O que é GLUT?

1 min de leitura
Imagem de: O que é GLUT?

Alguns jogadores querem ir além da limitação representada por apenas poder jogar seus títulos favoritos. Muitas vezes, através da longa experiência adquirida jogando os mais diversos games de vários estilos e gêneros, os jogadores começam a desenvolver idéias que corresponderiam ao que eles querem ver em um jogo, mas que por um motivo ou outro não costumam ver.

Deste momento de elaboração de conceitos para um processo de criação de novos títulos só existe uma restrição: conhecimento. Um desenvolvedor de jogos deve ser, antes de tudo, um jogador com experiência e habilidades de programação, para saber criar um sistema que funcione de maneira otimizada, mas que também corresponda às expectativas dos futuros usuários do jogo finalizado.

GLUT cria possibilidades de utilização da biblioteca OpenGL.Para estes usuários avançados, que têm em mente o processo de desenvolvimento de games, existem ferramentas excelentes para auxiliar em tarefas específicas, como a produção de gráficos tridimensionais ou efeitos especiais. Uma ferramenta deste tipo é a chamada GLUT. É um pacote de funções e utilidades que permitem o uso da biblioteca OpenGL para o desenvolvimento de gráficos.

A ferramenta traz diversas funções de controle de tamanho de tela, de reconhecimento de mouse e teclado, e também permite a produção de formas tridimensionais com todos os recursos disponibilizados pela biblioteca OpenGL, que é bastante versátil e útil para o desenvolvimento de jogos e de todos os tipos de aplicativos que dependem de renderização de objetos em três dimensões.

Não se engane! GLUT não é uma ferramenta que vai permitir que você saia criando seus jogos logo no primeiro uso. O usuário precisa de um conhecimento mais do que razoável de programação, sobretudo nas linguagens C e C++, e também existe um tempo de adaptação para que o programador descubra todas as possibilidades oferecidas pela ferramenta. Usuários que não têm experiência com programação devem procurar outras alternativas, como programas que facilitam a criação de jogos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.