O anúncio de um novo SimCity pegou muita gente de surpresa. Apesar de ser considerada uma das principais e mais importantes franquias de toda a indústria, o gerenciador de cidades ficou um bom tempo desaparecido. Apresentado durante a última Game Developers Conference e prometido para 2013, o game tem sua chance de reconquistar os fãs do gênero e tem tudo para ser a melhor edição da série até agora.

Talvez ainda seja cedo para dizer com exatidão o que está por vir, mas o primeiro trailer divulgado pela Maxis nos permite ter algumas ideias de alguns recursos, principalmente após as informações liberadas durante a GDC. É o caso do visual.

Apesar de o vídeo deixar bem claro que as imagens apresentadas não correspondem à jogabilidade real do jogo, podemos esperar algo de qualidade vindo por aí. Os gráficos exibidos no vídeo estão muito bonitos e surpreendem tanto pelo cuidado na construção de cenários e ambientes como na quantidade de detalhes vistos nas cidades.

Comércio mundial

Uma das principais novidades da Maxis está exatamente no fato de o próximo SimCity trazer uma economia global, ou seja, a forma com que outros jogadores controlam suas cidades pode influenciar no modo com que outras pessoas lidam com seu dinheiro. Embora esse recurso não seja tão perceptível no trailer, ele está presente.

Logo nas primeiras cenas, é possível ver um navio chegando a uma cidade transportando dezenas de contêineres, mostrando como o modo multiplayer pode funcionar. Ainda pode ser cedo para dizer que se trata de algo próximo a um MMO em que você comercializa material com outras cidades, mas certamente a forma com que as transações acontecem serão um dos pontos centrais do game.

Polos diferenciados

Outro ponto que deve diferenciar o novo SimCity de seus antecessores é o rumo que você vai dar à sua gestão. Dessa vez, você não precisa ser tão eclético e tentar agradar todos os tipos de moradores, podendo direcionar a evolução de sua cidade a um determinado estilo.


Isso é perceptível em diversos momentos do trailer. Perceba como o aspecto das construções varia de acordo com o ambiente apresentado. Isso significa que você poderá potencializar o lado tecnológico ou tornar seu município um polo industrial ou portuário.

Sims inteligentes

Ao que parece, a inteligência artificial dos Sims que moram em sua cidade também foi melhorada. Agora elas vão interagir mais com o que acontece à sua volta, respondendo não apenas em números e finanças às mudanças e problemas que podem surgir.

Perceba como eles se desesperam após o incidente na usina e como eles se reúnem em uma espécie de vigília na hora do blecaute. Ainda não sabemos como isso vai influenciar na jogabilidade, mas certamente abre margem para novas formas de interação entre jogador e NPCs.

Evolução de prédios

Esse talvez seja o ponto mais misterioso de todo o novo SimCity. A Maxis afirmou que os prédios serão mais do que simples construções e fontes de renda, trazendo também um quê de evolução e interação. Isso não ficou completamente claro, o que fez com que alguns rumores surgissem.

A principal ideia é de que você poderá investir em determinadas estruturas e adicionar elementos que as torne mais valiosas. A inauguração de uma gigantesca estátua pode ser um sinal disso, mostrando que você poderá focar parte do seu dinheiro em um só local e concentrar-se apenas em seu desenvolvimento.

O que está por vir?

É claro que estamos apenas trabalhando com imagens de um jogo que ainda não foi finalizado. Como SimCity chega ao PC somente em 2013, ainda há um longo caminho pela frente e repleto de surpresas. Isso significa que, para ter certeza do que a Maxis preparou, somente aguardando e acompanhando as novidades anunciadas — uma verdadeira tortura para os fãs.

Via BJ

Cupons de desconto TecMundo: