Review: TV OLED Curva LG 55EA9800 [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Review: TV OLED Curva LG 55EA9800 [vídeo]

A LG lançou no ano passado no mercado brasileiro a seu primeira TV com tela OLED curva. O modelo 55EA9800, com tela de 55 polegadas, promete entregar uma qualidade de imagem acima da média e se destaca pela espessura reduzida com menos de 5 milímetros.

Muitos detalhes técnicos sobre esse produto já haviam sido abordados pelo TecMundo em um artigo especial que publicamos no final do ano passado. Porém, agora chegou a hora de conhecer a nossa opinião sobre o produto em mais uma análise detalhada. Será que vale a pena investir o seu dinheiro na mais nova TV da LG?

Design

A TV da LG se destaca pelo seu design diferenciado. Ela tem a tela levemente curvada, característica que proporciona ao espectador uma maior imersão no conteúdo.  A base acrílica é fixa no aparelho e complementa o visual. Entretanto, se você pensa em pendurá-la na parede, saiba que essa opção não é recomendada. A parte traseira é revestida em fibra de carbono para garantir mais resistência.

O modelo vem acompanhado por dois controles remotos, sendo que um deles é o Magic Remote. Além disso, há uma câmera que pode ser plugada na parte de cima da TV. A espessura do aparelho é outro item que chama muito a atenção. São apenas 4,3 milímetros, o que a coloca entre os modelos mais finos do mercado.

Interface

O modelo 55EA9800 infelizmente não conta com o WebOS, mas o sistema embarcado traz um bom número de apps. Serviços como o Netflix e YouTube, por exemplo, podem ser acessados de forma prática. A navegação é rápida e a resposta aos comandos via Magic Remote é bastante precisa, mesmo em telas em que você precisa digitar logins e senhas por meio do teclado virtual.

Qualidade de imagem

Segundo a LG, o grau de curvatura da TV foi pensado para garantir que não haja distorção nas imagens. Entretanto, apesar dessa característica chamar a atenção, não é ela o principal diferencial do modelo. O foco do produto é o sistema OLED, que garante uma fidelidade de cores acima da média daquilo que vemos em telas LCD ou LED.

Na tecnologia WRGB da LG, cada pixel da tela é formado por quatro subpixels. Cada um deles têm os três elementos orgânicos responsáveis pela criação das três cores principais: vermelho, verde e azul. A novidade aqui é um quarto subpixel de luz branca, que serve para melhorar o brilho e o contraste, resultando em cores mais vivas e nítidas.

O nível de contraste, aliás, é um dos pontos que mais chama a atenção na tela, com tons de preto muito mais intensos. O resultado disso é uma fidelidade de cores impressionante, ideal para filmes e jogos em 1080p.

O modelo 55EA9800 é compatível ainda com a tecnologia cinema 3D, o chamado 3D passivo, igual àquele que você encontra nos cinemas. A TV vem acompanhada por quatro pares de óculos polarizados. Granulações e ruídos nas imagens são atenuadas com processamento via motor TripleXD Engine.

Controle Smart Magic

Outra grande sacada trazida pela LG para os seus aparelhos é o controle Smart Magic. Ele permite que o usuário controle a sua TV por meio de gestos, acessando uma interface com poucos botões e muito mais objetiva do que a de um controle remoto tradicional. Ele é leve e a resposta aos comandos é bastante precisa, facilitando a navegação pelas funções e conteúdos.

Vale a pena?

Inegavelmente a TV OLED Curva da LG se coloca no mercado como um dos aparelhos que apresenta a melhor qualidade de imagem da atualidade. Entretanto, sua resolução é apenas Full HD e se você procura modelos compatíveis com 2K ou 4K encontrará outras opções mais atrativas e com menor preço.

O design diferenciado e a espessura extremamente reduzida se destacam e a tela curva garante um charme especial ao modelo. A falta do WebOS é outro item que pode decepcionar aqueles que já conhecem a ótima interface da LG. Entretanto, o sistema embarcado dá conta do recado, oferecendo um bom número de apps e resposta rápida aos comandos via Smart Magic.

Se você está em busca de uma tela Full HD de excelente qualidade e está disposto a pagar por isso, vale a pena considerar o modelo da LG. Seu preço é acima da média do das TVs com tela de 55 polegadas. Em alguns casos ele chega a custar o dobro. Porém, vale lembrar que a tecnologia OLED ainda é cara e a tendência é que o preço final baixe consideravelmente com o passar do tempo.

Agora, se tudo o que você quer é apenas uma tela Full HD para assistir aos seus conteúdos preferidos, busque outras opções mais em conta no mercado. A TV OLED Curva 55EA9800 é para aqueles que prezam pelos mínimos detalhes no que diz respeito a contraste e fidelidade de cores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.