O que é um pen drive U3 e qual a diferença para o normal?

1 min de leitura
Imagem de: O que é um pen drive U3 e qual a diferença para o normal?

Pen drives U3, assim como os normais, são dispositivos responsáveis por armazenar dados, entretanto, seu grande diferencial é o de ser capaz de “levar o seu computador aonde quer que você o insira”. Isso porque com a tecnologia U3 você pode, o que antes não era possível sem programas portáteis, instalar programas em seu pen drive.

No entanto, tais programas devem ser especificamente voltados para essa tecnologia (é possível baixar diversos deles através da opção “Download”). Ou seja, não adianta de nada você ter um pen drive U3 e baixar um programa qualquer para instalar nele. Não vai dar certo, assim como nos pen drives convencionais, pois geralmente os programas precisam criar um registro no sistema para funcionarem e eles, de fato o criam. Porém quando você tentar rodar o programa ele não vai funcionar, pois o registro ficou no outro computador!

Tela de inicialização de programas

Ao se inserir um pen drive U3 em um computador, o software responsável por fazê-lo funcionar tratará de executar programas e abrir coisas definidas previamente por você. Por exemplo: você insere o pen drive U3 e ele carrega um wallpaper, inicializa o seu antivírus, abre o Skype, etc. Além disso, não é necessário removê-lo com segurança, na verdade você até pode clicar em “Eject”, mas não é algo obrigatório para pen drives U3. Em contrapartida, pen drives normais devem ser removidos com segurança, em sua maioria.

Outro ponto interessante dessa tecnologia é a sua segurança, pois quando você insere o pen drive U3 na máquina uma tela exigindo senha (a qual é protegida por criptografia) será exibida. Caso ela seja digitada erroneamente uma determinada quantidade de vezes, todos os dados do seu pen drive U3 serão apagados, evitando assim que eles sejam usurpados de outra forma.

Em resumo, pen drives normais rodam somente programas portáteis, enquanto os com a tecnologia U3 podem rodar diversos outros, mas desde que adaptados a ela.

Ainda está com dúvidas? Quer acrescentar algo deixado de lado na explicação? Então deixe a sua opinião!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.