Quem é gamer sabe bem que sempre tem aquela trilha sonora que acaba ficando no nosso coração, seja por aquele momento marcante ou simplesmente pela música de cair o queixo – e a lista de soundtracks só aumenta, com o passar dos anos. Que atire a primeira pedra quem jogou nos anos 80 e não tem One Winged Angel gravado na memória até hoje.

O único problema? Conseguir ouvir essas músicas não era uma tarefa exatamente fácil, já que, na maioria das vezes, CDs de trilhas sonoras de games eram lançados em pouquíssimos países. Graças aos serviços de streaming, porém, isso vem mudando, e agora temos acesso a algumas de nossas trilhas favoritas.

Pensando nisso, o TecMundo Games fez uma lista com alguns dos games cujas trilhas você simplesmente não pode deixar de ouvir e que têm seus álbuns completos disponíveis em serviços de streaming. Para completar, também trouxemos links para ajudá-lo a conferir as trilhas no Deezer, no Google Play Música e no Spotify.

1- Assassin's Creed 2

Nossa lista não poderia começar sem uma série bastante conhecida por suas trilhas sonoras de qualidade. Com músicas que vão de calmas melodias a orquestras completas com canções épicas e cheias de emoção, é provável que qualquer jogador da série tenha uma tonelada de músicas de seus games guardadas na memória.

E por que escolher Assassin’s Creed 2? Bem, porque, para muitos fãs, a história de Ezio foi o ponto mais marcante de toda a série; logo, o primeiro game dessa jornada não poderia ficar de fora. Convenhamos também que a qualidade dessa trilha não deixa nada a desejar.

Como falamos antes, é claro, Assassin’s Creed 2 não é nem de longe o único game da série com uma trilha belíssima. Logo, pode valer a pena dar uma vasculhada nesses serviços em busca de outras músicas da franquia.

2- Bastion

De todos os games da lista, Bastion é aquele que traz provavelmente a trilha mais diferente. Descrito por seu próprio compositor, Darren Korb, como um “trip hop acústico de fronteira”, o jogo combina um enorme número de elementos e estilos, com violões, efeitos eletrônicos e batidas que podem tornar o resultado estranho, em um primeiro momento.

Basta dar um pouco mais de atenção para essa trilha, porém, e você vai notar que há um trabalho cuidadoso para combinar tudo isso, o qual resulta em uma soundtrack realmente impressionante.

3- Dragon Age: Inquisition

Se você sempre quis ser um herói dos tempos medievais, a trilha sonora de Dragon Age: Inquisition vem para dar um gostinho dessa experiência. Com um trabalho digno de filmes hollywoodianos, as músicas compostas por Trevor Morris mais parecem saídas diretamente de uma batalha de "O Senhor dos Anéis". Então pode ter certeza de que qualidade não falta nessa trilha.

4- Dragon's Dogma

Para um jogo que está longe de ser conhecido do público, Dragon’s Dogma conseguiu se sobressair um bocado para os gamers, não apenas por sua aventura divertida, mas também por sua trilha sonora épica.

Com músicas totalmente orquestradas, a soundtrack do game vai deixar você pronto para pular em batalha com espada e escudo enquanto enfrenta dragões, hidras, golens gigantescos e as criaturas simplesmente absurdas que infestam cada canto desse título. Ou apenas dar umas boas horas de músicas emocionantes, é claro.

5- DOOM

Nossa lista não poderia ficar completa, é claro, sem a trilha do game que ganhou o prêmio do Game Awards de 2016 na categoria melhor design sonoro. A premiação não foi à toa, já que as músicas do jogo são simplesmente únicas, com uma mistura de heavy metal e elementos eletrônicos que combina com perfeição com a ação grotesca da aventura.

6- Final Fantasy

Se decidir a trilha de um único Assassin’s Creed já se prova uma tarefa hercúlea, o caso de Final Fantasy é ainda mais difícil. E não estamos falando apenas pelo número obscenamente maior de jogos: cada soundtrack feita para seus games é adorada por fãs do mundo todo, com tantas faixas de sucesso que seria simplesmente impossível escolher um só.

Assim, a solução que encontramos foi uma pequena “trapaça”. No lugar de um só game, preferimos escolher ninguém menos do que Nobuo Uematsu, o famosíssimo compositor por trás de um gigantesco número de trilhas da franquia. Felizmente, o músico tem a coletânea de álbuns Distant Worlds, que não apenas seleciona algumas das melhores canções de todos os Final Fantasys, como também os traz em versões orquestradas impressionantes.

Basta acessar um dos discos logo abaixo:

Disco 1

Disco 2

Disco 3

7- Journey

Seguindo de trilhas robustas para algo bem mais simples, Journey apresenta uma proposta bastante minimalista. Mas não se deixe enganar por isso, já que a trilha é não apenas belíssima de ouvir, mas também essencial para a criação de todo o cenário do game. Em resumo, cada faixa descreve com perfeição a jornada (com o perdão do trocadilho) do personagem.

