Qual a fórmula necessária para a criação de um jogo de proporções épicas e forte candidato a destronar World of Warcraft como rei dos MMOs? Parece que a Bioware e a LucasArts descobriram, o que é muito bom para nós. Muitos anos de trabalho e um investimento que, segundo especialistas, ultrapassa a casa dos 200 milhões de dólares.

O universo de Star Wars criado por George Lucas serve como pano de fundo para a criação de um MMO grandioso. Talvez nem ele mesmo imaginasse que sua história pudesse crescer dessa maneira quando lançou o primeiro filme em 1977.

Img_normalO jogo é uma continuação direta dos jogos Star Wars: Knights of The Old Republic; a história se passa 300 anos após os games anteriores e cerca de 3.600 anos antes dos acontecimentos de Star Wars Episódio I: Ameaça Fantasma.

O Império Sith passou séculos adormecido, apenas aguardando o momento certo de atacar. Quando juntou forças suficientes, lançou um ataque devastador à República Galáctica e à Ordem Jedi. Pouco a pouco o Império dominou muitos planetas e levou toda a galáxia a uma instabilidade política. A república, que depende cada vez menos dos cavaleiros Jedi para sua proteção, construiu um exército forte para bater de frente com o Império Sith.

Aprovado

O ódio leva ao medo, e o medo leva ao lado negro da força

Como em todo MMO, SWTOR permite que você crie personagens com características próprias dentro de classes específicas. A diferença aqui é que cada classe possui uma história independente completíssima.

Quando o jogador constrói seu personagem, pode escolher de qual lado lutar – Império Sith ou República Galáctica –, mas isso não significa que você será bom ou mal logo de início. Um avançado sistema de moral comanda o desenvolvimento da história, e suas ações direcionam o rumo da personalidade e do desenrolar do jogo. Você pode até mesmo paquerar uma garota e pedi-la em casamento. É claro que isso é ruim para um Jedi, pois um romance é o caminho mais fácil para o lado negro. Lembram-se de um tal de Darth Vader?
Img_normalOs NPCs possuem uma história própria e reagem de maneiras diferentes às suas ações, mas, ao contrário de outros MMOs, o relacionamento com eles é fundamental durante o jogo. É possível que algum companheiro fique decepcionado com seu comportamento e reprove suas ações, ficando menos propenso a ajudar.

Que a força esteja com você

Durante as lutas, os ataques podem ser escolhidos em menus ou teclas de atalho. Todos os comandos respondem muito bem na hora da batalha; os menus são bem posicionados e as teclas de atalho funcionais.

O sistema de classes permite que os personagens tenham habilidades variadas, eliminando a obrigatoriedade de se construir uma guilda com cada jogador de uma função específica. Isso facilita a vida de jogadores que desejam participar de missões conjuntas, sem a obrigatoriedade de se perder tempo procurando um healer ou um tank, por exemplo.

Img_normalO interessante em SWTOR é que você pode evoluir seu personagem apenas no modo PvP (Player vs. Player), além de ganhar prêmios específicos que só podem ser conquistados assim. As arenas são projetadas visando sempre o trabalho em equipe. Um exemplo disso é a Hutball, uma espécie de futebol americano em que o objetivo da equipe é atravessar o campo do inimigo sem deixar a bola cair. Marcar gols enquanto se tenta sobreviver pode ser muito divertido!

Os planetas mais belos da galáxia

Os gráficos são belos e muito detalhados. Seguindo um padrão que vai mais para o lado da animação do que a realidade, eles conseguem garantir um bom desempenho online e ainda oferecer belos visuais para os jogadores, além de permitirem que o jogo não fique desatualizado graficamente tão cedo.

Img_normalOs vários planetas presentes no jogo oferecem uma diversidade visual imensa. O grande número de cutscenes e animações em computação gráfica dão o tom cinematográfico ideal para quem gosta de uma boa aventura.

A trilha sonora perfeita

A trilha sonora composta por John Williams no final dos anos 1970 serve como pano de fundo para as composições de SWTOR. As músicas muito bem compostas – características da série – são um ponto forte do game. É o tipo de jogo que você acaba de jogar e depois coloca o CD da trilha sonora para ouvir enquanto trabalha. Agrada tanto aos fãs de Star Wars quanto aos apreciadores de boa música.

Os efeitos sonoros não deixam a desejar em nenhum momento. Explosões, speeders, wookies, sabres de luz e tudo o que pertence ao universo de Star Wars está muito bem representado em SWTOR. Todos os personagens que aparecem no jogo são dublados; e muito bem dublados por sinal. Você sente pena do andarilho que perdeu sua esposa durante um ataque Sith somente pelo tom de desespero em sua voz.

Img_normal

Reprovado

Batalhas espaciais genéricas e desequilíbrio na Força

Apesar de muito bem produzido, o jogo apresenta alguns pontos fracos. Como a história é longa, algumas missões acabam tornando-se repetitivas depois de algum tempo. A fórmula básica “mate o monstro e pegue o prêmio” torna-se cansativa no desenrolar da aventura.

As batalhas no espaço também não exploraram o potencial total da franquia Star Wars. Aventuras espaciais em que o jogador deve controlar naves de batalha deixam a desejar e resumem-se a minigames que não acompanham o nível do jogo. Não chegam a ser ruins, mas poderiam oferecer uma maior complexidade.

Img_normal

A falta de ciclos de tempo entre dia e noite ou mudanças no clima podem desagradar a alguns jogadores. Isso não chega a atrapalhar a diversão em nenhum momento, mas certamente seria um ponto positivo a mais para um jogo que pensou em quase todos os detalhes.

Nas lutas PvP, é possível que um personagem nível 10 enfrente um de nível 50. Mesmo com uma vantagem oferecida ao mais fraco, a luta ainda é desigual. Porém, como o jogo é um MMO e está em constante atualização, muitos desses aspectos podem ser alterados a qualquer momento.

Vale a pena?

Star Wars: The Old Republic não é exatamente uma novidade no mundo dos MMOs. Quase tudo o que ele oferece já foi visto antes em outros jogos. No entanto, a grande jogada da BioWare e da LucasArts foi pegar o que já existia de bom em outros jogos e melhorar muito. O jogo tenta agradar tanto a fãs de RPGs quanto de MMOs.

Um enredo rico em detalhes e personagens complexos deverá garantir diversão por muito tempo, mesmo se você não é do tipo que goste de jogar em equipes. Os gráficos muito bem construídos acompanham o padrão fantástico de Star Wars oferecendo uma qualidade de detalhes muito grande. A trilha sonora muito bem adaptada certamente deixou John Williams orgulhoso do trabalho que iniciou nos primeiros filmes da série.