Por que 60 mil pessoas estão vendo esse cara no Twitch?

2 min de leitura
Imagem de: Por que 60 mil pessoas estão vendo esse cara no Twitch?

Todos que conhecem o Twitch sabem que se trata de uma plataforma de streaming de jogos. Acontece que eles lançaram recentemente o Twitch Creative, uma seção em que as pessoas podem transmitir ao vivo o processo de criação de artes variadas, que vão desde pinturas até a montagem de cosplays.

Para promover a nova função, o site resolveu iniciar uma maratona com todos os episódios de "The Joy of Painting", programa comandado pelo pintor Bob Ross que fez imenso sucesso nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa através do canal PBS. Ao que tudo indica, esse sucesso está se repetindo, já que a maratona vem acumulando uma média de 60 mil espectadores.

Nesse caso não são bem as pinturas de Ross que justificam o sucesso: o chat do Twitch está sendo o protagonista da coisa toda.

Os espectadores são os protagonistas do fenômeno "Bob Ross no Twitch"

Ressuscitando Bob Ross

"Mas que raios tem o Bob Ross a ver com o Twitch?", você pode ser perguntar – ou até mesmo "quem é esse cara?". Ross faleceu em 1995, mas fez um enorme sucesso com seu programa durante a década de 80, ensinando as pessoas a fazer pinturas de paisagens.

Os traços mais marcantes do artista eram sua fala suave e bordões como "pintar arvorezinhas felizes". Pelo visto, isso foi o suficiente para que 60 mil pessoas se dispusessem a assisti-lo e emplacar um novo fenômeno.

O pessoal do Epic Rap Battles of History já colocou Ross em uma batalha musical contra Pablo Picasso – e que ajuda um pouco a entender sobre a história do pintor:

Modernizando a arte

Os comentários na sessão de chat são um espetáculo por si só, recheado de jargões conhecidos no mundo dos games, como "GL HF" – sigla para "good luck, have fun" ou "boa sorte, divirtam-se" –, que em vez de ser utilizado em partidas multiplayer online, é usado toda vez que Ross começa uma nova pintura.

Basta o artista passar um risco na tela para iniciar uma árvore e o chat é inundado por inúmeros "ARRUINADO", que logo dão lugar ao "CONSERTADO" assim que Ross dá o acabamento aos elementos na tela. É impossível não rir com a interação do pessoal. Para quem quiser acompanhar, é só dar um pulo no canal criado para Bob Ross no Twitch:

Watch live video from BobRoss on www.twitch.tv

Ao final de todos os programas, o usual "GG easy" ("bom jogo, fácil") é repetido à exaustão pelas pessoas. Parece que, no fim das contas, o Twitch Creative destacou a criatividade de todos os espectadores – os verdadeiros responsáveis pelo fenômeno.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.