(Fonte da imagem: Reprodução/Ubuntu.com)

Lançada na última quinta-feira (18), a versão 12.10 do sistema operacional Ubuntu pretende ser a melhor alternativa para quem não viu muitos atrativos no Windows 8. Batizada com o nome Quantal Quetzal, a mais recente atualização da plataforma aberta oferece uma maior integração com aplicativos baseados na internet e um novo sistema de buscas interno.

Entre as novidades apresentadas pelo software está a possibilidade de adicionar o app do Gmail ao lançador do sistema operacional. A novidade também torna desnecessário abrir um navegador caso o objetivo seja realizar procuras na web ou localizar algum produto na Amazon — exemplos que provam o foco que os desenvolvedores tiveram em atrair o mercado de consumidores casuais.

Em busca dos usuários do Windows XP

O principal público-alvo do Ubuntu 12.10 são as pessoas e negócios que ainda utilizam o Windows XP e pretendem atualizar seus computadores. Segundo Steve Goerge, vice-presidente de comunicação da Canonical (empresa criadora do software), é um ótimo momento para que esses segmentos repensem a maneira como interagem com desktops.

“É um verdadeiro desafio explicar o Windows 8 — algo que é bastante importante para os usuários”, afirmou Goerge ao destacar as qualidades da versão Quantal Quetzal. A intenção de atacar o produto da Microsoft fica clara até mesmo no slogan adotado pela atualização: “Evite as dores provocadas pelo Windows 8”.

Quem estiver interessado na nova versão do produto pode baixá-la de forma totalmente gratuita através do site oficial da desenvolvedora.

Fontes: Ubuntu.com, Ubergizmo

Cupons de desconto TecMundo: