Baixaki Mobile Awards 2012: os melhores jogos para Android e iOS

10 min de leitura
Imagem de: Baixaki Mobile Awards 2012: os melhores jogos para Android e iOS

A popularização de tablets e smartphones gerou um verdadeiro boom nos jogos mobile. Claro, com uma grande quantidade de gamers, temos uma grande quantidade de desenvolvedoras e uma série de títulos de alta qualidade.

Neste ano, pudemos experimentar jogos de alta qualidade gráfica, games adaptados que antes que eram exclusivos dos consoles e diversos títulos com propostas inusitadas que aproveitam todas as capacidades dos dispositivos portáteis.

Tivemos muitas surpresas de grandes companhias, mas as desenvolvedoras independentes também fizeram por merecer. Considerando a enormidade de games lançados, decidimos criar uma premiação para eleger os melhores títulos do ano.

Nossa equipe separou os melhores jogos dos mais variados gêneros. Depois, fizemos uma votação para ver quais games tiveram maior destaque. O resultado você confere abaixo, e claro que nesta premiação sua participação é fundamental, portanto esperamos seu voto consciente em cada categoria. Agora, chega de enrolação e vamos à premiação.

1. Melhor jogo de ação

Vamos começar nosso evento falando dos games de ação. E os indicados são:

Dead Trigger [Android e iOS]

Dos mesmos criadores de Shadowgun, surge um game que coloca você frente a frente com os mortos-vivos. O jogo é pura ação e sangue, e por isso é o primeiro indicado da categoria “Jogos de Ação”.

Contract Killer 2 [Android e iOS]

Além de oferece as clássicas missões do primeiro jogo, Contract Killer 2 traz uma história bem elaborada e muita adrenalina durante as matanças. É um tremendo jogo de ação, motivo que nos levou a colocá-lo entre os melhores da categoria.

N.O.V.A. 3 - Near Orbit Vanguard Alliance [Android e iOS]

Descrito como “o mais impressionante FPS de ficção científica para smartphones”, o terceiro capítulo da série N.O.V.A. é recheado de efeitos visuais e oferece muita ação aos jogadores que desejam vivenciar uma jornada espacial.

DEATH DOME [Android e iOS]

O jogo de ação que coloca você em um cenário caótico oferece um campo de batalha fechado e inimigos amedrontadores. DEATH DOME tem gráficos de alta qualidade, combates insanos e jogabilidade incrivelmente funcional.

E o vencedor da categoria Melhor Jogo de Ação é... Dead Trigger!

2. Melhor jogo de Esporte

Os jogos de esportes deram um grande salto em 2012. As desenvolvedoras capricharam para aproximar os visuais e a experiência de jogo do que vemos nos consoles. Vamos aos indicados.

Real Football 2013 [Android e iOS]

O Brasil é conhecido como o país do futebol, por isso o primeiro game desta categoria é Real Football 2013. O jogo é tão bom quanto FIFA e Pro Evolution Soccer, mas com um diferencial: ele é gratuito.

NBA 2K13 [Android e iOS]

O jogo mais evoluído de basquete para consoles e PCs chegou aos portáteis com gráficos fantásticos. Além do capricho no visual, a desenvolvedora conseguiu trazer toda a emoção e os jogadores do campeonato da NBA. Será que Kobe Bryant marca mais esse ponto?

Mike V: Skateboard Party [Android e iOS]

Jogos de skateboarding sempre são bem-vindos, e em 2012 tivemos o prazer de testar um jogo tão divertido quanto os saudosos títulos da série Tony Hawk. Mike V: Skateboard Party nos surpreendeu tanto que está entre os melhores do ano.

Ski Challenge 2013 [Android]

Nosso último indicado da categoria esportes é um game de esqui. No jogo, você participa de incríveis corridas por montanhas e deve mostrar que é hábil nas pistas de neve.

E o vencedor da categoria Melhor Jogo de Esportes é... Real Football 2013.

3. Melhor jogo de corrida

Continuando nossa premiação com todo gás, temos os games de corrida. Em 2012, tivemos gratas surpresas, portanto acompanhe nossa lista de indicados.

Need For Speed Most Wanted [Android e iOS]

Claro que o primeiro jogo dessa categoria seria o famoso Need For Speed. A desenvolvedora do game caprichou na proposta, nos controles e nos visuais. Need For Speed Most Wanted chegou para provar que os portáteis têm grandes capacidades. Será que ele fica em primeiro no pódio?

Mole Kart [Android e iOS]

Outros games que ganharam destaque são os títulos que simulam as corridas de Kart. Entre os tantos lançados em 2012, Mole Kart é um dos mais divertidos e bem programado.

Death Rally [Android e iOS]

Totalmente gratuito e com estilo de visualização diferente, Death Rally chegou para misturar dois gêneros. No jogo, você pode aproveitar toda a emoção das corridas e ainda sentir a adrenalina correndo em meio aos combates frenéticos que ocorrem nas pistas.

Ricky Carmichaels Motocross [Android e iOS]

Fechando a categoria, temos um game para quem prefere alta velocidade em duas rodas. Ricky Carmichael’s Motocross é um jogo que vai deixar a tela do seu smartphone cheia de poeira e lama.

E o vencedor da categoria de Melhor Jogo de Corrida é... Need For Speed Most Wanted.

4. Melhor jogo de RPG

Quem disse que os portáteis não tinham capacidade para rodar grandes games de RPG? Vamos ver quais foram os principais games do gênero para o Android e o iOS.

The World Ends With You [iOS]

Lançado anteriormente para o portátil da Nintendo, The World Ends With You chega com exclusividade ao iOS para oferecer muita diversão aos jogadores que gostam de uma boa história e muita liberdade.

Final Fantasy 3 [Android e iOS]

O jogo dispensa apresentações, afinal é um dos mais famosos títulos da série que popularizou o gênero nos consoles. Final Fantasy 3 foi muito bem transportado para as telas portáteis, mas será que ele consegue competir com outros games fantásticos?

Bastion [iOS]

Sucesso de vendas nos computadores e no Xbox 360, Bastion oferece um estilo de jogo diferente. Convidando o jogador a conhecer um mundo mágico que é confeccionado aos poucos, o título impressiona em todos os sentidos.

Zenonia 5 [Android]

Um game que mistura ação e RPG. Zenonia 5 é totalmente gratuito e chega para conquistar os jogadores que adoram o estilo de desenho japonês. No game, você pode explorar um universo enorme e até participar de combates PvP.

E o vencedor da categoria Melhor Jogos de RPG é... Bastion.

5. Melhor adaptação de filme

Os portáteis mostraram que não são simples plataformas para joguinhos de baixa qualidade. Neste ano, diversos títulos de Hollywood foram transportados para as telas dos smartphones e tablets. Confira os principais indicados:

The Amazing Spider-Man [Android e iOS]

O reboot da série do Homem-Aranha também aconteceu nos celulares. The Amazing Spider Man é um jogo totalmente tridimensional que coloca você no papel de Peter Parker para salvar os cidadãos indefesos de Nova York.

Hobbit: King. of Middle-earth [Android]

O tão aguardado filme acabou de estrear e claro que a versão interativa do universo do Hobbit não poderia estar fora de nossa lista. O game permite que você explore os reinos da Terra Média e controle elfos e anões.

The Dark Knight Rises [Android e iOS]

O fim da épica trilogia de Christopher Nolan chega aos smartphones e tablets em grande estilo. O game do Batman chega com gráficos exuberantes, missões de alta complexidade e uma história recheada de detalhes. Você está pronto para desafiar a perigosa Gotham?

Predators [Android]

Outra grata surpresa foi a chegada de Predators. Desenvolvido pela SEGA, o game permite que você brinque com as criaturas violentas e perigosas que caçam os humanos. O filme não é muito recente, mas o jogo fresquinho é perfeito para você se divertir um bocado.

E o vencedor da categoria Melhor Adaptação de Filme é... The Dark Knight Rises.

6. Melhor jogo de Puzzle

Eles desafiam a sua inteligência e exigem que você repita a mesma fase diversas vezes. Conheça os indicados da categoria de Melhor Puzzle:

Angry Birds Star Wars [Android e iOS]

Eles voltaram em grande estilos. Os pássaros furiosos invadiram o universo de Guerra nas Estrelas e claro que não poderíamos ficar decepcionados com um game tão bem desenvolvido.

Cut The Rope: Experiments [Android e iOS]

Dando continuidade ao inovador Cut The Rope, o game que leva o subtítulo Experiments exige muito raciocínio para você conseguir agradar ao sapinho que deseja comer doces. É preciso pensar muito para entender as regras da Física e agir rapidamente para cortar as cordas.

Where’s my Perry? [Android e iOS]

A Disney aproveitou o sucesso do game “Where’s My Water?” para levar os jogadores a novos desafios. Em “Where’s My Perry?”, você é convidado a pensar rapidamente e usar diversos dispositivos para conseguir capturar os itens na tela e ajudar o personagem do desenho Phineas e Ferb.

Contre Jour [Android e iOS]

Lançado recentemente, Contre Jour é um jogo com visuais belíssimos que lembra muito o fantástico LIMBO, game de sucesso nos consoles. Em Contre Jour, você precisa deformar o terreno para alterar o caminho do personagem e solucionar os desafios.

