É possível conectar dois computadores usando apenas um cabo USB?

2 min de leitura
Imagem de: É possível conectar dois computadores usando apenas um cabo USB?

Conexões USB vieram para facilitar a sua vida na hora de conectar dispositivos a um computador. Celulares, smartphones, joysticks, pendrives, tablets, reprodutores multimídia e impressoras são alguns dos exemplos de tudo o que pode ser ligado ao PC de forma rápida e, em muitos casos, com instalação automática.

Mas você também já deve ter se questionado se é possível conectar dois computadores usando cabos USB-USB (com saídas USB nas duas pontas). Pois saiba que isso é possível, apesar de o cabo utilizado não ser o convencional, mas sim um equipado com um circuito que permite a comunicação entre as duas máquinas interligadas.

Que cabo usar?

O primeiro passo para isso é escolher o cabo certo. Em uma loja de informática você vai encontrar vários cabos USB-USB diferentes, mas um deles em especial é o mais indicado para esse tipo de tarefa. Ele é chamado de “bridged”, “cabo de rede USB” ou “cabo link USB”. Ele vem com um circuito que torna os dois computadores comunicáveis entre si, permitindo assim a transferência de dados.

O cabo “bridged” é mais caro do que seus similares tradicionais, mas se você deseja ligar computadores usando apenas as entradas USB de ambos, não há outra alternativa. Em uma rápida pesquisa na internet, os valores do modelo variavam entre R$ 40 e R$ 50.

Vale lembrar ainda que um cabo tradicional USB A/A, como o que você usa para conectar o scanner ou a impressora ao PC, não pode ser usado para este fim. Eles podem, inclusive, ocasionar queima de componentes da sua máquina, então, nada de tentar ligar qualquer tipo de computador, desktop ou laptop, com eles.

Cabo link USB (Fonte da imagem: Divulgação)

Tipos de funcionamento

Uma conexão USB entre dois computadores pode trabalhar de duas maneiras: modo link ou modo rede.

• Modo link é o mais simples e ideal para quem quer apenas um jeito de transferir arquivos entre os dois computadores. Com isso, basta usar o software que veio junto com o cabo e compartilhar arquivos de forma mais rápida.

• Modo rede é mais complexo, mas permite compartilhamento de impressoras e até mesmo da conexão com a internet, funcionando como uma minirrede.

A instalação do cabo pode variar de acordo com o fabricante. Provavelmente, junto com o cabo venha também um disco de instalação para que você configure o uso dele nos dois PCs em que vai ser conectado. Isso significa que você precisa esperar ter tudo instalado corretamente para somente então espetar o cabo nas duas máquinas.

No modo link, quanto tudo estiver pronto, um computador vai ser o “Local” e outro, o “Remote”. Você pode acessar os arquivos de ambos, copiar e recortar o que desejar. Vale lembrar que a velocidade de transferências de dados vai ser submetida aos limites do cabo utilizado. Já no método rede, quando terminar a configuração, você terá uma rede entre os dois PCs, trabalhando com todas as possibilidades de uma rede convencional sem fio ou com cabos ethernet.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.