Carros autônomos estão aprendendo a dirigir com GTA V

1 min de leitura
Imagem de: Carros autônomos estão aprendendo a dirigir com GTA V
Imagem: Inverse

A menos que você seja como a minha namorada, que gosta de transformar GTA em uma espécie de The Sims melhorado e dirige pelas cidades do jogo obedecendo placas e semáforos e respeitando os pedestres, então é provável que você não ache que os games da franquia são um bom treinamento para a condução no mundo real. Por incrível que pareça, no entanto, pesquisadores da indústria automotiva discordariam dessa afirmação, já que estão usando o game para aprimorar a inteligência artificial responsável por guiar veículos autônomos.

Por mais que grandes companhias, como Ford, Uber e Waymo (da Alphabet), tenham planos de lançar seus carros sem motoristas dentro de alguns anos, os algoritmos ainda têm muito o que aprender antes de conseguirem reagir a todo tipo de situação que pode acontecer nas ruas. A velocidade de obtenção de dados por automóveis reais equipados com os sensores necessários, no entanto, é muito lenta, de forma que se torna necessário incluir simuladores no processo – e é aqui que GTA entra.

Mundo rico

GTA V tem um mundo tão rico que funciona como um simulador para os carros autônomos

Os jogos lançados hoje em dia conseguem ser realistas o suficiente para gerar informações muito parecidas com o que é visualizado por carros autônomos nas ruas e estradas do mundo real. O título mais recente na franquia da Rockstar Games, GTA V, conta com ao menos 262 tipos de veículos, mais de mil variantes de pedestres e animais, 14 condições climáticas e incontáveis placas, semáforos, pontes, túneis e cruzamentos – isso sem falar nos absurdos do jogo, é claro.

Ano passado, cientistas da Darmstadt University of Technology, na Alemanha, e da Intel Labs desenvolveram um sistema capaz de extrair informação visual diretamente do título da Rockstar. De lá pra cá, pesquisadores modificaram algoritmos derivados do software de Grand Theft Auto V para usá-los no aprimoramento das IAs dos carros autônomos.

Obviamente, as rodovias e ruas da cidade fictícia de Los Santos não são substitutos perfeitos para o mundo real, mas o fato é que a quantidade de variáveis imprevisíveis no game consegue chegar relativamente perto da realidade. “[O jogo] é o ambiente virtual mais rico do qual poderíamos extrair dados”, afirma Alain Kornhauser, professor de Princeton University que atua como conselheiro do time de Engenharia de Veículos Autônomos da instituição.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.