Tendências no mundo dos jogos!

3 min de leitura
Imagem de: Tendências no mundo dos jogos!

As possibilidades trazidas pelo Hardware, ou seja, os componentes de um computador, sem dúvida alguma alteraram em muitos aspectos o destino de algumas vertentes de jogos. Gráficos exuberantes, produções voltadas integralmente para o público online são alguns exemplos.

TENDÊNCIAS NOS JOGOS

Embora jogos como Crysis tenham feito um grande sucesso no ano passado, é notório que a proposta de fazer um game extremamente realista, se isso requerer hardware muito caro, ainda não é a intenção dos maiores desenvolvedores.

O motivo é bastante simples: a maioria dos jogadores não acha necessário ou não tem dinheiro para comprar os melhores componentes do mercado. Desta forma, criar um game de gráficos e elementos extremamente realistas requer antes que ele não seja muito pesado para rodar, o que conferimos em Dead Space, por exemplo.

Mundo online

Outro fator que mudou certos rumos nos jogos foi a democratização da Internet de banda larga pelo mundo. Os primeiros jogos a apostarem nisso com afinco obtiveram grande sucesso no ramo. O surgimento dos MMOs, voltados unicamente para jogar online são o melhor exemplo disso, como World of Warcraft, o sucesso máximo no gênero.

Com a banda larga, jogos extremamente rápidos também foram agregados ao mundo online, como o gênero FPS. Uma conexão de 300KB/s era mais do que suficiente para entrar em games como Counter Strike e detonar seus adversários, garantindo muitas horas de diversão. E o gênero de ação, em especial quanto ao FPS, é o que mais cresce atualmente em grandes produções.

Jogabilidade

Aposentado?Outro ponto que não podemos deixar de citar são as inovações tecnológicas quanto à jogabilidade dos games. E o grande pioneiro neste sentido foi o Nintendo Wii, revolucionando completamente a maneira de jogar, tornando-a mais interativa e até mesmo “saudável”.

Há quem tenha aprovado completamente os controles sensíveis ao movimentos, o que deu uma nova cara ao ato de jogar, levando pais, tios e avós para a frente da telinha, como se tudo fosse uma nova brincadeira, mas com o controle na mão.

Outros, ao perceberem que em muitos títulos o controle na verdade atrapalha o desempenho nos jogos, preferem os clássicos joysticks como conhecemos à décadas, sem muitas inovações. O fato é que a tendência pegou e está longe de acabar.

Visual

O PS3 anunciou recentemente o desenvolvimento de jogos com um visual em 3D, exibindo, na última CES, a maior feira de eletrônicos do mundo, Gran Turismo 5 e Wipeout com a nova técnica, que requer óculos específicos para ser melhor visualizada. (Como aqueles em azul e vermelho que todos conhecem bem)

A Nvidia também está terminando o desenvolvimento de um óculos especial, que promete mudar os conceitos de visualização nos jogos. Este, mais bem elaborado, é conectado ao PC por uma torre em Wi-Fi, mudando a percepção da tela e dos games rodados no monitor.

COMBATE À PIRATARIA

DRM

A gestão de direitos digitais, ou Digital Rights Management, é uma campanha anti-pirataria que está sendo aplicada em muitas vertentes do mundo digital, em especial nos jogos. O grande problema é que muitos dos métodos utilizados por ela implicam em problemas até mesmo para quem compra os títulos originais.

Foi o que ocorreu em games como Mass Effect e Spore. No primeiro, você tinha ativações limitadas, permitindo instalar o game em até três máquinas diferentes. (O grande problema disso é que o bloqueio analisava o hardware do jogador. Comprou uma placa de vídeo nova? Uma instalação a menos disponível.)

Além disso, em períodos de dez dias, era necessário estar conectado à Internet para poder rodar o game, visto que uma nova análise da CD-key era realizada. Caso algum problema fosse encontrado, o jogo era bloqueado e você precisava ligar para o desenvolvedor, buscando uma saída para poder voltar a jogá-lo.

O resultado, que não era pouco óbvio, foi que Spore se tornou um dos games mais pirateados dos últimos tempos. É o preço a ser pago por uma medida exagerada contra a pirataria, já que há diversas outras formas de amenizá-la, como boas versões DEMO e distribuição digital barateada, por exemplo. Além disso, muita gente joga a versão pirata e acaba comprando a original, se o game realmente atender às expectativas.

Alguém se arrisca a prever o futuro?

Atualmente, vivenciamos um avanço tecnológico nos games que transcende a questão dos gráficos, mudando, em muitos casos, a maneira de pensar em um jogo. Inteligência artificial aprimorada, investimento no mundo online e novas formas de jogar estão surpreendendo a cada lançamento. Resta esperarmos sempre atentos às maiores novidades da indústria dos games, uma das mais lucrativas do mundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.