Conheça algumas novidades do novo Ubuntu 10.10

3 min de leitura
Imagem de: Conheça algumas novidades do novo Ubuntu 10.10

Ubuntu Maverick Meerkat

O Ubuntu é a distribuição de Linux mais usada no mundo e seu sucesso aumenta a cada dia. No último dia 29 de setembro foi lançada a candidata à versão final do novo Ubuntu.

O novo Ubuntu, completo e aprimorado, estará disponível aos usuários a partir de domingo, dia 10 de outubro. Enquanto o dia não chega, você pode matar (ou aumentar ainda mais) a sua curiosidade sobre as novidades que apareceram na distro.

Recursos

Controle de áudio

O simples aumentar e diminuir de volume do Ubuntu foi modificado. Agora você tem mais opções, com novos botões que dão ao usuário um sistema mais eficaz para controle de áudio. Além disso, você vai poder controlar o reprodutor de áudio diretamente pelo novo menu, com muito mais praticidade.

Nova Central de Programas

Quem usa o Ubuntu sabe o quão prática pode ser a Central de Programas. Por meio dela você encontra e instala uma série de aplicativos, bem como remove aqueles que você não quer mais usar. A nova versão do Ubuntu trouxe consigo uma nova Central de Programas que, além da inovação visual, permite instalação com um clique.

Você pode tocar isto!

O Ubuntu 10.10 passa a contar com o uTouch, suporte para multitouch. Isto significa que ao rodar o sistema operacional em máquinas com telas sensíveis ao toque, você pode usar e abusar desta função. Os desenvolvedores também devem ficar atentos para aumentarem recursos relacionados a este tipo de interação do usuário com o computador.

Instalador renovado

O instalador das outras versões do Ubuntu já era intuitivo, mas a nova versão da distro conseguiu simplificar ainda mais este ato. Se você acha que é uma boa hora para abandonar o mundo dos softwares proprietários, o Ubuntu é uma boa opção também por ter um processo de instalação nada complicado.

Unity Desktop

Uma exclusividade do Ubuntu Netbook Remix  10.10 (versão exclusiva para netbook) é o Unity Destkop, a nova interface gráfica do sistema. Com ele o espaço da tela se torna muito mais aproveitável, algo muito útil em um equipamento com tamanho reduzido. O Unity ganhou uma barra lateral e a principal novidade é uma “barra de menu” semelhante à do sistema Mac OS X.

O vídeo abaixo mostra um pouco mais de como vai funcionar o Ubuntu Unity Desktop, um novo modo para gerenciar e aproveitar ainda mais o Ubuntu Maverick Meerkat.

Programas

Shotwell

Se você é mais um dos que nunca foram com a cara do F-Spot, conheçam o novo gerenciador de imagens oficial do Ubuntu: o Shotwell. O programa leva alguma vantagem sobre o concorrente pelo fato de ter mais recursos para importação de imagens, etiquetagem automática dos arquivos, ferramentas de edição e até sistema de zoom que não embaça a foto.

Gwibber

O Twitter veio para ficar e já é possível encontrar uma dezena de aplicativos interessantes para quem quer receber e enviar atualizações da rede social diretamente da Área de trabalho, dispensando o acesso constante ao site. O Gwibber é um destes programas que já vem instalado no novo Ubuntu.

Easystroke

Outro aplicativo muito interessante no Ubuntu Maverick Meerkat é o Easystroke, um aplicativo para reconhecimento gestual. Desenvolvido para uso em Tablets e com monitores com tela sensível ao toque, ele pode servir também para dar mais funcionalidade ao cursor do mouse. O vídeo a seguir mostra um pouco do que ele é capaz:

Compiz Fusion

Para quem quer incrementar as funcionalidades visuais do Ubuntu, nada melhor do que o Compiz Fusion. Na versão 10.10 do Ubuntu o programa veio melhorado e com mais funções para deixar sua Área de trabalho mais dinâmica e agradável.

PiTiVi

Outro aplicativo que não é mais novidade, afinal passou a ser padrão no Ubuntu em sua versão 10.04, mas que ganhou um breve incremento para o Maverick Meerkat, é o PiTiVi. Ele é um editor de vídeo modesto, mas eficiente, ideal para quem precisa fazer edições simples de vídeo no Ubuntu.

Novos papéis de parede

A última das novidades desta lista são os novos papéis de parede. Como é de costume, os desenvolvedores capricharam e oferecem aos usuários uma série de belíssimas imagens para enfeitar ainda mais a nova versão da distribuição.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.