Conheça o primeiro caminhão autônomo que pode circular pelos EUA [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Conheça o primeiro caminhão autônomo que pode circular pelos EUA [vídeo]

Tem se tornado comum ver algumas empresas trabalhando em carros autônomos. Logo, seria questão de tempo até alguém decidir apostar em outros tipos de veículos inteligentes, como o caminhão no qual a Freightliner vem depositando seus esforços há algum tempo.

O caminhão em questão é conhecido como Inspiration Truck, e para provar que a ideia de trabalhar nele é real, recentemente o veículo recebeu uma placa do estado norte-americano de Nevada, garantindo que ele possa circular pelas ruas e estradas dos Estados Unidos.

Entretanto, isso não significa que ele estará por aí sozinho o tempo todo. Ainda que o veículo funcione de forma autônoma (sendo capaz de ler placas de trânsito e identificar semáforos graças a câmeras localizadas na parte frontal do caminhão), é preciso ter um motorista no interior da cabine para checar o sistema de monitoramento e interferir em casos como realizar uma manobra em velocidade mais baixa e em outras situações.

Para ter a certeza de que tudo estava funcionando perfeitamente, o Inspiration Truck foi enviado a um circuito na Alemanha, onde precisou pilotar de forma automática por mais de 16 mil quilômetros para comprovar que os sistemas são confiáveis. Entretanto, ainda são necessários mais testes antes de começar uma produção em massa do veículo, já que ele ainda não foi colocado à prova em dias de chuva, frio e quando a temperatura está abaixo de zero.

E ele é seguro?

Para quem está se perguntando sobre a questão da segurança, o Inspiration Truck é considerado nível 3 na escala da NHTSA, a segunda maior qualificação e a mesma na qual o carro autônomo da Google está enquadrado.

E aí, o que acha da ideia de um caminhão autônomo? Acredita que a Freightliner terá sucesso e começará a produção do seu veículo em um futuro próximo? Deixe a sua opinião no espaço destinado aos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.