Atenção

Para conferir a cobertura completa do Baixaki Jogos, acesse a página especial da E3 2011, clicando neste link.

Ampliar

Finalmente, o grande dia está chegando. O evento mais importante dos video games está prestes a acontecer. Quem realmente liga para o mundo do entretenimento eletrônico provavelmente deve saber muito bem do que estamos falando. É isso mesmo, a Electronic Entertainment Expo (E3) de 2011 promete, mais uma vez, muitas surpresas e novidades aos aficionados por games.

Como você deve saber, o evento ocorre anualmente nos Estados Unidos, normalmente em Los Angeles, na Califórnia. E é lá que conferimos o palco das gigantes do ramo apresentando as últimas novidades e tendências dos games, deixando todos os fãs inteiramente ligados no evento.

Não é a toa que a E3 se tornou um show tão importante e aguardado pelo público gamer. Afinal, além de contar com uma estrutura incrível, na qual as desenvolvedoras apostam todas suas fichas em publicidade e divulgação, o evento também é responsável por grandes surpresas, incluindo até mesmo novos consoles e grandes jogos.

Em suma, a E3 é um evento obrigatório para quem gosta de video games. E, felizmente, quem não pode ir até o show tem a chance de acompanhar tudo o que rola em Los Angeles sem sair de casa. Como? Basta ficar ligado aqui no Baixaki Jogos, obviamente.

Uma E3 bombástica!

Então, é melhor preparar sua agenda, terminar todos os seus trabalhos e reservar o começo do mês de junho para o grande show dos video games. As portas do evento se abrem no dia 06 e, a partir daí, muitas novidades bombásticas devem surgir.

E este ano será realmente especial. Provavelmente, nós conheceremos o primeiro console de mesa da próxima geração, já que tudo indica que a Nintendo deve revelar o tão especulado Project Café. Achou pouco? Então que tal conferir um pouco mais sobre o portátil poderosíssimo da Sony, conhecido como NGP? Isso sem contar os grandes jogos que também devem dar as caras, como Forza 4, Twisted Metal, The Last Guardian, The Agent e diversos outros.

E, para deixar você ainda mais empolgado, resolvemos compartilhar tudo o que sabemos e tudo o que achamos que pode aparecer neste enorme evento. Separamos detalhes e especulações sobre cada apresentação das grandes companhias, como Microsoft, Sony, Nintendo, Electronic Arts, Ubisoft e Konami. Preparado?

Konami

Kojima e companhia

Neste ano, a Konami decidiu fugir um pouco dos padrões do evento. Conforme dissemos anteriormente, a E3 começa no dia 06 de junho, com o lançamento de algumas notas à imprensa e outras novidades. Entretanto, a dona da franquia Pro Evolution Soccer decidiu se apresentar quase uma semana antes dos holofotes acenderem.

É isso mesmo, um dos principais grandes eventos da feira ocorre no dia 02 de junho. E isso significa que suas surpresas não serão tão grandes como a das demais companhias? Não exatamente. Felizmente, a Konami parece estar preparando muitas novidades quentes aos jogadores, incluindo a exibição de alguns títulos que, até agora, só existem na imaginação dos gamers.

Mas, antes de comentarmos sobre o show da companhia em 2011, vale a pena mencionar como a Konami se saiu no ano passado. Em 2010, nós já conferimos alguns títulos de peso. Quer exemplos? Castlevania: Lords of Shadow, os primeiros detalhes de Metal Gear Solid: Rising e o temido Silent Hill: Downpour.

Img_normal

As surpresas de 2011

Neste ano, é bem provável que muitos destes games voltem a aparecer nas telas gigantes, mas agora com informações bem mais sólidas — muitos deles apareceram somente na forma de teasers. O que queremos ver? Certamente, uns bons momentos de jogabilidade de MGS: Rising e do novo Silent Hill — se não esteve em uma câmera criogênica, então deve saber que Lords of Shadow já está nas lojas.

Além destes dois jogos, há uma figura bem importante da Konami que, certamente, deve surgir com toda sua classe nos palcos: Hideo Kojima. O criador da série Metal Gear provavelmente trará algumas novidades interessantes, já que, além de MGS: Rising, o mundo também espera por novos detalhes de Metal Gear Solid 3DS.

Kojima também comentou que tem um projeto para o NGP e existem boas chances de conhecermos mais sobre o misterioso game. Achou muito? Então se prepare, pois o mestre pode, ainda, anunciar nada menos que Zone of the Enders 3, a sequência de um dos grandes títulos do PlayStation 2.

Img_normal

Falando em anúncios, existem várias especulações indicando que a Mercury Steam, responsável pelo último Castlevania, está preparando mais um jogo da série. E mais: parece que o jogo já está em desenvolvimento, possibilitando que um teaser ou algo ainda mais interessante seja exibido.

Os fãs do futebol podem também esperar por alguns toques em Pro Evolution Soccer, um dos jogos mais populares da Konami. Novidades sobre a nova versão certamente devem surgir nas telonas, marcando mais um golaço para a companhia. Haja coração.

Microsoft

Dos casuais aos hardcores

No ano passado, a conferência da Microsoft se resumiu a uma palavra: Kinect. Afinal, não poderia ser diferente, já que a companhia investiu absurdos em publicidade, fazendo com que o mundo todo conhecesse o revolucionário sensor da dona do Xbox 360. Além disso, tivemos também a exibição de alguns jogos mais pesados, como o próprio MGS: Rising e outros blockbusters, como Halo Reach, Fable III e Gears of War 3.

E o que podemos esperar para 2011? Não podemos negar que, provavelmente, o Kinect voltará a ser a estrela — embora sem o mesmo enorme foco da edição passada. Afinal, a Microsoft vendeu mais de 10 milhões de sensores e é sua obrigação mostrar aos consumidores novos jogos e surpresas do aparelho, que já está pegando pó na casa de muitos gamers.

Kinect para os hardcores!

E, quanto ao Kinect, o que podemos esperar? Quem falou “jogos casuais” ganhou uma paçoca. Mas, felizmente, isso não é tudo. Além dos prováveis títulos da Rare e uma sequência de Dance Central, quem está interessado pelas novidades do sensor também deve conferir o anúncio de um jogo de tiro feito para a galera hardcore. Fora isso, teremos muitas surpresas e muita gente sacudindo o esqueleto.

Gears of War 3, Forza 4 e muito mais

Felizmente, quem ainda prefere um pouco de sossego, com o controle em mãos, não deve se preocupar. Novamente, a Microsoft deve mostrar seu amor (financeiro) à série Call of Duty, exibindo nada menos que Modern Warfare 3, um dos jogos mais especulados das últimas semanas, conforme você conferiu aqui no Baixaki Jogos. Vale lembrar que, no ano passado, Black Ops deu as caras primeiramente na conferência do Xbox 360.

É claro que os fãs de Fenix e companhia também devem se preparar. As Lancers certamente estarão afiadas para a E3 2011 e é bem provável que Gears of War 3 faça uma belíssima aparição com vários momentos de jogabilidade sendo exibidos, incluindo até mesmo clipes do multiplayer.

Além disso, quem curte velocidade deve se impressionar com Forza Motorsport 4, que deve ser tratado com muita atenção no evento. Estamos realmente curiosos para saber como será a mistura dos controles convencionais com o Kinect, algo prometido para o game.

Novo Halo ou GTA exclusivo?

E ainda tem mais. Quem acompanhou o evento no ano passado deve se lembrar de Kingdom, um projeto anunciado através de um teaser durante a conferência da Microsoft. O jogo se parecia bastante com Dragon Age, mas fomos surpreendidos ao saber que quem estava cuidando do desenvolvimento era ninguém menos que a Crytek, a mesma responsável pelo belíssimo Crysis 2. Será um exclusivo? Um FPS? Ou um jogo de ação em terceira pessoa? Veremos.

Falando em exclusividade, a maior franquia da família Xbox também deve retomar os palcos. Muitos já estão com saudades, mas Halo finalmente deve retornar aos holofotes, já que, neste ano, a série comemora 10 anos de vida. Quem sabe a 343 Industries, que fez vários pacotes de mapas para os últimos jogos da série, revele Halo 4? Tudo é possível tratando-se da Microsoft.

Img_normal

E será que teremos alguma novidade totalmente bombástica por parte da companhia neste ano? Afinal, todos se lembram de um dos momentos mais marcantes da história da E3, quando a Microsoft anunciou nada menos que Final Fantasy XIII para Xbox 360, um dos principais exclusivos do PlayStation 3. Será que agora veremos GTA V como uma exclusividade do Xbox 360?

Electronic Arts

A dona dos tiroteios

 No ano passado, a Electronic Arts ofereceu a todos um vislumbre de seus principais games: Dead Space 2, Medal of Honor, Crysis e Bulletstorm. Além disso, o tão comentando concorrente de World of Warcraft também deu as caras, com direito a sabres de luz e tudo que os fãs de Star Wars desejam.Neste ano, é bem provável que a EA se destaque novamente, mostrando porque é uma das maiores empresas do entretenimento eletrônico.

Um dos focos da companhia para esta E3 é o tiroteio. A EA deve exibir bastante material de Battlefield 3, jogo que vem surpreendendo a todos pela sua qualidade gráfica e, obviamente, pelo retrato fiel à guerra moderna. Cada vez mais, a Battlefield se torna uma verdadeira ameaça ao trono de Call of Duty.

Quem está cuidando do terceiro Battlefield é ninguém menos que a DICE, que já mostrou seu bom trabalho em outros jogos da série. Espere por uma data de lançamento oficial e divulgação dos modos multiplayer — quem sabe até alguns clipes exibindo todo o conflito. Os jogadores que possuem Medal of Honor também devem ser recompensados com a data de abertura do Beta exclusivo.

Guerra das estrelas

Outra grande estrela, quase que literalmente, é Mass Effect 3. Mesmo que o jogo tenha sido adiado recentemente, é bem provável que a EA mostre um pouco mais do título, incluindo algumas novidades na jogabilidade que vêm sendo comentadas recentemente.

E por falar na BioWare, desenvolvedora do título, vale a pena ficar ligado no evento para conferir mais informações sobre Star Wars: The Old Republic, o tão esperado MMO. Provavelmente, durante a conferência os fãs vão conferir mais material do game, assim como uma possível data de lançamento — provavelmente o game aterrisse no PC somente em 2012. E que tal um anúncio de versões para os consoles? Que a Força esteja com essa possibilidade.

Ainda teremos vários outros títulos de diferentes gêneros sendo exibidos durante o evento, como é o caso de Need for Speed: The Run e Kingdos of Amalur. Além disso, a divisão de Los Angeles da Electronic Arts confirmou que já está trabalhando em um novo jogo da série Medal of Honor — será que ele também dará as caras no evento?

Img_normal

Quem é fã de pancadaria pode esperar por algumas novidades relacionadas ao grande concorrente de UFC Undisputed, da THQ. A Electronic Arts se saiu bem com EA Sports MMA e é bem provável que os fãs das artes marciais mistas conheçam o sucessor dos ringues. E quanto a FIFA? A EA certamente exibirá alguma jogada.

Por fim, mas não menos importante, podemos esperar pelo anúncio do game multiplataforma da Insomniac Games, o estúdio responsável pela série Resistance. Embora grandes detalhes não tenham sido divulgados, podemos aguardar grandes surpresas da criadora de uma das séries exclusivas mais bombásticas do PlayStation 3.

Ubisoft

As mesmas franquias ou uma nova surpresa?

Sinceramente, a Ubisoft não vem se saindo muito bem em suas conferências da E3. Quem acompanhou o evento no ano passado deve se lembrar do bizarro jogo de tiroteio com armas de brinquedo, que foi um dos “destaques” do evento. Mas, felizmente, neste ano, as coisas devem mudar.

Lasers à parte, em 2010 a companhia apresentou também alguns jogos interessantes, como Child of Eden, Assassin’s Creed: Brotherhood e o anúncio de Driver: San Francisco e Michael Jackson: The Experience. Neste ano, teremos o retorno de algumas franquias já conhecidas e também algumas surpresas.

A série de assassinos mais conhecida desta geração volta a subir aos palcos com Assassin’s Creed: Revelations que, coincidentemente, deve ser revelada oficialmente pela Ubi nos palcos da E3. Além disso, outra franquia famosa também aparecerá no show: Ghost Recon. A série comemora seus dez anos de vida e trará um estouro de novidades relacionadas ao próximo game, intitulado Ghost Recon: Future Soldier.

Img_normal

Onde estão os clássicos?

Mas, na realidade, o que realmente queremos ver na conferência são novos jogos e novas franquias. E, felizmente, tudo indica que o velho e querido herói da Ubi finalmente marque seu retorno com Rayman: Origins. E que tal um novo jogo da série Splinter Cell? Já sabemos que a Ubisoft Toronto está trabalhando nisso, mas será que teremos um vislumbre na E3?

Por fim, Beyond Good & Evil 2. O jogo foi anunciado em 2008 e, até hoje, não temos detalhes concretos sobre uma das sequências mais esperadas desta geração. Por favor, Ubisoft, mostre algo ou cale-se para sempre!

Sony

Hora de se recuperar

A Sony sempre mostra muito trabalho em suas conferências da E3. Jack Tretton sabe como lidar com o público, exibindo seriedade e competência durante seus shows. No ano passado, Tretton conseguiu cativar o público com exibições de Gran Turismo 5, do Move e das novas possibilidades do PlayStation 3, garantindo a manutenção de boa imagem da marca.

Neste ano, contudo, as coisas serão um pouco mais complicadas, devido a um simples motivo: a PSN. Como todos sabem, o serviço está fora do ar e isso está causando muita dor de cabeça à Sony. Sendo assim, é bem provável que a companhia explique a situação durante o evento enquanto tenta reconquistar a confiança dos consumidores.

Sim, a conferência da Sony na E3 pode não ser tão bombástica assim, já que os hackers realmente estragaram não somente a vida de muitos jogadores, mas a da própria companhia. Graças a eles, teremos menos jogos e menos novidades bombásticas sendo reveladas — é tudo culpa da pirataria, meu amigo.

Mesmo assim, a Sony certamente reservará algum tempo para exibir algumas novidades — afinal, ninguém é de ferro. O ano de 2011 ainda é um excelente período para a dona do PlayStation 3, já que a companhia conta com vários jogos exclusivos de peso, como Killzone 3, LittleBigPlanet 2, inFamous 2,The Last Guardian, Resistance 3 e Uncharted 3.

A hora do NGP

Além disso, a Sony tem em sua manga algo que pode fazer todos se esquecerem dos infortúnios da PSN. Trata-se do Next Generation Portable, ou NGP, que finalmente deve ser apresentado com uma enxurrada de detalhes e, quem sabe, até com um nome oficial — qual será?

Esta será a primeira vez que a Sony mostra o periférico desde seu anúncio em Tóquio, no começo do ano. E tudo indica que o público vai conhecer vários jogos que exibirão toda a incrível capacidade do portátil, que já surpreendeu a todos ao rodar Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots sem qualquer downgrade. O tão esperado preço também deve ser revelado.

Exclusivo da Rockstar e projeto da Quantic Dream

Para reforçar os ânimos dos jogadores, a Sony pode exibir novos trailers de Final Fantasy XIII-2 e mais novidades de Versus XIII, outro jogo extremamente esperado por qualquer um que tenha um PlayStation 3.  Type 0 e Final Fantasy XIV também devem dar as caras no evento. Queremos datas!

Muitos nem devem se lembrar, mas a Sony possui uma carta na manga que carrega consigo o naipe de ninguém menos que a Rockstar. Trata-se de Agent, o exclusivo do PlayStation 3 anunciado em 2009 por Jack Tretton. Após dois anos sem grandes novidades, é bem provável que sejam exibidos vídeos e até mesmo momentos de jogabilidade do game, que ainda permanecem um mistério.

Os principais títulos da companhia também devem roubar a atenção do público. Afinal, não poderia ser diferente, já que a Naughty Dog vem se esforçando bastante com a sequência de Uncharted. Além disso, temos Resistance 3 e o tão enigmático The Last Guardian, que promete ser um dos jogos mais emocionalmente profundos desta geração. Novamente, esperamos saber quando poderemos colocar as mãos nestas obras.

Achou muito? Então é melhor se preparar, pois a Sony ainda deve oferecer muito mais. É bem capaz que a Quantic Dream, responsável pelo excelente Heavy Rain, suba aos palcos para exibir mais um jogo de sua autoria, provavelmente exclusivo para PlayStation 3. A companhia já comentou que está trabalhando em dois jogos e parece que um deles envolve uma história de amor com doses de ficção científica. Sinceramente, em se tratando da Quantic Dream, podemos esperar qualquer coisa.

Quem sabe até mesmo a Sony Santa Monica, responsável pela série God of War, também dê as caras na conferência para revelar uma nova aventura de Kratos. Embora isso seja bem pouco provável. Mas o fato é que, com todos esses jogos, a Sony pode fazer todos se esquecerem da terrível tragédia da PSN.

Nintendo

A grande aposta da E3

Sejamos sinceros: a Nintendo nos desapontou três vezes seguidas em suas conferências da E3. Tudo bem, tivemos algumas novidades interessantes nos últimos anos, como Wii Fit, GTA: Chinatown Wars, Super Mario Galaxy 2 e Metroid: Other M.

Mas, foi somente em 2010 que a Big N mostrou sua força ao revelar o Nintendo 3DS e uma enxurrada de conteúdo novo para o Wii e o DS, incluindo até mesmo um novo jogo da série Zelda, intitulado The Legend of Zelda: Skyward Sword. E, como se não bastasse, tudo indica que a E3 de 2011 será simplesmente dominada pela Nintendo.

O motivo? O primeiro console da próxima geração será da Nintendo e deve aparecer já em junho.

A grande bomba da E3

Quem acompanha o Baixaki Jogos sabe que os rumores do sucessor do Nintendo Wii estão cada vez mais fortes. A cada dia que passa, surgem mais supostas informações sobre um console conhecido como Project Café. Mas, mesmo assim, até o momento nós só podemos garantir que ele será lançado em 2012 e que o projeto realmente existe. Na E3, veremos de perto qual é a grande promessa revolucionária da Big N.

Aparentemente, a Nintendo trará um novo console que também cativará o público hardcore, com alguns jogos que jamais veríamos no Nintendo Wii. Mesmo assim, é bom esperar pelos bons e velhos jogos casuais, que são a especialidade da companhia. Além disso, esqueçam os controles totalmente convencionais, já que a mãe do Mario gosta de apostar e lançar novas tendências.

O 3D continua surpreendendo

O 3DS também deve ser uma das estrelas da conferência. Espere por dezenas de novos jogos e mais informações sobre os títulos que já foram revelados, como é o caso de The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D, que deve ganhar destaque pela última vez antes de seu lançamento — dia 17 de junho nos EUA.

Fora isso, o tão aguardado Super Mario 3DS também deve dar as caras, sendo um dos principais destaques do portátil 3D. O bigodudo também deve aparecer nas corridas de Mario Kart 3D (nome provisório), que pode ser lançado ainda em 2011, conforme indica o próprio Shigeru Miyamoto.