Depois de lutar contra um rombo financeiro e até fazer um Humble Bundle com títulos de renome para PC, a norte-americana THQ não resistiu e pediu proteção contra falência (uma espécie de concordata), colocando uma série de estúdios e projetos à venda.

Após apelar para o Capítulo 11 do Código de Falência dos Estados Unidos, que fala sobre o pedido de reorganização dentro das leis de falência do país, a desenvolvedora agora está nas mãos do grupo de investimento privado Clearlake Capital Group, que vai cuidar da negociação dos quatro estúdios da empresa e todos os projetos de jogos anunciados ou em desenvolvimento.

Durante esse período, o trabalho continua normalmente, incluindo nas filiais estrangeiras da THQ, que não serão vendidos. A maior diferença é que, antes de mudar de dono, as ações da companhia serão retiradas do mercado nos próximos dias.

O futuro

Com as vendas, o estúdio pode tentar quitar as dívidas e se reerguer – tarefa complicada até mesmo para gigantes como a General Motors, que passou pela mesma situação em 2009 e ainda não está nem perto da recuperação total.

O jogo baseado em South Park era uma das esperanças da empresa.

A ideia é que os funcionários atuais sejam mantidos e a empresa invista em franquias inéditas. A empresa ainda aposta na parceria com estúdios independentes que podem ser capazes de fornecer algum lucro e ajudar a superar o momento.

Estimativas

(Fonte da imagem: Reprodução/KCCLLC)

Alguns documentos bem interessantes foram encontrados dentro do documento de falência da THQ. A imagem acima, por exemplo, mostra a expectativa de vendas dos próximos projetos da empresa, que incluem Saints Row 4, WWE13, Metro: Last Light e South Park: The Stick of Truth, além de alguns títulos ainda não anunciados, como Atlas e 1666.

Já na imagem abaixo, você encontra a porcentagem de orçamento da empresa destinada à produção desses títulos. É possível notar, por exemplo, que Metro: Last Light seria uma grande aposta da companhia, assim como WWE ’14, enquanto 1666 só sairia (ou pararia de ter conteúdo produzido) em 2016.

Entre outras dezenas de títulos, a THQ foi responsável por Darksiders, Quest 64, Red Faction, Saints Row, alguns títulos da franquia Star Wars, os Warhammer 40.000, dois jogos de UFC Undisputed e vários jogos da série WWE.

Cupons de desconto TecMundo: