É hoje: saiba por que os games são lançados às terças

3 min de leitura
Imagem de: É hoje: saiba por que os games são lançados às terças

Essa dinâmica pode não funcionar aqui no Brasil, mas nos Estados Unidos os jogadores podem contar com uma certeza: terça-feira é dia de novos games nas lojas. Sejam grandes lançamentos ou títulos de menor expressão, todos os games chegam às prateleiras americanas no mesmo dia da semana.

A prática teve início há cerca de 15 anos, quando o mercado de jogos ainda não tinha a mesma expressividade dos dias de hoje. Como disse o analista Michael Pachter em seu programa semanal no site GameTrailers, era uma época em que “o rabo era forte o bastante para balançar o cachorro”. O rabo, nesse caso, foi a gigante varejista Walmart.

Uma questão logística

Seu final de semana começa aqui. (Fonte da imagem: Reprodução/Game Store Shop)

No final dos anos 90, jogos e filmes chegavam às lojas no mesmo dia: sexta-feira. A escolha tinha uma razão lógica. Ao saírem do trabalho ou da escola, crianças e adultos seguiam para as locadoras e lojas de games para alugar ou comprar os títulos que garantiriam a diversão durante o final de semana que já estava começando.

Para os varejistas, porém, a convenção representava um desafio logístico. Grandes redes, como o Walmart, recebiam os títulos em centros de distribuição espalhados pelo país e tinham que se virar para garantir a chegada dos produtos às lojas. Os distribuidores cumpriam a promessa e entregavam os jogos na sexta-feira. Daí até eles estarem realmente nas prateleiras, porém, ainda existia um longo processo.

Usando toda a sua influência, a gigantesca corporação fechou um acordo com distribuidoras de filmes e jogos modificando a data de lançamento para as terças. Assim, a empresa teria alguns dias de vantagem e poderia garantir que os títulos chegassem às lojas a tempo para o final de semana.

O mundo muda. A tradição permanece.

Com o crescimento da indústria de jogos, a dinâmica de distribuição foi modificada drasticamente. Com o foco cada vez maior de lojas como GameStop nas pré-vendas, os títulos começaram a ser entregues diretamente nas lojas, sem passar por centros de distribuição.

Loja lotada para o lançamento de Call of Duty: Modern Warfare 3. (Fonte da imagem: Reprodução/Activision)

A partilha do lote de títulos entre as filiais passou a ser feita de acordo com o número de encomendas realizadas antes do lançamento. Isso também serve a uma questão de marketing. É importante ter títulos o suficiente para suprir toda a demanda, mas ter games demais nas prateleiras não é nada interessante. Caixas de jogos empilhadas por todo canto podem passar a impressão de que aquele título está encalhado, gerando rumores sobre um fraco desempenho nas vendas. Isso nunca é interessante para desenvolvedoras, distribuidoras e varejistas.

Mesmo com a mudança no sistema de distribuição, a data para a chegada dos games às lojas nunca foi alterada devido ao costume de clientes e lojistas. Na teoria, os títulos agora podem ser lançados em qualquer dia da semana, mas os jogadores já estão acostumados à chegada deles às terças. Não há razão para mudar isso.

No Brasil não é bem assim

O sonho de qualquer jogador brasileiro é ter os jogos por aqui no mesmo dia de sua chegada aos Estados Unidos. Apesar de o trabalho cada vez maior das desenvolvedoras e distribuidoras por aqui, ainda são raros os lançamentos simultâneos. Podemos nos considerar sortudos quando o lançamento acontece poucos dias depois da chegada aos EUA, já que existem títulos que jamais são trazidos oficialmente para cá. Nesse caso, acabamos ficando à mercê de importadores.

Por aqui, o buraco é um pouco mais embaixo. Como a maioria das empresas não possui uma representação no Brasil, a distribuição oficial e a produção de títulos em solo nacional depende de acordos de licenciamento, realizados entre produtoras nacionais e as grandes desenvolvedoras.

É um processo demorado, que conflita com a fabricação dos jogos nos Estados Unidos e na Europa. E, não vamos ser ingênuos, são esses os mercados principais das empresas. O Brasil, apesar de estar em pleno crescimento, ainda não tem tanto cacife assim. Mas estamos caminhando na direção certa, e um dia, provavelmente, também teremos novos games nas lojas todas as terças.

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.