E o vencedor da categoria Melhor Jogo de Puzzle é... Where´s my Perry?.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)

7. Melhor jogo de Plataforma

O gênero popularizado por Mario e Sonic também ganha forças no setor mobile. E os indicados são:

Sonic 4: Episode II [Android]

Ele é veloz. Sonic, o ouriço. Ele veio e chegou ao mobile. Sonic, o ouriço. Pois é, o raio azul voltou com tudo em um jogo sensacional para os portáteis. No segundo episódio do quarto game, você pode jogar com Sonic e Tails e vivenciar uma aventura muito bonita na telinha do seu gadget.

Rayman Jungle Run [Android e iOS]

A Ubisoft ganhou diversos prêmios com a nova aventura do personagem clássico Rayman que chegou aos consoles. Há pouco tempo, a desenvolvedora lançou o jogo para celulares e tablets. O jogo é praticamente idêntico e transporta toda a magia de Rayman para os portáteis.

Nihilumbra [iOS]

Ganhador de um dos prêmios da iTunes Store, Nihilumbra é uma joia preciosa conhecida por poucos. O game não é um simples título de plataforma, mas também é uma bela obra de arte que impressiona pelos visuais e pela trilha sonora.

Gravity Guy [Android e iOS]

Uma mistura de plataforma, com velocidade e puzzles. Gravity Guy é um jogo da desenvolvedora MiniClip que consegue divertir com desafios que usam a gravidade como principal solução.

E o vencedor da categoria Melhor Jogo de Plataforma é... Rayman Jungle Run.

8. Melhor jogo gratuito

Algumas desenvolvedoras fazem questão de agradar aos jogadores com games gratuitos,e neste ano tivemos diversos games de alta qualidade que não custavam um tostão. Confira os melhores.

Temple Run [Android e iOS]

Ele introduziu um novo tipo de jogabilidade e diversão. Temple Run é um game que não poderia ficar de fora de nossa lista. Mas será que somente uma nova proposta é capaz de garantir o prêmio ao game?

Contract Killer 2 [Android e iOS]

A continuação de Contract Killer nos impressionou de diversas formas, ainda mais por se tratar de um título que continua gratuito.

Real Football 2013 [Android e iOS]

Para quem é apaixonado por futebol, poder experimentar um jogo de alta qualidade sem pagar nada é sensacional. Será que Real Football 2013 marca esse golaço?

Samurai vs Zombies Defense [Android e iOS]

Finalizando nossa lista de gratuitos, temos Samurai vs Zombies Defense, um jogo de estratégia muito divertido que conquistou uma legião de fãs. Você é um dos gamers que também adorou a ideia?

E o vencedor da categoria de Melhor Jogo Gratuito é... Temple Run.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)

Rounds Extras

Antes de finalizarmos nossa premiação, decidimos separar algumas categorias para que você defina quais jogos levam a melhor. Escolha seus favoritos e torça para que ele seja o campeão.

9. Melhor jogo de Aventura

10. Melhor jogo de Estratégia

11. Melhor trilha sonora

12. Melhor jogo de Arcade

13. Melhor jogo para Android

14. Melhor jogo para iOS

15. Melhor Jogo do Ano

Finalmente, fechando a premiação Baixaki Mobile Awards, temos o prazer de apresentar a categoria dos melhores jogos do ano.

Dead Trigger [Android e iOS]

A matança de zumbis foi uma das experiências mais prazerosas nos portáteis, por isso Dead Trigger é o primeiro indicado desta categoria.

Need For Speed Most Wanted [Android e iOS]

Atropelando zumbis e outros concorrentes, temos a presença certa de Need For Speed Most Wanted. É inegável que o jogo de corrida da EA ficou perfeito, mas será que ele tem chance?

Modern Combat 4: Zero Hour [Android e iOS]

Recentemente, a Gameloft lançou um dos jogos de FPS mais impressionante de todos os tempos. Considerado como o CRYSIS dos portáteis, o jogo vale cada centavo investido.

Grand Theft Auto: Vice City [Android e iOS]

Finalizando a categoria, temos um clássico que chega com tudo ao Android e ao iOS. O game é a oportunidade perfeita para relembrar os bons tempos e para que novos gamers aproveitem este jogão da Rockstar.

E o grande vencedor do Baixaki Mobile Awards é... Need For Speed Most Wanted.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)

Pois é, não teve para ninguém. O game de corrida da EA foi o grande campeão. Se você ainda não experimentou, corra para a Google Play ou para a iTunes Store e compre já.

Nossa premiação acaba aqui. Esperamos que você tenha encontrado seus games favoritos na lista e tenha conhecidos novos jogos para instalar em seus gadgets. Continue ligado no Baixaki e Tecmundo para muitos e muitos games que serão lançados para dispositivos mobile.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.