(Fonte da imagem: iStock)

Praticamente todos os que tiveram algum contato com entradas USB já passaram por aquela irritante experiência de não acertar o lado em que o dispositivo deve ser encaixado, por tentar colocá-lo de cabeça para baixo. Pois bem, saibam que isso está para virar passado em breve.

Seguindo as tendências de conexões como a Lightning Bolt e a Thunderbolt, o novo modelo de conector USB, batizado “Type-C”, terá uma entrada reversível. Isso significa que você poderá encaixar seu pendrive ou cabo independente da posição da peça, uma vez que a parte de cima e de baixo serão iguais, segundo o anúncio do USB 3.0 Promoter Group.

O que mais mudou?

Essa não é a única mudança que o USB Type-C trará. Junto disso, teremos uma série de outras alterações, que você pode conferir logo abaixo:

  • Conexão virá com um design mais moderno;
  • Encaixe será menor, com tamanho similar ao USB 2.0 Micro-B (a entrada utilizada na maioria dos smartphones Android atuais);
  • Conexão terá suporte escalável de carregamento de energia.

A única má notícia, como você já deve ter imaginado, é que tantas mudanças vão acarretar em uma entrada completamente diferente da que utilizamos novamente. Em um primeiro momento, é claro, isso não vai gerar grandes diferenças, visto que a nova entrada, assim como ocorre com a USB 3.0, ainda deve demorar a ser popularizada.

O USB Type-C tem sua previsão de lançamento para o meio de 2014.

Cupons de desconto TecMundo: