Será que vai rodar? Saiba se o seu console apresenta restrições de região

3 min de leitura
Imagem de: Será que vai rodar? Saiba se o seu console apresenta restrições de região


* Cabe às desenvolvedoras decidir com quais regiões o DLC é compatível
** Depende do modelo do PlayStation 3
*** Cada modelo do Xbox 360 pode reproduzir uma lista diferente de títulos do seu antecessor

Quem tem um video game no Brasil sabe que esse não é hobby barato. Tanto os consoles como os próprios jogos são muito mais caros aqui do que em outros países, como os Estados Unidos e Japão. Para tentar economizar, muitas vezes vale a pena aproveitar uma viagem ao exterior para comprar trazer um novo título como souvenir ou até mesmo apelar para lojas internacionais e importar novos jogos para o seu video game.

No entanto, antes de fazer isso é necessário saber se suas novas aquisições são compatíveis com o seu console. Isso porque, assim como DVDs e Blu-rays, discos e cartuchos de jogos também são divididos por região.

Para evitar maiores problemas, utilize a tabela acima para verificar se o seu console roda ou não jogos lançados em outros países. Além disso, não deixe de conferir maiores detalhes a respeito de sua plataforma logo abaixo. Boa jogatina!

Sony

Quem possui um PlayStation 3, um PSP e/ou um PlayStation Vita não precisa se preocupar na hora de comprar novos jogos para o seu console. Isso porque, independentemente de sua origem, todos os video games da companhia conseguem ler jogos de qualquer região.

Mesmo funcionando sem maiores problemas, no entanto, as áreas definem algumas características importantes dos games. De acordo com o título – como no caso de Batman: Arkham Asylum, por exemplo –, DLCs baixados pela PlayStation Store de um país não funcionam com jogos de outras regiões. Assim, aqueles que possuem a versão asiática do game podem adquirir seus conteúdos adicionais apenas por meio de uma PlayStation Store oriental.

Ao mesmo tempo, alguns passes online só podem ser ativados em contas de determinadas regiões. Desse modo, se você comprar um FIFA 12 europeu, por exemplo, precisará de uma conta da PSN  de algum país do continente para poder jogar com outras pessoas pela internet. Tudo isso é um verdadeiro problema – especialmente se você for do tipo de jogador que adora colecionar troféus, uma vez que estes só poderão ser obtidos em outra conta.

Microsoft

Diferentemente do PlayStation 3, os donos de um Xbox 360 não têm a garantia de que o seu console irá rodar jogos de outra região. Isso acontece porque cabe a cada desenvolvedora permitir ou não que seus jogos funcionem em video games de outras áreas.

Desse modo, é necessário pesquisar cada título individualmente antes de efetuar cada compra. Uma das fontes mais confiáveis para realizar essa consulta é a lista da loja online Play-Asia, que tenta oferecer a compatibilidade de cada versão dos jogos do sistema.

Com a sua ajuda, por exemplo, é possível descobrir que, enquanto a versão japonesa de Lollipop Chainsaw funciona somente em modelos asiáticos do Xbox 360, cópias europeias e americanas do mesmo jogo rodam perfeitamente em consoles de qualquer região.

Já em relação a DLCs e passes online, vale o mesmo conselho dado aos donos de consoles da Sony. Como a compatibilidade com outras regiões varia muito entre cada título, é mais adquirir uma cópia da sua região se o game desejado apresentar essas características.

Nintendo

O caso do Nintendo Wii é bem mais simples e direto. O console pioneiro no campo dos sensores de movimento apresenta restrição de região para todas as demais áreas. Assim, um console das Américas, por exemplo, é incapaz de rodar qualquer game ou DLC europeu ou asiático.

Dentro do campo dos portáteis, o Nintendo 3DS funciona da mesma maneira que o Wii. Já o caso de seu antecessor é um pouco mais complicado. Enquanto todos os modelos do Nintendo DS não apresentam trava de região a jogos físicos, games no formato digital para o Nintendo DSi só funcionam se forem adquiridos na DSiWare específica da região do aparelho.

Filmes

Um fator levado em consideração por muita gente na hora de comprar um console é a possibilidade de utilizá-lo para assistir filmes em DVD e Blu-ray. Enquanto o segundo tipo é reproduzido apenas pelo PlayStation 3, tanto o console da Sony como o Xbox 360 são capazes de reproduzir DVDs. Ao mesmo tempo, embora menos populares, filmes no formato UMD podem ser vistos no PSP.

No caso dos três tipos de mídia, os discos precisam ser da mesma região do console. Veja a seguir as regiões de Blu-ray e DVD para não ficar perdido:

Blu-ray

  • A - Américas, Japão e Coréia do Sul
  • B - Europa, África, Oriente Médio e Austrália
  • C - Ásia

DVD e UMD

  • Região 0: Restrição livre
  • Região 1: Estados Unidos, Canadá
  • Região 2: União Europeia, Japão, Oriente Médio, Egito e África do Sul
  • Região 3: Tailândia, Singapura, Malásia, Taiwan, Coreia do Sul, Filipinas, Indonésia e Hong Kong
  • Região 4: Austrália e América Latina
  • Região 5: Rússia, Leste Europeu, Índia, Paquistão, Mongólia, Coreia do Norte e África
  • Região 6: China
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.