O que são Guilda e Clã?

2 min de leitura
Imagem de: O que são Guilda e Clã?

Desde sempre o ser humano tem buscado novas formas de se divertir e de socializar com as outras pessoas. O grande feito da nova geração de jogos eletrônicos é justamente unir estes dois fatores nos chamados jogos online. Dentro deles, os jogadores tendem a se reunir em grupos de afinidades comuns, assim como na vida real, e com isso formar as chamadas guildas e clãs. Conheça agora o que são, como funcionam e as responsabilidades que surgem com os clãs e as guildas.

O que são?

Como dito, são os grupos de jogadores nos games através da rede. No caso dos FPS, jogos de tiro em primeira pessoa, a maioria dos games já separa os jogadores em grupos durante as partidas. Criar um clã com amigos ou colegas significa especializar-se, desta forma os membros tendem a se conhecer melhor e a explorar as vantagens de um grupo que se conhece bem.

Já as guildas são os grupos que os gamers formam nos MMORPGs, RPG com muitos jogadores através da internet. Jogos deste gênero trazem inúmeras vantagens aos jogadores que se unem com um objetivo comum no game. Combinar personagens de diversas classes e habilidades diferentes é sempre a melhor proposta para um grupo.Una-se para a vitória.

Na verdade, tanto as guildas como os clãs não se tratam de um simples grupo temporário, mas sim de uma união estável. Um grupo efêmero criado para uma única partida é denominado party, ou festa em português. Os laços criados tendem a se solidificar com o crescimento do grupo, assim como seus objetivos e ambições. Na pratica, os termos clã e guilda se tornaram sinônimos entre os jogadores e ambos são usados em games online de todos os gêneros.

A União Faz a Força

Ditado brega e batido, mas que consegue definir com perfeição o que leva os jogadores a se reunirem em grupos. Enquanto os jogadores solitários certamente enfrentarão muito mais dificuldades sozinhos e sem o apoio de outros personagens, os membros de uma mesma equipe tendem a se ajudar mutuamente.

Os jogadores menos experientes recebem incentivos e a oportunidade de evoluir mais depressa, enquanto os mais experientes membros almejam crescer para alcançar posições mais nobres. No fim das contas, todos que estiverem alinhados com os objetivos do grupo saem ganhando.

Mais Sério do que Aparenta

Jogadores casuais tentem a não se dar bem em guildas e clãs importantes, pois estas cobram exigem dedicação de seus membros. Em troca das vantagens de contar com uma grande equipe de apoio, o Juntos venceremos.membro deve se comprometer a seguir os objetivos do grupo e a evoluir para ajudar o grupo a crescer.

Tanto empenho pode gerar frutos na vida real, um clã pode vir a se tornar profissional e ganhar dinheiro de verdade. No caso de um FPS, um grupo profissional enfrenta outros clãs do mundo inteiro a fim de recrutar os melhores para um torneiro, por exemplo. Em MMOs é comum encontrar guildas de moderadores, jogadores que se destacam e são convocados para cooperar na organização do game. É claro que os jogadores que ganham a vida desta forma precisam dedicar várias horas do seu dia no que nesta profissão.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.