Como funciona o sistema de distribuição digital?

4 min de leitura
Imagem de: Como funciona o sistema de distribuição digital?

Nesse mundo tecnológico é fácil de perceber que nem bem um produto ou tecnologia é lançado e logo surgem notícias sobre pesquisas sendo realizadas para superá-lo e se chegar a algo ainda melhor.

Recentemente, Andy Griffiths, diretor da Samsung do Reino Unido, declarou que num prazo de 5 anos o Blu-Ray se tornará obsoleto. Apesar de não esclarecer muito de onde vem esta opinião, podemos tirar algumas conclusões a partir dela.

Apesar de toda a badalação em torno deste disco de alta definição e também com um espaço enorme para armazenamento, novas tecnologias continuam a surgir e uma delas é apontada por muitos como o futuro da indústria do entretenimento: a distribuição digital.

E O QUE É DISTRIBUIÇÃO DIGITAL?

O futuro da indústria do entretenimentoDistribuição digital é o sistema de distribuição de arquivos pela internet, sem a necessidade de nenhuma mídia física (CD, DVD, Blu-Ray) além, é claro, de um disco rígido para armazenamento. Este tipo de distribuição é cada vez mais comum e, o que era prática corriqueira entre a distribuição de softwares, acabou por se estender a jogos, músicas, filmes e livros.

Este sistema transcende a simples compra e venda de produtos totalmente através da internet. Através dele, consumidores adquirirão entretenimento utilizando o comércio eletrônico e receberão tudo virtualmente, realizando o download do material e armazenando-o em seu disco rígido.

E AS VANTAGENS?

Algumas vantagens são bem claras quando o assunto é distribuição digital. Talvez a principal dela seja a praticidade, pois você adquire e recebe tudo na hora, sem a necessidade de esperar o envio pelos correios. Além disso, através deste sistema você acabará por evitar atravessadores como lojas, gravadoras, editoras e distribuidoras, que acabam encarecendo as publicações (literárias, musicais ou de jogos).

Distribuição digitalOutro fator que contribuirá para diminuir o preço dos produtos será a não necessidade de material físico, ou seja, toda a despesa referente a encarte, embalagem e logística poderá ser descontada do valor final, tornando tudo isso que já foi citado anteriormente bem mais acessível a todos.

Para quem trabalha na distribuição, seja o desenvolvedor de algum software ou jogo, artista musical ou autor de livros, esta tecnologia também se torna um grande benefício. Com ela, seu material estaria disponível na grande rede e poderia ser enviado para qualquer parte do mundo em alguns instantes, com muito mais praticidade e agilidade do que encomendas registradas e similares.

SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE JOGOS

SteamDe maneira mais restrita ao mundo dos PCs, podemos citar o STEAM, um programa de computador desenvolvido pela Valve (criadora das séries de games para computador Half-Life e Team Fortress, entre outras) que funciona sob um sistema de distribuição digital.

Além do STEAM, você encontra outros serviços como o Direct2Drive, Impulse, GoG e AWOMO, ambos trabalhando com a distribuição digital de jogos para computador. Através destas redes online, você poderá comprar ou adquirir jogos gratuitos, porém, sempre fazendo o download diretamente para o seu computador.

AWOMOAtravés destes serviços você terá acesso a DEMO de jogos para jogar antes de fazer sua aquisição.

Ou seja, primeiro você testa e sente como será sua relação com determinado game e depois, caso tenha gostado, adquire a licença para fazer o download do jogo completo.

Ainda relacionado a jogos eletrônicos, temos como exemplo as redes de videogames de última geração como a Xbox LIVE (do console Xbox 360), a PlayStation Network (do PlayStation 3) e o Wii Shop Channel (do Nintendo Wii). Estas redes oferecem diversos serviços como servidores para jogos online, versões DEMO e também atualizações.

OUTROS EXEMPLOS

Saindo um pouco do mundo dos softwares e jogos, podemos encontrar o exemplo de músicos que lançaram seus discos na internet para download, deixando por conta de seus ouvintes qual seria o preço justo a ser pago pelo material. Há também casos em que parte da obra é distribuída gratuitamente através do site do artista.

O sistema de distribuição digital é cada vez mais comum entre músicosÉ o caso do disco Cartão Postal Bomba, do rapper brasiliense GOG, lançado na internet em 2008 e do álbum In Rainbows da banda inglesa Radiohead, lançado na internet em dezembro de 2007. Em ambos os casos, ficava a critério do ouvinte o quanto pagar (caso desejasse pagar algo) para ter as canções.

Outro caso semelhante é o do recém-lançado Ghosts I-IV, da também estadunidense Nine Inch Nails. Através do site da banda você poderá adquirir um passe para download do disco. São diversas opções de preços e ainda existe uma alternativa gratuita para acesso a nove canções deste álbum.

Além disso, existem diversos outros casos de distribuição digital gratuita total ou parcial de conteúdo por parte de editoras de livros e de uma infinidade de artistas que disponibilizam suas canções para download através do sistema copyleft (permitida cópia para fins não comerciais).

NEM TUDO É UM MAR DE ROSAS

Contudo, antes de ver a distribuição digital como a oitava maravilha deste mundo caótico, é bom que você conheça alguns pontos bastante criticados do sistema. Apesar dos pesares, nem todas as distribuidoras, gravadoras e editoras pensam somente em maximizar seus lucros e trazem alguns benefícios aos seus filiados, como divulgação e propaganda, que serão um pouco prejudicadas com a distribuição digital.

Além disso, como é um mercado relativamente novo, não existe uma legislação específica para ele, o que pode acabar acarretando alguns problemas para os consumidores na hora de exigirem seus direitos. Obviamente, ambos os problemas citados deverão ser solucionados em breve, na medida em que este ramo comercial se consolide como tal e então a frequência dos problemas deverá ser reduzida.

. . . .

Enfim, independente de pontos negativos, a distribuição digital de arquivos pela internet se torna realidade, cada vez mais. Alguns outros empecilhos podem ser citados no caso do Brasil – como o grande número de pessoas que ainda utilizam conexões discadas – mas que também não desabonam este sistema, que deve crescer e se popularizar ainda mais nos próximos anos. É só aguardar para ver. Leitores do Baixaki, tenham todos um bom restante da semana. Um abraço!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.