Junte a isso um game cujo objetivo é, na maior parte do tempo, a pura contemplação, e o resultado é uma trilha sonora que oferece além da qualidade: cada momento dela é incrivelmente marcante, e cada faixa vai fazer quem jogou Journey relembrar em que ponto aquilo ocorreu na aventura.

Vale notar que, diferente dos demais itens da lista, você tem outra maneira bastante interessante de conferir a trilha online: Austin Wintory, o próprio compositor das músicas de Journey, disponibilizou a soundtrack completa para o público ouvir através do YouTube. O vídeo pode ser conferido clicando aqui.

8- Mass Effect 3

Mantendo o estilo grandioso e hollywoodiano das trilhas dos games da EA, Mass Effect 3 se destaca por seu jeito “eclético”. Com músicas que vão dos clássicos jogos de soldado a momentos extremamente dramáticos ou cheios de terror, o título tem opções de sobra para todos os gostos de gamers.

Tudo isso, obviamente, ganha um toque bastante inovador graças aos elementos eletrônicos de sua trilha, que dão ao álbum um bem-vindo estilo de ficção científica.

9- Ori and the Blind Forest

Enquanto a maioria das trilhas sonoras atuais abusa de orquestras comuns, Ori and the Blind Forest aposta em uma ideia um pouco diferente (mas não menos impressionante). Repletas de instrumentos como tambores e flautas, as músicas do game têm um toque “tribal” que se encaixa com perfeição à proposta da aventura – e ainda é incrível de ouvir.

10- The Last of Us

De toda a lista, The Last of Us certamente é aquele com a trilha mais minimalista. Composto, em boa parte, de canções acústicas ou com melodias pouquíssimo robustas, o álbum de Gustavo Santaolalla se destaca por sua enorme calmaria, digna de um mundo devastado como visto na aventura.

11- The Witcher 3: Wild Hunt

Para muitos, a trilha desse aclamado game pode parecer apenas mais uma soundtrack épica de jogos medievais. Mas não é bem assim. Diferente da maioria dos games medievais de hoje em dia, The Witcher 3 se destaca por apostar também em instrumentos musicais comuns da época, no lugar de usar apenas o que vemos em orquestras comuns.

O resultado? Uma trilha que não só é impressionante de ouvir, mas também traz um toque único para a aventura.

12- Titanfall 2

Pronto para pegar seu rifle de assalto, partir em batalhas emocionantes contra soldados e autômatos armados com armas de alta tecnologia e bater e controlar robôs gigantes enquanto bate em outros mechas? Pois é isso o que você vai ter vontade de fazer ao ouvir a trilha de Titanfall 2. Seguindo a mesma ideia do primeiro game, T2 traz uma seleção de músicas que é cheia de ação do começo ao fim e vai deixar você pronto para a jogatina.

13- Transistor

Com uma trilha tão “diferente” quanto aquela vista em Bastion, Transistor faz jus à sua proposta de um universo altamente tecnológico, apostando em um estilo de música repleto de efeitos eletrônicos. Ao contrário do que é comum nesse gênero, porém, o jogo chama a atenção por seu ritmo musical diferente, resultando em músicas curiosas, mas que esbanjam qualidade.

Para completar, aliás, o game ainda traz algumas faixas com vocal que são realmente impressionantes. Não é à toa, afinal, que elas foram usadas para promover o título desde seu primeiro trailer.

14- Uncharted 4: A Thief's End

Se os primeiros Uncharteds já traziam uma trilha impressionante que parecia saída direta das telas de cinema, Uncharted 4 leva isso a extremos. Mesmo com um tom muito mais sério e pesado do que em seus antecessores, a soundtrack, composta por Henry Jackman, oferece músicas orquestradas emocionantes do começo ao fim, resultando em um álbum à la Indiana Jones que deixaria qualquer um de queixo caído.

15- Undertale

Para fechar nossa lista, uma trilha feita para fãs de músicas em 8bits. Mas não estamos falando de qualquer álbum em chip tune, é claro: Undertale traz uma soundtrack incrivelmente variada, com canções tranquilas, divertidas, engraçadas e cheias de ação. Quem é fã desse estilo retrô certamente vai gostar bastante do que este game tem a oferecer.

.....

Pois bem, caro leitor, chegamos ao fim de mais uma lista. Como você já deve imaginar, isso não é nem de longe tudo de interessante que é possível encontrar para fãs de soundtracks de jogos em sites de streaming – que dirá então de games em geral. Logo, não se surpreenda de ver mais matérias como essa surgindo no futuro.

Para terminar nossa matéria, fica aquela famosa pergunta: que outras trilhas de games você recomenda para quem quer ouvir um pouco de música em serviços de streaming? Deixe suas sugestões e opiniões nos comentários.

Via TecMundo Games.

Cupons de desconto TecMundo: