trama dos jogos e a temperatura da placa de vídeo de um computador – e isso também afetaria de alguma forma o corpo do jogador. A ideia veio de Dong Wong Cho, professor na Coreia do Sul.

Segundo seus estudos mais recentes, Cho garante que jogos com uma temática considerada violenta fazem as placas de vídeo aquecerem mais do que com outros games, emitindo assim mais ondas de rádio. Estas ondas, por sua vez, seriam prejudiciais ao corpo humano após o contato prolongado.

Cho aponta que uma placa de vídeo conta com uma temperatura média de 36 ºC quando não é usada para jogos e que, supostamente, aumentaria para 45 ºC durante um jogo de corrida. No entanto, quando um jogo “violento” é iniciado, a placa teria sua temperatura elevada para 57 ºC.

O site coreano Inven publicou os estudos e ainda ressaltou que a renderização de vídeos em alta definição, por exemplo, seria capaz de fazer a temperatura de uma placa de vídeo subir para cerca de 80 ºC, observando ainda que designers e editores de vídeo passam, em geral, muito mais tempo próximo aos equipamentos do que a maior parte dos gamers – até hoje, nenhum problema foi percebido pela ciência.

Será?

Para acabar com as teorias esdrúxulas de uma vez por todas, a própria equipe do Inven rodou Manhunt em um PC enquanto acompanhava a temperatura da placa de vídeo. Embora o game seja extremamente violento, ele não foi capaz de aumentar a temperatura do equipamento em qualquer valor significativo.

Mesmo assim, Cho pretende apresentar seu projeto em seminários. Mas, se você já achou a ideia engraçada, prepare-se para conhecer um pouco mais do currículo do pesquisador. Antes dessa pesquisa, Cho já havia publicado artigos no mínimo engraçados.

Os destaques são suas teorias sobre danos causados ao fígado após beber álcool por exatamente três dias seguidos, danos causados também ao fígado de homens solteiros (não em homens casados) após a visualização de conteúdo pornográfico e, principalmente, como o uso de smartphones altera a voz das pessoas. E, aparentemente, ele leva todas as suas teorias muito a sério.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.