Qual jogo lançado até hoje tem os melhores gráficos? [enquete]

6 min de leitura
Imagem de: Qual jogo lançado até hoje tem os melhores gráficos? [enquete]

Nós, jogadores, temos o costume de comparar jogos, não importando se eles são de gêneros, plataformas ou gerações diferentes. Queremos apenas fazer nossa opinião valer e mostrar de todas as formas que determinado game apresenta qualidade gráfica superior.

É nessas situações que começam as brigas de fanboys, sujeitos que defendem suas franquias favoritas com unhas e dentes. Pensando nessas rixas, resolvemos criar um artigo para eleger o game mais avançado no quesito visual. Apesar de termos uma larga experiência com games, o mais importante nesse tipo de decisão é a sua opinião.

Seleção e comparativo

Para montar o artigo, filtramos 20 títulos disponíveis para PC, Xbox 360 e PlayStation 3. Entre tantos games, temos alguns que são exclusivos e outros que foram criados pensando nas diversas plataformas. Nessa batalha, deixamos o Nintendo Wii de fora, pois o poderio dele não é equiparável ao dos demais.

Na hora de filtrar os jogos, usamos como critério principal o nível de realismo oferecido. Para entrar nessa lista, os games precisavam ter um conjunto de elementos visuais impressionante e se destacar em pelo menos um dos seguintes quesitos:

  • Iluminação
  • Sombras
  • Texturas
  • Expressões faciais
  • Efeitos
  • Modelagem
  • Acabamento
  • Recursos adicionais

Não levamos muito em conta o quesito “Arte”, visto que existem diversos games que poderiam entrar na lista por contarem com um universo bem elaborado. Enfim, chega de papo e vamos conhecer os competidores dessa guerra gráfica.

Batman: Arkham City

Abrindo nossa lista, temos a continuação de Arkham Asylum. Lançado em 2011, o novo game do Homem-Morcego impressionou pelo esmero empregado na ambientação e pelas melhorias incutidas nos mínimos detalhes. Apesar de apresentar alta qualidade nos consoles, a melhor experiência gráfica está disponível nos PCs, graças ao DirectX 11 e ao Tesselation.

Battlefield 3

O campo de batalha foi aperfeiçoado de maneira soberba em Battlefield 3. Considerado como um dos melhores gráficos disponíveis para PC, o game até disputou uma batalha aqui no Baixaki Jogos. Iluminação, texturas e efeitos realistas fazem deste um ótimo competidor na guerra gráfica.

BioShock 2

Lançado há mais de dois anos, o segundo capítulo de BioShock deixou o público boquiaberto com uma ambientação sinistra e gráficos de alta qualidade. Hoje, o jogo pode parecer um pouco defasado, mas, se você experimentar a ação, não vai se arrepender.

Crysis 2

Usado por muitos jogadores como referência máxima de padrão gráfico, Crysis 2 teve grande repercussão antes do lançamento. O novo episódio da batalha contra aliens obteve as notas mais altas em muitas análises. Com o patch de aprimoramento, que oferece suporte para o DirectX 11 e texturas HD, o game beirou a perfeição. Será que estes são os melhores gráficos?

Dead Space 2

A primeira aventura espacial foi impactante, mas a segunda levou os jogadores à loucura. O visual de Dead Space 2 ganhou diversas melhorias e impressionou muito nossa equipe. Até hoje, o game apresenta qualidade gráfica de cair o queixo. As texturas das roupas, os inimigos, os ambientes e diversos outros detalhes impressionam muito.

Deus Ex: Human Revolution

Para muitos, um jogo fantástico; para outros, apenas mais um game de tiro. A verdade é que Deus Ex: Human Revolution fez bonito ao representar um futuro convincente. Usando efeitos gráficos avançados e uma engine avançada, o game retratou ambientes com minúcia de detalhes. Você acha que ele merece estar no topo da lista?

DiRT 3

O famoso game de rally chegou para deixar muitos comendo poeira. Com o perdão da brincadeira, DiRT 3 realmente foi um jogo impressionante no quesito gráfico. Considerando nossa análise da versão para computadores, podemos dizer que o game agrada em quase tudo. Sem dúvida, ele é um dos melhores jogos de corrida.

F1 2011

Aproveitando a largada, F1 2011 emparelha lado a lado com DiRT 3. Buscando alcançar a perfeição, a mais recente edição do jogo mostra que é possível dar à franquia um visual muito caprichado. Efeitos de clima fantásticos, iluminação realista e carros fiéis fazem este game ficar no topo. Decida se ele deve chegar em 1º lugar na corrida.

