Turbina impressa em 3D pode melhorar autonomia de carros elétricos

1 min de leitura
Imagem de: Turbina impressa em 3D pode melhorar autonomia de carros elétricos

Aproveitar o vento pode ser uma solução (Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

As turbinas eólicas que geram energia em algumas regiões do planeta já são velhas conhecidas nossas, mas pelo que parece ninguém nunca tentou colocar alguma adaptação desses aparelhos no teto de um carro elétrico a fim de melhorar o desempenho da bateria. Até agora, pelo menos. Essa miniturbina dupla que você vê na imagem foi feita com uma impressora 3D e pode gerar energia para um carro elétrico quando ele estiver se movimentando a partir de 40 km/h.

A fabricante desses dispositivos está vendendo dois modelos: um mais simples, para carros menores, de 25 watts, e uma versão maior de 1.000 watts. A energia gerada pelo aparelho pode ser usada para praticamente qualquer fim no carro em que estiver instalada, incluindo eletrônicos, como sistema de som, vidros e portas elétricas.

Mesmo com isso, é improvável que esse conjunto de miniturbinas seja capaz de manter um veículo pesado funcionando o tempo todo com suas baterias. De qualquer maneira, a ideia é bastante interessante e até óbvia demais para nunca terem pesando em algo assim. Mas, além desse, que outros modelos de recuperação de energia para carros elétricos você acha que é possível utilizar no futuro?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.