Android: como usar o modo dispositivos confiáveis no Lollipop e Marshmallow

2 min de leitura
Imagem de: Android: como usar o modo dispositivos confiáveis no Lollipop e Marshmallow

Os mecanismos de segurança do Android têm sido implementados a cada nova atualização lançada. E usuários da versão Lollipop (5.0 e superiores até a 6.0) podem proteger sua privacidade através de uma série de truques (veja mais aqui). E quanto ao emparelhamento dos celulares junto de outros dispositivos?

Também presentes no Android Marshmallow, os recursos avançados de segurança do robozinho verde permitem a seleção de dispositivos confiáveis, o que dispensa a digitação de códigos PIN a cada conexão feita, por exemplo, junto de gadgets familiares conectados via Bluetooth ou NFC (Near Field Communication).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Neste tutorial, você vai aprender a usar a ferramenta “Smart Lock” presente nas versões Lollipop e Marshmallow do Android. Mas por que, afinal, ativar essa função? Por meio da certificação, dispositivos e lugares poderão passar a ser identificados como “confiáveis” pelo celular.

Na prática, significa que será possível, por exemplo, ligar seu smartphone ao seu aparelho de som Bluetooth de um jeito ainda mais fácil (sem exigência do código PIN ou padrão de desbloqueio de tela). Emparelhar rapidamente suas fotos a tablets que fazem uso da tecnologia NFC também é outra possibilidade.

Atenção: só é possível habilitar as funções de Smart Clock se o bloqueio de tela estiver ativo. Digite um padrão ou código PIN em “Bloqueio de tela” e siga adiante.

Dispositivos confiáveis

Acesse a opção “Configurar” e toque sobre “Segurança”. Em seguida, abra o recurso “Smart Lock”. Quatro ferramentas para o ajuste das definições de privacidade serão exibidas. Para fazer com que o celular de seu amigo seja reconhecido como confiável pelo Android, certifique-se, antes, de emparelhar cada aparelho via Bluetooth ou NFC.

Em “Dispositivos confiáveis”, a forma de conexão deve ser selecionada. Encontre o aparelho que vai obter a certificação e finalize o processo. Agora, sua conexão será feita de forma mais rápida junto do dispositivo confiável. Nessas condições, seu smartphone não vai exigir código PIN ou padrão para o desbloqueio.

Lugares confiáveis

A lógica é a mesma para a adição de “Lugares confiáveis”. Acesse a opção por meio da interface de Smart Lock, selecione um endereço através do Google Maps e pronto. Se você estiver no trabalho ou em casa, por exemplo, o padrão para o desbloqueio de tela não terá de ser desenhado – outra forma de garantir agilidade no uso do Android.

Rosto de confiança

Nota: rostos parecidos podem destravar seu smartphone se a opção “Rosto de confiança” for ativada.

Também em “Smart Lock”, um rosto confiável pode ser adicionado para o desbloqueio do aparelho. Significa, assim, que seu celular será liberado assim que reconhecer a feição autenticada. Se o rosto não for identificado, seu código PIN ou padrão será solicitado.

Uma série de registros pode ser feita através da ferramenta “Rosto de confiança” – é possível, por exemplo, registrar fotos sob condições diferentes de iluminação para que o sistema identifique seu rosto mesmo quando variações de luz existem.

Detecção no corpo

Por meio da opção “Detecção no corpo”, o bloqueio de tela é ativado somente quando o aparelho for colocado em outro local que não o configurado durante o ajuste da função. Por exemplo: se você estiver segurando o aparelho ou carregá-lo em seu bolso, não será preciso desbloquear o smartphone po rmeio dos mecanismos tradicionais de segurança. Habilitar o recurso é bastante fácil: basta tocar sobre a chave seletora localizada à direita do topo da tela.

...

 Qual mecanismo de segurança você usa para bloquear a tela do Android? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.