Já faz algum tempo que ouvimos falar sobre notícias referentes ao possível crossplay entre Xbox One e PlayStation 4. No último mês, Shuhei Yoshida disse que questões políticas poderiam atrapalhar essa possibilidade, mas ao menos do lado da Microsoft essa opção aparentemente já recebeu um sinal verde. 

Falando ao site Eurogamer, Agostino Simonetta, chefe do ID@Xbox para a Europa, disse que o crossplay já pode acontecer do lado do Xbox One, mas que a Microsoft não vai forçar nenhuma produtora a incluir tal opção em seus jogos, pois isso é algo que diz respeito a elas. 

“Como plataforma nós não queremos forçar os desenvolvedores em nenhum momento – isso acontecerá quando os produtores estiverem prontos.  Qualquer estúdio que queira atualizar seu jogo para incluir crossplay, qualquer título que seja lançado em breve e queira aproveitar essa opção, estamos prontos”, comentou Simonetta. 

Durante o bate-papo, o executivo também comentou que a Microsoft estendeu o convite a qualquer outra rede que queira se conectar à Xbox Live, inclusive a PlayStation Network. Quando questionado se sabia de algo do lado da Sony, mencionou apenas que “fizemos nossa parte, e vamos abraçar qualquer um que queira fazer parte disso”.

Rocket League pode ser o primeiro a apresentar crossplay entre PlayStation 4 e Xbox One

A primeira opção 

Já faz algum tempo que ouvimos falar no fato de que Rocket League possivelmente será o primeiro título a permitir que donos de Xbox One e PlayStation 4 possam se conectar e disputar partidas juntos. Em março, a produtora Psyonix mencionou que sabia como fazer as plataformas se conversarem, mas que precisava encontrar uma forma de fazer isso sem se envolver em burocracias com a Sony e a Microsoft.

“A única coisa que temos que fazer agora é descobrir como podemos ficar politicamente bem com todo mundo, e aí teremos o caminho livre para concluir a solução que temos em mente. Do ponto de vista tecnológico tudo funciona, já sabemos como fazer, só precisamos de mais tempo para deixar as coisas em ordem [...] Só queremos chegar lá e fazer isso acontecer”, explicou Jeremy Dunham, vice-presidente da produtora de Rocket League. 

Outro detalhe mencionado por ele é que essa ação seria algo benéfico para a comunidade, pois aumentaria as chances de fazer com que o jogador encontre alguém conhecido para jogar, além de facilitar na hora de disponibilizar novidades para o game.

Você curte a ideia de poder jogar no Xbox One contra (ou cooperativamente) contra pessoas que estão em outras plataformas? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: