Como corrigir bugs e usar a ferramenta de diagnóstico do Windows Update

2 min de leitura
Imagem de: Como corrigir bugs e usar a ferramenta de diagnóstico do Windows Update

O Windows Update pode ser uma verdadeira “panaceia” a usuários do mais popular SO da atualidade, é verdade. Porém, as atualizações instaladas pela ferramenta da Microsoft, por vezes, gera transtornos. Arquivos corrompidos, incompatibilidade entre drivers ou erros durante a execução do update são problemas comuns na vida de quem não deixa de manter sua máquina atualizada.

Agora, resolver contratempos por meio do próprio recurso de notificações do Windows é possível. Já sabemos como deletar atualizações baixadas via Windows Update. É hora, então, de aprender a criar um backup para proteção do sistema e ativar o acessório de diagnóstico do software. Saiba também como excluir o cache do Windows Update e fazer com que seu computador “rode liso” no dia a dia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Nota: os comandos listados por este artigo são destinados a usuários do Windows 10, mas os processos descritos são suportados também pelo Windows 7. Ainda não atualizou seu sistema? Clique aqui e saiba tudo sobre a mais nova versão do SO.

Crie um ponto de restauração

Uma das formas de evitar a perda de dados é criar um ponto de restauração, e fazer isso é simples. Digite o comando “Recuperação” na caixa de pesquisas do Windows 10. Em seguida, clique sobre a opção “Configurar Restauração do Sistema”.

Em “Propriedades do Sistema”, a janela para criação do marcados para o backup deve aparecer: clique sobre “Criar...” e digite um nome para que o ponto de recuperação possa ser identificado. Fácil, não?

Diagnóstico de problemas

O próprio Windows conta com um acessório capaz de realizar diagnósticos sobre eventuais problemas gerados a partir da instalação ou falta de atualizações. Digite “Solução de problemas” na caixa de pesquisas e, na aba aberta, clique em “Corrigir problemas com o Windows Update”.

Aperte o botão “Avançar” para iniciar o processo que pode garantir o download de atualização para seu computador. Nota: a autenticação de sua assinatura de administrador poderá ser requerida pela ferramenta de diagnóstico.

Apague registros de cache do Windows Update

Por fim, os registros de cache do Windows Update devem ser apagados – este procedimento pode, também, resolver eventuais erros apresentados pelo sistema que mantém sua máquina atualizada. Digite o comando services.msc na caixa de pesquisas e encontre a opção “Windows Update”. Dê um duplo clique sobre o link.

Na aba “Geral”, aperte “Parar”. Retorne à tela aberta pelo comando services.msc e encontre, agora, a opção “Serviço de transferência inteligente da tela de fundo”.

Feito isso, acesse o Windows Explorer e vá até a pasta “SoftwareDistribuition” – local deve se encontrar em “C:\Windows\SoftwareDistribution\Download” (copie o endereço entre aspas e o cole em seu explorador de arquivos).

Selecione todos os arquivos de cache exibidos pela pasta “Download” e delete todos eles.

Para finalizar o processo, digite outra vez o comando services.msc e, nos campos “Windows Update” e “Serviço de transferência inteligente da tela de fundo”, ative os serviços em “Iniciar”.

Qual é o seu antivírus gratuito favorito? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.