Chega de surpresas! São Paulo ganha viagens de Uber com preço predefinido

1 min de leitura
Imagem de: Chega de surpresas! São Paulo ganha viagens de Uber com preço predefinido

Pouco tempo depois de oferecer aos usuários paulistanos a chance de fazer viagens pelo uberPOOL pagando uma taxa fixa de apenas R$ 6 – desde que o trajeto seja feito dentro de uma região e um período específicos –, a Uber se prepara para mexer na tarifa de suas outras modalidades de corrida na cidade. Ao que parece, a empresa resolveu experimentar na capital paulista a estratégia de precificação usada lá fora, que substitui as estimativas por um valor predefinido.

A ideia é que o jogo de adivinhação que incomodava muitos usuários na hora de utilizar o serviço dê lugar a um sistema mais confiável e no qual o cliente saiba de antemão quanto vai pagar pelo passeio. Até então, ao pedir um carro pelo aplicativo, você conferia apenas uma prévia do quanto seria pago pelo percurso. O problema é que, muitas vezes, o valor final não era nada parecido com os números iniciais, seja por conta de trajetos mais longos, trânsito ou outros fatores que tornavam a experiência uma verdadeira aposta.

Essa atualização no modelo de negócios é válida para os veículos de UberX e Uber Black e coloca a metrópole no mesmo patamar de cidades dos EUA e da Índia

Com a mudança, que entrou em vigor em São Paulo a partir da última quarta-feira (21) – inicialmente apenas para um grupo seleto de clientes –, o valor exibido pelo app ao chamar um carro passa a ser exatamente o preço a ser pago ao final da corrida. Essa atualização no modelo de negócios é válida para os veículos de UberX e Uber Black e coloca a metrópole no mesmo patamar de cidades dos EUA e da Índia, que se adequaram a essa estratégia de precificação recentemente.

Vale notar que, mesmo quem foi escolhido para testar a novidade pode acabar caindo no método antigo de cálculo em algumas circunstâncias isoladas. Caso o cliente precise mudar a rota no meio do caminho, por exemplo, o aplicativo utiliza o sistema antigo para exibir a nova tarifa, fazendo previsões com base no tempo estimado e na nova distância. Você chegou a ser escolhido para testar o recurso? Gostaria que isso fosse expandido para o resto do país? Deixe seu comentário mais abaixo.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.