Conforme noticiado pela Reuters, a Microsoft deve anunciar hoje a produção do console Xbox no Brasil. De acordo com o site Convergência Digital, tendo-se em vista a fabricação desse popular video game em terras tupiniquins, o Ministério de Ciência e Tecnologia planeja o lançamento de um programa de incentivo à produção de jogos no país.

Segundo o informativo, o objetivo desse estímulo é investir em startups (empresas recém-fundadas, ainda em fase embrionário de desenvolvimento) e promover a formação de profissionais da área, como designers de jogos e artistas gráficos.

O MCT injetará dinheiro em empresas iniciantes, a princípio, com até oito funcionários. A verba será financiada pela Finep e pela CNPq. Por sua vez, a multinacional deverá financiar bolsas do programa Brasil sem Fronteiras, pelo qual estudantes brasileiros terão oportunidades de realizar estágios em estúdios de games renomados no exterior.

Devido a essa parceria, parte dos recursos investidos será destinada apenas para o desenvolvimento de jogos para a plataforma da Microsoft. O restante será distribuído para outros dispositivos, como games para tablets. Com tanto incentivo, o governo espera introduzir o Brasil no mercado internacional de jogos, que chega a dispender aproximadamente US$ 68 bilhões.

Cupons de desconto TecMundo: