A indústria do entretenimento eletrônico representa um dos mercados mais ascendentes da atualidade. Mas como tudo que cresce muito também acaba sendo motivo de polêmica, nunca se criticou tanto o conteúdo dos jogos eletrônicos. Com diversos títulos sendo proibidos, conteúdos explicitamente violentos e tópicos que fogem da ética, seriam os games a causa ou o resultado de um problema?É assim que muita gente vê os jogos eletrônicos.

Games, Bandido ou mocinho?

Todos os ramos da indústria do entretenimento têm como mercado as pessoas, logo, o lucro só aparece caso o produto agrade o seu público-alvo. Assim como um filme pode ser muito bom, no entanto ser um fracasso de bilheteria, os jogos de sucesso precisam se adequar ao gosto da maioria. Jogos que desenvolvem o raciocínio sempre existiram, no entanto eles somente serão um sucesso quando o público se interessar verdadeiramente em desenvolver seu lado racional.

Alguns pensam em resolver um grande problema inibindo apenas um dos efeitos colaterais, porém não consideram que o antídoto muitas vezes surge do próprio veneno. Não se pode esquecer os games de estratégia, aventura, simulação e os que desenvolvem o raciocínio. Quem pensa que games não desenvolvem o intelecto dos seus jogadores precisa conhecer alguns exemplos que rodam direto da internet.Desvende as formas.

Treine seu Raciocínio!

Untangle

Entender como as figuras são construídas e desvendar o traçado de suas linhas é o grande desafio de Untangle. O objetivo deste game é simples: mudar os pontos de lugar para que nenhuma linha das figuras cruze outra, ou seja, desembaralhar as figuras. Contudo, você vai descobrir que mudar a maneira de se enxergar as formas de um objeto pode ser muito mais difícil do que aparenta.

Se movimentar também é importante.

Bloxorz

Um bloco sólido se locomove sobre uma plataforma e faz com que você quebre a cabeça para resolver os problemas propostos em suas fases. Em Bloxorz, o seu primeiro desafio é compreender como o bloco se movimenta, em seguida precisa adequar esta movimentação à cada caso. Diversos elementos surgem para aprimorar a aparentemente simples tarefa de encaixar um bloco no seu devido lugar.

Grow ver.3

Eis que uma bola mágica cresce à medida que materiais novos são agregados a ela. Além de ser extremamente criativo, Grow ver.3 instiga o jogador a testar diferentes combinações a fim de se obter melhores resultados. Existem à sua disposição 12 materiais diferentes e a mudança da ordem que eles são dispostos altera a evolução completa deles e da sua esfera. Desta maneira, você pode fazer com que crianças desenvolvam o raciocínio sem se darem conta disso.

Utilize seus portais para ganhar a liberdade.Portal

Que tal aliar a boa e velha ação ao raciocínio? Portal originalmente é um grande jogo de tiro em primeira pessoa onde também é preciso resolver problemas de lógica. Esta versão em flash propõe que o jogador escape de diversas salas com uma arma que abre portais. Além de desafiar as leis básicas da mecânica, este jogo fará com que você pense muito para encontrar a liberdade.Os jogos podem ser bons educadores.

Uma das principais características de um bom jogo de raciocínio é a sua capacidade de explorar conceitos simples. A partir de então ir adicionando aos poucos propostas e elementos que se somam para construir desafios cada vez mais complexos. Você pode até julgar impossível solucionar as questões mais complexas inicialmente, mas se assimilar bem cada passo e contar com a paciência necessária, em pouco tempo atingirá níveis nunca antes imaginados.

 

Cupons de desconto TecMundo: