Se você está há um bom tempo no Twitter, já acompanhou diversas mudanças na rede social — sejam pequenos botões ou uma reformulação de perfil completa. Contudo e infelizmente, a sua timeline pode estar tediosa nesta altura do campeonato. Diferente do Facebook, que constantemente muda os algoritmos para ficar em conexão com os seus hábitos de consumo, o Twitter é uma rede de informações em tempo real — e é fácil perder postagens de perfis de que você gosta.

Para entender melhor isso: se você ficar um dia sem acessar o Facebook, com certeza não vai perder muita coisa, já que o site de Zuckerberg vai colocar as postagens mais importantes logo na sua cara. Porém, passe um dia fora do Twitter e você vai ver 24 horas de informações irem para o saco — a não ser que tenha paciência e tempo para rolar o mouse incessantemente.

Por isso, vamos passar algumas informações sobre como gerenciar a sua timeline da melhor maneira. As dicas vão desde quem seguir até a limpeza regular. Acompanhe.

1. Saiba quem seguir

Seja consciente sobre quem você vai seguir — entenda que, se alguém já te segue, você não é obrigado a "dar o follow". Muitas pessoas simplesmente vão encher a sua timeline de postagens que não são relevantes e apenas vão atrapalhar a sua experiência. Então, fique ligado nisso para que o Twitter não se torne chato.

2. Faça listas!

Você sabia que é possível fazer listas com as pessoas que você segue? Dessa maneira, você torna a experiência no Twitter mais customizada e fácil para acompanhar as informações. Por exemplo, existe a possibilidade de criar uma lista de personalidades esportivas, de humoristas, de perfis de frases de músicas etc.

Aos poucos, vá elencando quem você segue para tornar a rede social um lugar mais divertido.

3. Use outra plataforma

Caso você escolha seguir as listas, a versão comum de browser do Twitter pode não ser tão interessante. O ideal é utilizar alguma outra dashboard que apresente os tweets de maneira mais organizada.

Uma das mais antigas e usadas no mundo é a Tweetdeck (que é operada pelo próprio Twitter). Ela permite que você adicione colunas separadas por listas. Assim, você acompanha todas as postagens ao mesmo tempo, sem ter que ficar trocando a classificação customizada.

4. Faça uma faxina

Provavelmente, quando você entrou no Twitter, as pessoas que você costumava seguir eram os amigos próximos e algumas celebridades. Contudo, com o passar do tempo, o hábito muda — e outros perfis vão se tornando chamativos.

Essa é a hora de "limpar" quem você segue. Veja quem é irrelevante, quem atrapalha a sua experiência de uso e até quem não posta mais na rede. Pare de seguir todos eles — e você vai ver como o Twitter se torna um lugar mais legal e realmente informativo.

Cupons de desconto TecMundo: