Testes com automóveis autônomos vão começar em estradas da Califórnia

1 min de leitura
Imagem de: Testes com automóveis autônomos vão começar em estradas da Califórnia
Imagem: Terrence Lui

O Departamento de Veículos Motores da Califórnia (DMV) finalmente aprovou as regras para que se iniciem os testes com veículos autônomos (que se dirigem sozinhos) nas estradas públicas do estado. As regras vigoram somente depois de 16 de setembro, porém já é certo que automóveis desse tipo circularão pela região. A permissão de liberação dos veículos autônomos estava sendo estudada há algum tempo, sendo que inicialmente as datas previam que em dezembro de 2013 os carros poderiam circular.

Como é de se esperar, um processo com regulamentações bem extensas foi criado devido à permissão dos veículos autônomos.  Por exemplo, as fabricantes que desejaram testar os seus automóveis devem solicitar uma autorização da DMV e esperar pela permissão do carro, sendo que um mínimo de US$ 5 milhões em seguros deve ser fornecido. Além disso, um condutor humano deve estar no banco de trás do veículo em todos os testes que se passarem em vias públicas.

Testes com carros que não estão tão sozinhos assim

O detalhe é que esse condutor passivo não é um homem qualquer, porém alguém que passou por um curso avançado de direção defensiva e adquiriu a Permissão de Operador de Testes de Veículos Autônomos. E se por algum motivo esse motorista especial desativar o sistema de autocondução durante os testes e assumir o controle do carro, um aviso automático é emitido para a DMV – sendo que investigações do motivo do ocorrido acontecem depois.

Todo esse alto grau de segurança ao redor dos veículos autônomos é algo necessário, já que se eles realmente vão fazer parte da sociedade em um futuro próximo, é preciso se assegurar de que os carros conseguem realizar trajetos pelas cidades sem problemas. As leis estaduais da Califórnia permitem que empresas grandes ou pequenas testem os seus automóveis autônomos, o que com confere resultados mais interessantes para as experiências em vias públicas.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.