Sabe aquele ditado: "Quando a esmola é demais, o santo desconfia?". Pois é exatamente isso que deve acontecer quando você receber algum email que promete algo muito interessante. A nova prova disso está no golpe que crackers estão tentando aplicar via Phishing, com a promessa de créditos grátis para "novos usuários do serviço".

Por emails falsos, os golpistas estão prometendo R$ 100 de bônus para os usuários que se cadastrarem no Uber.  Para isso, eles "só precisam acessar uma página e inserir seus dados bancários para receber o crédito". Como você deve imaginar, as informações são inseridas em uma página falsa e vão direto para o banco de dados dos golpistas.

De acordo com a Kaspersky, os emails prometem que estes bônus fazem parte de uma promoção imperdível realizada durante o Carnaval

"Mas espera, TecMundo... E os bônus de R$ 20 que todo mundo recebe?" Pois, segundo a Kaspersky, os golpistas ainda conseguem redirecionar os bônus para as contas dos próprios criminosos. Ou seja: além de roubar os dados bancários, eles ainda ficam com os créditos aos quais as vítimas teriam direito.

Fabio Assolini  (analista sênior da Kaspersky no Brasil) afirma: “A popularidade do Uber e o fato de o serviço lidar com o número de cartão de crédito dos usuários faz com que os criminosos vejam nisso uma oportunidade de enganar muita gente, especialmente na época do Carnaval, quando é comum as pessoas viajarem ou não utilizarem seus carros durante os dias festivos”.

Em resumo: fique de olho e não acredite em bônus mágicos que chegam no seu email!

Cupons de desconto TecMundo: