Android 6.0: como abrir sites ou apps diretamente pela barra de notificação

3 min de leitura
Imagem de: Android 6.0: como abrir sites ou apps diretamente pela barra de notificação
Imagem: Android Style HD

Now on Tap, desbloqueio por toque, backups automáticos e um sistema de gerenciamento inteligente de energia são algumas das novidades que acompanham a mais recente versão do Android (saiba mais aqui). E usuários que desejam ativar ainda mais facilidades de acesso a serviços por meio do menu de notificações agora podem configurar um aplicativo e abrir, por exemplo, um app ou URL específico sem qualquer complicação.

Sob o nome de Custom Quick Settings, o serviço gratuito é capaz de deixar o cabeçalho do robozinho verde 6.0 ainda mais eficiente: customize toogles (como conexão WiFi, Bluetooth ou lanterna), adicione sites à interface do aparelho e deixe que aplicativos como WhatsApp ou Facebook fiquem ao alcance de dois toques.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Neste tutorial, você vai aprender a inserir atalhos junto dos ícones que ativam ações rápidas como “Modo avião” e “WiFi” através de uma ferramenta gratuita simples e prática. Deseja acessar um site a partir de apenas alguns toques? Adicione agora este app ao seu celular ou tablet e melhore suas experiências de navegação online.

Baixe e ative o aplicativo

Acesse a Google Play por meio desta página e faça o download gratuito de Custom Quick Setting. Finalizada a instalação, siga, então, rumo à ativação do serviço. Toque sobre o cabeçalho de seu aparelho e deslize para baixo até que a barra de notificações apareça. Em seguida, clique e segure sobre a opção “Configurações” representada pelo ícone de uma engrenagem.

Deslize as opções da barra de notificações para baixo e segure sobre a engrenagem para ativar o app.

Atenção: para que o app Custom Quick Setting possa ser ativado, o modo desenvolvedor deverá estar disponível (saiba mais aqui).

Acesse as configurações do dispositivo e abra o campo “Sintonizador System UI” – esta opção será listada logo abaixo das opções dedicadas a desenvolvedores. Leia o alerta sobre as eventuais falhas de funcionamento que o aplicativo pode apresentar e toque sobre “Entendi”.

Configurações

Configurar a ferramenta que adiciona atalhos à barra de notificações é um processo simples, mas trabalhoso. Siga as etapas abaixo na ordem em que elas aprecem para que o serviço funcione corretamente. Seu novo aplicativo foi ativado com sucesso? Então abra o serviço e clique sobre o botão “+” para que a adição de ícones ao cabeçalho de seu Android 6.0 possa ser feita.

Note que uma nova aba será aberta no momento em que o botão “System UI Tuner” for pressionado. Toque sobre “Configurações rápidas” e, em “Adicionar bloco”, selecione a função “Transmitir bloco”.

Nota: dê o nome “CUSTOMTILE0” à sua primeira tile conforme demonstrado pela imagem postada abaixo – o texto poderá ser editado durante a etapa de personalização. Se outro título ao bloco for dado neste momento, o aplicativo corre o risco de não funcionar adequadamente.

Retorne à tela principal de Custom Quick Setting e marque a caixa “I have done this”. Aperte sobre “Continue” e, então, consulte as opções de personalização do app.

Personalize seu atalho

Nesta etapa, as particularidades da tile (ou bloco) adicionada à barra de notificações é que devem ser definidas.

Nome: em “Tile Title”, o título do atalho pode ser alterado – se você for incluir um site junto do cabeçalho, como em nosso caso, o título do domínio pode ser digitado.

Ícone: como o próprio nome sugere, “Tile Icon” permite que o ícone do bloco seja escolhido – toque sobre uma das inúmeras opções disponibilizadas pelo app.

Ação: se você deseja abrir um site no momento em que a nova tile for pressionada, selecione a opção “Launch URL” e digite, naturalmente, a URL do endereço. Para abrir um aplicativo, a ação “Launch App” deve ser escolhida. Em “Toggle”, novas funções do sistema podem também ser ativadas a partir do ícone.

Finalize o processo todo em “OK” e pronto. Note que o ícone selecionado durante a etapa de customização logo vai passar a aparecer junto da barra de notificações. Basta, portanto, clicar sobre o atalho e executar a ação determinada. Deseja adicionar mais blocos? Repita o processo listado acima e inclua quantas tiles bem entender.

Ao clicar sobre o bloco "TecMundo", a página do site é aberta devido às preferências ajustadas. Aplicativos podem ser também executados se a opção "Launch App" for selecionada.

...

Quais aplicativos você costuma fixar junto da tela inicial do celular para acesso rápido? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.