Rovio lança selo para distribuir games para dispositivos móveis

2 min de leitura
Imagem de: Rovio lança selo para distribuir games para dispositivos móveis
Avatar do autor

Ampliar (Fonte da imagem: Divulgação/Rovio)

Mesmo depois de criar um dos maiores fenômenos culturais dos últimos anos, a Rovio ainda quer mais. Tanto que a empresa responsável por Angry Birds acaba de anunciar o lançamento do selo Rovio Stars, uma iniciativa que utiliza a fama e a experiência da companhia para ajudar outros estúdios a lançarem seus games para dispositivos móveis.

A ideia é que, com isso, ela seja uma espécie de distribuidora — tal qual a Activision ou a Electronic Arts são no mercado de consoles —, promovendo títulos de outras produtoras e colaborando tanto com a parte de marketing quanto com as burocracias de publicação na App Store e Google Play.

A Nitome vai ser a primeira desenvolvedora a se aproveitar das vantagens do Rovio Stars. Tanto que o próprio trailer de Icebreaker: A Viking Voyage já traz o selo para demonstrar que a parceria já está funcionando a todo vapor. O game chega ao iOS ainda neste ano, mas sem uma data definida.

Outro jogo a se beneficiar da experiência dos pais de Angry Birds é a 5 Ants, que já confirmou que o lançamento do puzzle Tiny Thief também será apoiado pela gigante.

Entendendo a iniciativa

A decisão da Rovio de apoiar outros estúdios na produção de novos games é algo realmente muito positiva para o mercado de jogos mobile. Como mencionado anteriormente, a ideia de uma companhia maior distribuir o game de empresas terceirizadas já é algo bem comum dentro do mercado de consoles e mostra que os títulos para smartphones e tablets já são grandes o suficiente para repetir algo que a “indústria-irmã” já faz há alguns anos.

Como explica o vice-presidente executivo da Rovio, Jami Laes, esse novo passo da companhia é como uma espécie de evolução lógica, visto que a marca já se transformou em uma das principais produtoras de conteúdo para dispositivos móveis. Segundo ele, esse sistema de distribuição vai ajudar os fãs a encontrar títulos de qualidade entre o mar de infinidades que são as lojas do iOS e do Android.

Por outro lado, o site The Verge aponta outra vertente. De acordo com a página, depois de Angry Birds, a empresa não conseguiu emplacar nenhum outro grande título da mesma maneira. Bad Piggies e Amazing Alex chegaram a fazer certo barulho em seus lançamentos, mas não a ponto de permanecerem durante meses no topo de vendas. Ao simplesmente apoiar outras companhias, a Rovio Poe continua em sua busca por um novo sucesso de vendas ao mesmo tempo em que minimiza os riscos, cortando gastos com desenvolvimento.

Rovio lança selo para distribuir games para dispositivos móveis