Forza Motorsport 4

O grande título de corrida do Xbox 360 chega para ditar as regras. Com visuais tão avançados quanto os de Gran Turismo 5, a quarta edição da franquia impressionou de diversas formas. Talvez ele não seja perfeito, mas a modelagem, as texturas, a iluminação, os ambientes e quase todos os detalhes gráficos foram feitos para colocar o jogo no topo. Você acha que Forza Motorsport 4 merece o título?

Gears of War 3

É óbvio que não poderíamos deixar Marcus Fenix fora de nossa lista. A terceira missão do herói veio para consolidar de uma vez por todas a qualidade da franquia. Cenários ainda mais amplos, inimigos mais ferozes e efeitos especiais de sobra fazem de Gears of War 3 um dos melhores games do Xbox 360.

God of War 3

Para brigar com Markus Fenix, temos um exclusivo do PS3 de peso. God of War 3 foi desenvolvido por um longo período e o resultado foi incrível. Até hoje, o game agrada com ambientes recheados de detalhes, chefes de fases gigantescos e iluminação avançada. Precisamos dizer mais alguma coisa sobre a guerra do fantasma espartano?

Gran Turismo 5

Considerado por muitos como o melhor simulador de corrida, Gran Turismo 5 faz jus à fama. Mesmo sendo lançando antes de alguns concorrentes de peso, o game ainda oferece uma experiência completa com veículos incrivelmente realistas e cenários diversificados. Iluminação, efeitos de clima e outros detalhes ajudam o game a manter a alta performance.

Heavy Rain: The Origami Killer

Poucos jogos surpreenderam tanto como Heavy Rain. Para alguns gamers, este é apenas um exclusivo qualquer, mas, para quem já experimentou, trata-se de um título polido e envolvente. Não estamos nem falando do estilo do game, porém fazemos referência às incríveis expressões faciais e aos ambientes convincentes. Além disso, é preciso considerar que o efeito de chuva é inigualável.

L.A. Noire

Heavy Rain impressionou pela fidelidade nos rostos, mas L.A. Noire foi mais longe e explorou a fundo o movimento de cada músculo facial. O universo do game é amplo e quase todos os cenários são muito bem programados. Sem dúvidas, este jogo tem grande chance na batalha gráfica, ainda mais se formos usar a versão para PC no comparativo.

Mass Effect 3

Explorando o espaço a fundo, Mass Effect 3 chegou oferecendo visões amplas de mundos distantes. Diferente de Dead Space, este game não tem medo de exibir os ambientes em plena luz do dia. Personagens recheados de detalhes, um universo ousado e efeitos de luz fazem parte do pacote.

Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

Ele já está velho, mas não perdeu a pose. Metal Gear Solid 4 é um dos exclusivos mais atraentes do PS3. Na época do lançamento, o game deixou muita gente embasbacada com a qualidade gráfica. Aproveitando todo o potencial do console, MGS4 impressionou com gráficos idênticos nos vídeos e nos visuais in-game. Solid Snake é um forte concorrente!

Metro 2033

Usado como padrão de referência em benchmarks, Metro 2033 pode não ser o mais incrível na retratação de ambientes externos, mas é, sem dúvida, um grande guerreiro em diversos aspectos, principalmente no que diz respeito à iluminação e à modelagem. Todo o potencial deste FPS faz muito computador tremer na base. Será que este é o melhor gráfico?

The Witcher 2: Assassins of Kings — Enhanced Edition

A versão “Enhanced Edition” de The Witcher 2: Assassins of Kings chegou para mostrar que o feiticeiro não precisa de magia na hora da batalha gráfica. Tivemos boas experiências com a versão de Xbox 360, mas, quando executado no PC, este jogo deixa os olhos brilhando. Você considera este o melhor visual da atualidade?

Total War: Shogun 2

Eis outro jogo usado como referência em testes. Total War: Shogun 2 exagera no uso da placa de vídeo, e tanto potencial inviabilizou uma versão para consoles. Cada personagem, árvore, objeto e arma tem alto nível de detalhes. As incríveis batalhas do Japão não poderiam deixar de aparecer em nossa lista, mas você decidirá se este jogo é o melhor.

Uncharted 3: Drake’s Deception

Finalizando nossa seleção, temos a terceira aventura de Nathan Drake. Não foi por acaso que Uncharted 3 recebeu a nota máxima no quesito gráfico. O jogo é impressionante e deixa qualquer um boquiaberto. Se você já experimentou, sabe que estamos falando de um game que consegue criar um universo completo e consistente.

Você decide!

Chegou o grande momento. Depois de ler algumas características dos melhores jogos, você deve analisar com cautela e dar seu voto na enquete abaixo. Lembre-se: estamos falando de gráficos, portanto precisamos de sua opinião sincera sobre o assunto.

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.