Bomba! Microsoft cancela Fable Legends e deve fechar Lionhead Studios

2 min de leitura
Imagem de: Bomba! Microsoft cancela Fable Legends e deve fechar Lionhead Studios

Sem qualquer alarde, uma bomba caiu de surpresa no colo da indústria e dos jogadores: a Microsoft cancelou o desenvolvimento de Fable Legends, que seria a próxima entrada da consagrada franquia de RPG da Lionhead com plena integração junto ao Windows 10. E não para por aí: a empresa propôs o encerramento de atividades do estúdio, de acordo com uma declaração publicada por Hanno Lemke, gerente-geral da Microsoft Studio da Europa, no site do Xbox.

A desenvolvedora Press Play, que cuidou de Max: The Curse of Brotherhood, é outra que também deve fechar as portas, segundo as palavras do executivo. Confira o comunicado na íntegra:

"Hoje, tenho algumas mudanças difíceis para anunciar que vão afetar algumas de nossas equipes e projetos de unidades Microsoft Studios no Reino Unido e na Dinamarca. Após muita consideração, decidimos interromper o desenvolvimento de Fable Legends e estamos em conversas com os funcionários sobre uma proposta de fechamento da Lionhead Studios no Reino Unido. Além disso, vamos fechar a Press Play Studio, na Dinamarca, e o desenvolvimento de Project Knoxville. Essas são decisões difíceis, que não tomamos de maneira normal. Somos muito sortudos em ter o talento, a criatividade e o comprometimento das pessoas desses estúdios.

A equipe da Lionhead Studios encantou milhões de fãs com a série Fable na década passada. A Press Play envolveu a indústria com um espírito criativo único por trás de jogos como Max: The Curse of Brotherhood e Kalimba, que capturaram os fãs apaixonados. Essas mudanças tomam efeito enquanto a Microsoft Studios continua seu foco em investimento e desenvolvimento nos jogos e nas franquias que os fãs mais querem jogar.

Eu falo por todos do Xbox quando digo que, apesar dessa notícia, continuamos comprometidos com as comunidades de desenvolvimento no Reino Unido e na Europa, e o Xbox permanecerá apoiando novas IPs e originalidade em jogos que são oferecidos em nossas plataformas, sejam blockbusters como Quantum Break, da Remedy, ideias novas como a de Sea of Thieves, da Rare, ou criações únicas de desenvolvedoras independentes, como a Moon Studios, que tem Ori.

Nossos corações são gratos aos membros da Lionhead e da Press Play por suas contribuições ao Xbox e aos games. Estamos comprometidos em trabalhar próximos aos afetados pelas notícias de hoje para ajudá-los a encontrar novas oportunidades no Xbox ou acionar nossos parceiros com as comunidades de desenvolvimento espalhadas por aí de modo que eles encontrem trabalho na indústria de games se assim desejarem", encerra a declaração.

Triste notícia para os fãs de uma franquia que trouxe mecânicas tão bem-vindas ao RPG ocidental. Fable ditou tendências e inspirou os games do gênero, com um portfólio de respeito. A verdade é que, após a saída de Peter Molyneux, uma das principais mentes por trás de Fable, a série jamais se encontrou novamente. Aguardemos a repercussão dos fatos.

Microsoft cancela Fable Legends e vai fechar Lionhead =(! Comente o assunto no Fórum do TecMundo.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.