Como assistir aos vídeos do Twitch sem engasgos com o Livestreamer [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Como assistir aos vídeos do Twitch sem engasgos com o Livestreamer  [vídeo]

Se você é fã de assistir a galera jogando online, já gastou boas horas da sua vida na Twitch.tv. E parte dessas horas também devem ter sido gastas passando alguma raiva com o stream travando. Isso rola principalmente por causa dos plugins pesados da Twitch no navegador. Felizmente a internet é um lugar maravilhoso e alguém já resolveu esse nobre problema da raça humana!

Hoje, a gente vai conferir como instalar o Livestreamer: o programa permite que seu PC direcione o canal da Twitch para fora do site, dentro de um player nativo. Isso consome muito, mas muito menos memória, melhora a imagem da transmissão e permite assistir em qualidades mais altas mesmo que a sua internet não esteja colaborando. Vamos aos passos?

Passo 1: instale o VLC

Ele é um player muito versátil para tocar todo tipo de mídia como músicas e filmes. Para baixar o VLC, clique aqui.

Passo 2: instale o Livestreamer

Agora precisamos colocar o Livestreamer na máquina. Para baixar o Livestreamer, clique aqui. Caso esteja no Mac ou Linux, os detalhes de instalação desse sistema e de outras versões do programa estão nesta página.

Passo 3: interface gráfica

Para deixar as coisas mais tranquilas, vamos seguir agora para instalar uma interface gráfica para o programa, ou seja: uma janela, uma cara, uma parte visual mesmo que você vai poder utilizar como se estivesse no próprio site da Twitch. Existem muitas delas, e a que vamos usar é a Twitch GUI. É o nosso terceiro e último download.

Presta atenção hein: existem versões de 32 e 64 bits e, se você ficou em dúvida, vai direto na de 32.

Para outras versões do Livestreamer Twitch GUI, como Mac ou Linux, elas estão nesta página.

A interface você não instala, é só extrair o arquivo para uma pasta de sua preferência.

Dentro da pasta que você extraiu a interface, abra o programa livestreamer-twitch-gui. Pra ficar mais fácil, aproveite e já crie um atalho para ele na sua Área de Trabalho.

Atalha para a interface gráfica na Área de Trabalho.

A partir daqui as coisas ficam mais fáceis: a interface gráfica lembra muito o site da Twitch. Recomendo que você já clique no bonequinho no canto superior direito e faça login com a sua conta.

Logue na sua conta através do Livestreamer.

Por enquanto, só existe uma versão em inglês e, na barra esquerda, você pode conferir os canais que estão em destaque, os que você se inscreveu, fazer buscas por jogos, e muito mais. Quando encontrar o que quer assistir, é só clicar, que a mágica acontece. O Livestreamer vai abrir seu canal no VLC e é só aproveitar mas, calma lá, tem mais: ainda no programa, você pode voltar, procurar outros canais, abrir o chat e até selecionar qual a qualidade do vídeo que você quer. No Windows 8, o sistema de notificações nativo até avisa quando um canal em que você está inscrito fica online.

Como dissemos, esse é um programa robusto, com muitas opções: você pode usar outros players, outras interfaces gráficas, puxar streams de outros canais como o próprio YouTube e até gravar o que está assistindo ao mesmo tempo. Além disso, nas opções do VLC, dá para mexer no brilho ou aplicar filtros no vídeo.

Mas é bom deixar claro: o Livestreamer não é oficial e seu comportamento pode ser instável. Felizmente nos últimos meses testamos ele em várias máquinas e tudo correu bem. Outro detalhe é que, ao assistir pelo VLC, você não verá as propagandas que apoiam diretamente os canais que são parceiros da Twitch. Nesse caso, é recomendável deixar outra janela aberta e sem som, mesmo que ela esteja travando. Assim você apoia o streamer e pode assistir normalmente pelo player.

Dicas avançadas

Como dissemos, o Livestreamer é um programa muito robusto e que funciona com linhas de código que podem ser disparadas pelo comando Executar ou pelo prompt. A seguir, listamos alguns dos comandos mais comuns caso você queira usar pelo prompt, mas eles só funcionam se o canal estiver ao vivo:

Exemplo de comando através do Executar do Windows.

Formato (sem as aspas): "livestreamer endereçodoseustream qualidade"

Exemplos

  • livestreamer twitch.tv/baixakijogos best → melhor qualidade possível
  • livestreamer twitch.tv/baixakijogos worst → pior qualidade possível

Você também pode assistir vídeos do Youtube:

Formato (sem as aspas): "livestreamer enderecodoyoutubesemwww qualidade"

Esse é um uso mais avançado e a documentação completa de todos os comandos, inclusive como gravar o que está sendo assistido, está nessa página e também nesta aqui. Para mais tutoriais como este e mais informações sobre tecnologia não deixe de se inscrever no canal do TecMundo e curtir nossa página no facebook.

Texto por Guilherme Sarda

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.