EUA vão usar 'video game' como treinamento para casos de tiroteio

1 min de leitura
Imagem de: EUA vão usar 'video game' como treinamento para casos de tiroteio

Os jogos eletrônicos podem ser usados para desenvolver habilidades reais? É claro que sim. Se você ainda duvidava, preste atenção no novo simulador anunciado nesta semana pela Diretoria de Tecnologia do Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos (DHS). A plataforma é exatamente como um jogo eletrônico e utiliza a Unreal Engine para simular um tiroteio.

Desenvolvido pela Epic Games, o motor de jogo Unreal existe desde 1998 e já ajudou a dar vida a uma porção de jogos como Unreal Tournament, Mirror’s Edge, Borderlands, BioSchock, Batman: Arkham Knight, Mortal Kombat X e Tekken 7. O simulador do DHS é chamado de EDGE e conta, por enquanto, com uma única fase: um hotel de 26 andares que é totalmente explorável pelos “jogadores”.

A ideia é treinar profissionais de várias áreas que trabalham como os primeiros socorristas em situações críticas, como é o caso de um tiroteio. Assim, os usuários da simulação são expostos a situações complexas em um mundo virtual no qual elas podem ter contato com eventos e desenvolver técnicas que seriam vistos em situações reais.

Plataforma virtual do DHS é igual a um jogo de tiro.

“Nos dias de hoje, é essencial que os socorristas contem com todas as ferramentas a seu dispor para se preparar e responder a incidentes críticos”, afirmou em comunicado William N. Bryan, um dos secretários do DHS. “Quando decisões precisam ser tomadas em questão de segundos, cada mínimo treinamento ajuda a salvar a vida de civis e socorristas”, complementa.

Simulador utiliza tecnologia da Unreal Engine, da Epic Games.

Gratuita e acessível

A EDGE pode ser usada por qualquer profissional de um grupo de socorro a casos críticos de forma gratuita, basta ter um computador com conexão com a internet. Além disso, a plataforma conta com vários “modos de jogo”, permitindo a realização de treinamentos mais específicos conforma a área do grupo que a utiliza.

Como era de se esperar, este “game” só está disponível para agências de segurança e grupos profissionais que atuam na área de resgate e suporte a situações críticas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.