Novos eletrônicos: Psyko 5.1 Gaming Headset

3 min de leitura
Imagem de: Novos eletrônicos: Psyko 5.1 Gaming Headset

Cada novo fone de ouvido que chega ao mercado traz consigo os bordões de “som perfeito e cristalino”, “imersão ambiental” e tantos outros. A moda atual é acrescentar autofalantes e chamar cada peça de 5.1 – maneira de distribuição do som usada principalmente em cinema e home theaters.

Porém, a grande maioria dos headsets atuais cumpre essa promessa apenas na quantidade de autofalantes, já que a experiência surround – que dá a percepção espacial do som – se perde. Como o espaço para os componentes de emissão sonora é reduzido, os fabricantes colocam todos os pontos dentro da concha acústica, muito próximos do ouvido. Com isso, a sensação do som vindo de diferentes locais se perde.

Inovações em canais

A Psyko Audio Labs inova esse segmento altamente especializado do mercado com seu novo lançamento: o Psyko 5.1 Gaming Headset. Segundo o fabricante, a distribuição dos vários autofalantes e os canais que carregam o áudio até o ouvido garante a percepção espacial do som.

Para obter esse resultado, ao invés de incluir os vários fones na concha que cobre a orelha do usuário, o Psyko 5.1 Gaming Headset apresenta seus autofalantes no arco. Na concha estão instalados apenas os subwoofers – responsáveis por sons graves.

Todos os outros emissores estão afastados do ouvido, e o som de cada um é levado até o pavilhão auditivo através de canais localizados na frente e na traseira do equipamento.

O equipamento também conta com outras vantagens, como o controle do volume e dos graves através de um amplificador anexo ao sistema e o escudo de sons ambientais removível.

A sala perfeita

Com o Psyko 5.1 Gaming Headset é possível distinguir sons vindos da esquerda e da direita – como em qualquer equipamento de som estéreo – e também a localização da emissão em termos de frente ou traseira. Dessa forma, a imersão em um ambiente – como em um filme ou durante uma partida de qualquer jogo em primeira pessoa – torna-se quase completa.

Na concha estão localizadaos os subwoofers e as saídas dos canais Imagine-se por exemplo em uma partida de Crysis ou qualquer outro First Person Shooter (FPS – jogo de tiro em primeira pessoa), em que você costuma estar cercado por inimigos. Com fones de ouvido normais – estéreo – você pode até identificar de que lado está a maior ameaça, graças ao barulho de tiros e explosões à sua direita ou esquerda.

Mas descobrir se um perigo está de um lado ou de outro não é suficiente em jogos de ação rápidos como o FPS. Se um inimigo está vendo suas costas, é grande a chance de que seu personagem esteja morto.

Com sistemas 5.1 verdadeiros – como o utilizado no Psyko 5.1 Gaming Headset – você consegue identificar se o tiro que estourou à sua direita foi disparado por um sniper no alto da torre à sua frente, ou por um batedor que está avançando em sua direção para uma emboscada pelas costas.

De posse desse tipo de informação, proteger-se (e principalmente vingar-se) fica muito mais fácil, melhorando seu desempenho nos jogos tanto em kill score – quantos adversários você finaliza – quanto em survival – o número de vezes que seu personagem é morto.

Além do fone, o Psyko 5.1 Gaming Headset também conta com um amplificador

Não apenas jogos FPS permitem uma melhor jogabilidade com o som 5.1 desenvolvido pela Psyko. MMORPGs (Massively Multiplayer Online Role Playing Games – jogos de interpretação online com muitos jogadores) como World of Warcraft também se tornam mais imersivos através do cenário sonoro. Em raids e dungeons, principalmente, a percepção espacial garantida pelo som surround facilita atacar os inimigos e se defender.

Além dos jogos

Nem todo mundo é um gamer inveterado, e mesmo quem não joga nada pode aproveitar o Psyko 5.1 Gaming Headset. Quem gosta de música pode aproveitar os vários canais do fone de ouvido para obter um som mais puro, desde que o arquivo de áudio suporte o formato. O mesmo pode ser dito de quem usa o PC para assistir filmes e séries.

O arco do Psyko 5.1 Gaming Headset carrega os autofalantes

Naturalmente, usos além dos jogos são mais especializados, dependendo de arquivos muito maiores e preparados para o áudio de imersão.

A brincadeira, entretanto, sai caro, já que o Psyko 5.1 Gaming Headset tem seu preço estimado em 299 dólares. Não existe ainda previsão apra a chegada do equipamento em terras brasileiras.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.