Os 10 objetos mais velozes construídos pelo Homem

4 min de leitura
Imagem de: Os 10 objetos mais velozes construídos pelo Homem

Quando pensamos em alguns dos objetos mais velozes já feitos, é comum lembrarmos de carros esportivos de marcas conhecidas como Ferrari e Lamborghini, mas, na verdade, os seres humanos já criaram veículos muito mais rápidos. Confira logo abaixo uma lista com algumas das invenções que atingiram as maiores velocidades já registradas pelo homem.

Importante: para facilitar a comparação de velocidade para os leitores, será utilizada também uma medida em “Bugatti Veyrons” (dono atual do recorde de carro mais rápido do mundo), que equivale a 431 km/h.

1- Helios

(Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Vencedor incomparável da lista, o projeto era formado por duas sondas espaciais – Helios A e Helios B – com o objetivo de estudar os processos solares. Embora ambas tenham atingido altíssimas velocidades, o recorde oficial ficou para a segunda delas, que atingiu 252.792 km/h, quase 586 Bugatti Veyrons.

2- X-43

(Fonte da imagem: NASA Dryden Flight Research Center Photo Collection)

Parte do programa Hyper-X da NASA, esta pequena aeronave não tripulada de pouco mais de dois metros de comprimento utiliza um sistema de propulsão por foguete chamada Scramjet, que usa a própria pressão gerada no voo para gerar mais velocidade. Assim, o X-43 conseguiu atingir incríveis 12.144 km/h (ou 28 Bugatti Veyrons) durante seus dez segundos de voo, antes do fim do combustível.

3- Rocket Sled

(Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Este trenó movido a foguetes pode parecer estranho, mas consegue ser assustadoramente veloz: o recorde de velocidade atual para o veículo é de 10.300 km/h, tão rápido quanto 23 Bugatti Veyrons.

4- X-15

(Fonte da imagem: NASA Dryden Flight Research Center Photo Collection)

Apesar de ter quebrado diversos recordes, este avião-foguete na verdade não possui o título de avião tripulado mais rápido do mundo, mesmo sendo quase duas vezes mais veloz que o atual primeiro colocado. Isso porque ele voava a altitudes absurdas, suficientes para que ele fosse considerado um veículo espacial. Sua velocidade máxima de 7.274 km/h (16 Bugatti Veyrons) não deixa de impressionar.

5- SR-71 Blackbird

(Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Carregando o título de avião mais rápido do mundo, o Blackbird pode não bater o X-15, mas ainda consegue ser extremamente veloz. Cada modelo chegava a uma máxima de 3.700 km/h (pouco mais de 8 Veyrons), o que o tornava um veículo de reconhecimento exemplar. Atualmente, apenas alguns deles ainda existem, sendo que um terço das unidades fabricadas foi perdido em acidentes .

6- Thrust SSC

(Fonte da imagem: Thrust SSC)

Atual dono do recorde de velocidade em terra, este veículo, que mais parece um foguete sobre rodas, é o sucessor do também recordista Thrust 2. O veículo é formado por duas enormes turbinas unidas por uma cabine ainda mais longa, o que o torna extremamente aerodinâmico. Depois de mais de 60 tentativas, o Thrust conseguiu atingir 1240 km/h, equivalente a quase 3 Bugatti Veyrons.

7- Dodge Tomahawk

Você sabia que motos normalmente possuem motores muito menos potentes do que a maioria dos carros comuns? Isso porque elas são incomparavelmente mais leves e não precisam de tanto poder para conseguir um desempenho (se não maior) igual ao de um supercarro. Então, o que acontece se pegarmos um motor de carro e o colocarmos em uma moto? O resultado deve ser parecido com a Dodge Tomahawk.

(Fonte da imagem: NetCarShow.com)

Essa supermoto, que possui o motor de um Dodge Viper, consegue ser um verdadeiro monstro, alcançando uma velocidade máxima (não oficial) de pouco mais de 700 km/h, equivalente a quase 2 Veyrons. Para se manter equilibrado, o veículo precisa de quatro rodas que compensam o enorme peso. Uma pena que existam apenas 13 deles espalhados pelo mundo, ao preço de aproximadamente R$500.000,00 cada.

8- MLX01

(Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Dono do recorde de velocidade de trens, o MLX01 é na verdade um maglev, um tipo de trem-bala movido apenas pela levitação magnética. Seu design semelhante ao de um bico de pato foi um dos fatores mais importantes para que fosse tão rápido, atingindo 581 km/h, aproximadamente 30% mais rápido que 1 Bugatti Veyron.

9- Koenigsegg Agera R

(Fonte da imagem: Divulgação/Koenigsegg)

Se você pensava que o Bugatti Veyron estaria nessa lista como o mais rápido carro já criado, teria acertado até março de 2011, quando foi lançado o Agera R: embora ainda esteja para receber uma confirmação oficial do Guinness, sua velocidade máxima é de 442 km/h, 10 km/h acima do recordista anterior.

10- Spirit of Australia

(Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Dona do recorde de velocidade em água há mais de 30 anos, a lancha movida por um motor a jato conseguiu atingir 317 km/h, pouco menos de um Bugatti Veyron. Mas aparentemente, esse recorde está para ser quebrado: o criador do Spirit of Australia está atualmente construindo um novo barco que deve ser aproximadamente 50% mais potente que o anterior.

.....

Agora que você conhece alguns dos veículos mais rápidos já criados pelo homem, diga o que achou nos comentários e fique atento para mais artigos do Tecmundo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.