Rovio lança selo para distribuir games para dispositivos móveis

2 min de leitura
Imagem de: Rovio lança selo para distribuir games para dispositivos móveis

Ampliar (Fonte da imagem: Divulgação/Rovio)

Mesmo depois de criar um dos maiores fenômenos culturais dos últimos anos, a Rovio ainda quer mais. Tanto que a empresa responsável por Angry Birds acaba de anunciar o lançamento do selo Rovio Stars, uma iniciativa que utiliza a fama e a experiência da companhia para ajudar outros estúdios a lançarem seus games para dispositivos móveis.

A ideia é que, com isso, ela seja uma espécie de distribuidora — tal qual a Activision ou a Electronic Arts são no mercado de consoles —, promovendo títulos de outras produtoras e colaborando tanto com a parte de marketing quanto com as burocracias de publicação na App Store e Google Play.

A Nitome vai ser a primeira desenvolvedora a se aproveitar das vantagens do Rovio Stars. Tanto que o próprio trailer de Icebreaker: A Viking Voyage já traz o selo para demonstrar que a parceria já está funcionando a todo vapor. O game chega ao iOS ainda neste ano, mas sem uma data definida.

Outro jogo a se beneficiar da experiência dos pais de Angry Birds é a 5 Ants, que já confirmou que o lançamento do puzzle Tiny Thief também será apoiado pela gigante.

Entendendo a iniciativa

A decisão da Rovio de apoiar outros estúdios na produção de novos games é algo realmente muito positiva para o mercado de jogos mobile. Como mencionado anteriormente, a ideia de uma companhia maior distribuir o game de empresas terceirizadas já é algo bem comum dentro do mercado de consoles e mostra que os títulos para smartphones e tablets já são grandes o suficiente para repetir algo que a “indústria-irmã” já faz há alguns anos.

Como explica o vice-presidente executivo da Rovio, Jami Laes, esse novo passo da companhia é como uma espécie de evolução lógica, visto que a marca já se transformou em uma das principais produtoras de conteúdo para dispositivos móveis. Segundo ele, esse sistema de distribuição vai ajudar os fãs a encontrar títulos de qualidade entre o mar de infinidades que são as lojas do iOS e do Android.

Por outro lado, o site The Verge aponta outra vertente. De acordo com a página, depois de Angry Birds, a empresa não conseguiu emplacar nenhum outro grande título da mesma maneira. Bad Piggies e Amazing Alex chegaram a fazer certo barulho em seus lançamentos, mas não a ponto de permanecerem durante meses no topo de vendas. Ao simplesmente apoiar outras companhias, a Rovio Poe continua em sua busca por um novo sucesso de vendas ao mesmo tempo em que minimiza os riscos, cortando gastos com desenvolvimento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.