É hoje: saiba por que os games são lançados às terças

3 min de leitura
Imagem de: É hoje: saiba por que os games são lançados às terças
Avatar do autor

Essa dinâmica pode não funcionar aqui no Brasil, mas nos Estados Unidos os jogadores podem contar com uma certeza: terça-feira é dia de novos games nas lojas. Sejam grandes lançamentos ou títulos de menor expressão, todos os games chegam às prateleiras americanas no mesmo dia da semana.

A prática teve início há cerca de 15 anos, quando o mercado de jogos ainda não tinha a mesma expressividade dos dias de hoje. Como disse o analista Michael Pachter em seu programa semanal no site GameTrailers, era uma época em que “o rabo era forte o bastante para balançar o cachorro”. O rabo, nesse caso, foi a gigante varejista Walmart.

Uma questão logística

Seu final de semana começa aqui. (Fonte da imagem: Reprodução/Game Store Shop)

No final dos anos 90, jogos e filmes chegavam às lojas no mesmo dia: sexta-feira. A escolha tinha uma razão lógica. Ao saírem do trabalho ou da escola, crianças e adultos seguiam para as locadoras e lojas de games para alugar ou comprar os títulos que garantiriam a diversão durante o final de semana que já estava começando.

Para os varejistas, porém, a convenção representava um desafio logístico. Grandes redes, como o Walmart, recebiam os títulos em centros de distribuição espalhados pelo país e tinham que se virar para garantir a chegada dos produtos às lojas. Os distribuidores cumpriam a promessa e entregavam os jogos na sexta-feira. Daí até eles estarem realmente nas prateleiras, porém, ainda existia um longo processo.

Usando toda a sua influência, a gigantesca corporação fechou um acordo com distribuidoras de filmes e jogos modificando a data de lançamento para as terças. Assim, a empresa teria alguns dias de vantagem e poderia garantir que os títulos chegassem às lojas a tempo para o final de semana.

O mundo muda. A tradição permanece.

Com o crescimento da indústria de jogos, a dinâmica de distribuição foi modificada drasticamente. Com o foco cada vez maior de lojas como GameStop nas pré-vendas, os títulos começaram a ser entregues diretamente nas lojas, sem passar por centros de distribuição.

Loja lotada para o lançamento de Call of Duty: Modern Warfare 3. (Fonte da imagem: Reprodução/Activision)

A partilha do lote de títulos entre as filiais passou a ser feita de acordo com o número de encomendas realizadas antes do lançamento. Isso também serve a uma questão de marketing. É importante ter títulos o suficiente para suprir toda a demanda, mas ter games demais nas prateleiras não é nada interessante. Caixas de jogos empilhadas por todo canto podem passar a impressão de que aquele título está encalhado, gerando rumores sobre um fraco desempenho nas vendas. Isso nunca é interessante para desenvolvedoras, distribuidoras e varejistas.

Mesmo com a mudança no sistema de distribuição, a data para a chegada dos games às lojas nunca foi alterada devido ao costume de clientes e lojistas. Na teoria, os títulos agora podem ser lançados em qualquer dia da semana, mas os jogadores já estão acostumados à chegada deles às terças. Não há razão para mudar isso.

No Brasil não é bem assim

O sonho de qualquer jogador brasileiro é ter os jogos por aqui no mesmo dia de sua chegada aos Estados Unidos. Apesar de o trabalho cada vez maior das desenvolvedoras e distribuidoras por aqui, ainda são raros os lançamentos simultâneos. Podemos nos considerar sortudos quando o lançamento acontece poucos dias depois da chegada aos EUA, já que existem títulos que jamais são trazidos oficialmente para cá. Nesse caso, acabamos ficando à mercê de importadores.

Por aqui, o buraco é um pouco mais embaixo. Como a maioria das empresas não possui uma representação no Brasil, a distribuição oficial e a produção de títulos em solo nacional depende de acordos de licenciamento, realizados entre produtoras nacionais e as grandes desenvolvedoras.

É um processo demorado, que conflita com a fabricação dos jogos nos Estados Unidos e na Europa. E, não vamos ser ingênuos, são esses os mercados principais das empresas. O Brasil, apesar de estar em pleno crescimento, ainda não tem tanto cacife assim. Mas estamos caminhando na direção certa, e um dia, provavelmente, também teremos novos games nas lojas todas as terças.

Via BJ

Cupons de desconto TecMundo:

Comentários

Conteúdo disponível somente online
É hoje: saiba por que os games são lançados às terças