O que muda ao limpar o cache ou apagar os dados dos apps de seu Android?

4 min de leitura
Imagem de: O que muda ao limpar o cache ou apagar os dados dos apps de seu Android?
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Mesmo quem tem o Android mais potente do mercado, com o sistema operacional rodando na versão mais recente, eventualmente se depara com um problema recorrente: a lentidão de um aplicativo para abrir ou funcionar corretamente.

Isso pode ter diversas causas, desde problemas na versão do aplicativo até falhas na conexão com a internet, mas às vezes pode ser simplesmente um conflito de informações dentro do sistema e que pode ser facilmente resolvido. A limpeza de cache é uma ótima solução para isso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No entanto, algumas vezes a questão toda é um pouco mais complicada e mesmo a exclusão do cache não consegue resolver. Nessa hora, uma medida um pouco mais drástica que você pode tomar é apagar todos os dados do app em questão, o que faz com que ele volte para o seu estado original. Abaixo você poderá conferir detalhadamente quais as características dos dois processos e qual a hora certa de usar cada um.

Limpeza de cache

O cache é uma espécie de depósito, onde os dados e processos utilizados mais frequentemente por um programa ficam armazenados na memória temporária do dispositivo. Assim, quanto mais você usa um determinado aplicativo, mais rápido ele deve abrir, o que poupa tempo e diminui o uso do hardware.

Imagine como se o cache fosse a caixa de ferramentas de um técnico de manutenção. Conforme acumula experiência, ele aprende quais utensílios usa com mais frequência e passa a deixá-los mais acessíveis para adiantar seu trabalho o máximo possível. O problema é que vez ou outra essas informações podem se embaralhar, o que faz com que o sistema leve muito mais tempo do que o normal para conseguir acessá-las.

Um exemplo de app que apresenta lentidão para muita gente é o do Facebook. Vejamos uma pequena lista das funções que ele acumula:

  • Mostra as imagens de perfil de centenas de contatos
  • Mostra as postagens e compartilhamentos de todos esses contatos
  • Mostra as respostas a seus comentários e postagens
  • Mostra todos os likes que suas postagens recebem
  • Mostra propagandas e publicações sugeridas
  • Carrega vídeos e os executa automaticamente na própria timeline

Há muito mais coisas que o programa é capaz de fazer além disso, mas para que tudo isso aconteça sem que você precise esperar cada imagem, vídeo ou comentário serem carregados, o aplicativo se utiliza pesadamente do cache, ocupando megas e megas de espaço em questão de minutos. A questão é que quanto mais informação for acumulada, maior o espaço de cache necessário e maior o tempo que o sistema leva para interpretar isso tudo, causando portanto a lentidão.

É como se nosso técnico hipotético tivesse que carregar tantas ferramentas ao mesmo tempo que ele mal conseguisse se mover devido ao peso absurdo e é nessa hora que a limpeza de cache vem a calhar. Ao executá-la, você livra o sistema de toda essa carga adicional, o que faz com que ele tenha menos informações na memória para interpretar e trabalhe mais rapidamente.

Para realizar a limpeza de cache, normalmente a sequência de passos necessária é:

  • Configurações;
  • Aplicativos*;
  • Selecione a aba “Todos”;
  • Abra o programa que está apresentando lentidão;
  • Pressione o botão “Limpar Cache”

*Dependendo da versão do aparelho o botão pode ter outros nomes, como “Aplicações”, “Apps”, “Gerenciamento de Aplicativos”, etc.

Logicamente, o acúmulo começa novamente assim que você voltar a utilizar o programa, mas como isso leva algum tempo, você não precisa se preocupar em executar a limpeza o tempo todo. Basta refazer o processo quando achar que o app está lento de novo para ganhar um pouco de memória e velocidade.

Há alguns apps que servem como atalho desse processo, como Clean Master, Fast Reboot e Android Booster. Eles instalam um ícone na tela inicial do celular e, ao tocá-lo,você é capaz de limpar o cache de todos os seus apps de uma vez, economizando um bocado de tempo.

Apagar dados do aplicativo

Apesar de ser relativamente parecida com a limpeza de cache, a função de apagar dados é muito mais definitiva e não deve ser utilizada a menos que se tenha certeza que as informações que serão deletadas não são mais necessárias. Programas e jogos que não salvam seu progresso na nuvem ou que não exportam informações para outros locais são particularmente preocupantes nesse quesito.

O que acontece quando apagamos os dados de um aplicativo é basicamente resetá-lo para sua versão original. Isto é, nenhuma alteração realizada desde que o programa começou a ser usado será mantida, nem sequer login e senha ou configurações personalizadas. Será preciso fazer tudo de novo, caso não tenha sido feita nenhuma forma de backup previamente.

Essa medida normalmente só é indicada quando o app apresenta algum tipo de problema mais sério, como um erro decorrente de uma atualização malsucedida ou a interferência de outro programa. É praticamente como se você reinstalasse o aplicativo, mas sem precisar baixar os arquivos básicos todos de novo.

O passo a passo para executar o apagamento dos dados é praticamente idêntico ao feito durante a limpeza de dados:

  • Configurações;
  • Aplicativos;
  • Selecione a aba “Todos”;
  • Abra o programa que está apresentando problemas;
  • Pressione o botão “Apagar Dados”
  • Leia o aviso e confirme sua decisão no

Agora que você sabe a diferença entre as duas formas de melhorar o desempenho dos seus apps, esperamos que a lentidão não seja mais um problema constante em seu cotidiano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.